DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Arronches: Empresa Toiros & Arena esclarece

                      Foto:D.R.


Exmos. Srs.

Para acabar com polémicas inexistentes, cabe à Empresa “Toiros & Arena” fazer o seguinte esclarecimento:

A Praça de Toiros de Arronches era uma das mais “queimadas” do Alentejo, à semelhança de Monforte, Santa Eulália, Póvoa e Meadas, entre outras; mas para nós foi um desafio quando nos decidimos montar a corrida de Agosto no ano de 2009.
Foram poucos os apoios, não houve subsídio por parte da Câmara, mas sim um ligeiro apoio, que é sempre necessário, porque montar um espectáculo de qualidade numa altura destas de crise, sem apoios é um “suicidio” ou então é para alguém que tenha “necessidade de perder dinheiro”...nós não temos! 
Trouxemos a Arronches um imponente curro de toiros da ganadaria espanhola de José Luís Pereda, que está sempre presente nas feiras de Madrid, Sevilla, Huelva, etc., etc. e as pessoas começaram a acreditar em nós; prometemos e cumprimos e o espectáculo teve muito nível.
Dado o sucesso do evento, fomos convidados pela Associação Amigos da Festa Brava para organizarmos a corrida de toiros do São João, data mais fraca e onde as pessoas ao longo dos anos tinham sido sucessivamente enganadas e praticamente deixaram de ir aos toiros. 
Nesta data (e muito bem), a Câmara Municipal de Arronches dá uma verba mais significativa a essa Associação para a realização da corrida de toiros e em reunião entre a Empresa, a Exma. Sra. Presidente e o Vereador da Cultura, ficou estipulada a verba, que seria um pouco maior que a do ano passado, com a exigência de que a empresa teria de fazer um bilhete para os reformados. 
A empresa uma vez mais cumpriu, numa praça com pouca defesa como Arronches, metemos à venda até acabar 125 bilhetes de 12,5€ para os reformados, o que prova a nossa honestidade. 
Prometemos a maior corrida de toiros dos últimos 10/15 anos em Arronches e foi o que sucedeu com dois dos Aguadulce a rondarem os 600kgs e os outros com mais de 550kgs; uma vez mais prometemos e cumprimos, numa corrida que vai ficar a ser falada em Arronches durante muitos anos. 
Propusemos o maior desafio de 11 anos de história do Grupo de Forcados Amadores de Arronches e eles aceitaram e venceram; isso significa que também aqui engrandecemos o nome de Arronches. J
á agora é importante referir a todos os Arronchenses, que temos ajudado o grupo de forcados da terra a ir a distintos locais da península, como este ano já foi o caso de Rates (Póvoa de Varzim), Morais (Macedo de Cavaleiros) e pelo segundo ano consecutivo a Baião, onde irão no próximo dia 23 e em Espanha a praças importantes como Atarfe (certame televisionado e onde o nome de Arronches foi falado por todo o mundo), Navalmoral de la Mata ou Marbella, entre outras. Se isto não é engrandecer e elevar o nome da vila de Arronches, então não sabemos o que é...
Para não darmos a corrida de Agosto, a qual já tinhamos o cartel formado, toiros, toureiros e forcados contratados, foram várias as razões, entre as quais uma autêntica tentativa de “trucidação” da empresa Toiros & Arena por parte de algumas pessoas de Arronches ligadas à festa e que inclusive já estiveram na organização de corridas de toiros com este subsídio, com cartéis sem interesse e toiros indignos de sair a uma praça; que andaram a espalhar o boato antes da Corrida do São João, de que os toiros não vinham, que João Salgueiro também não vinha... 
Vieram todos e ficou uma vez mais mostrada a nossa seriedade, embora as pessoas não tenham vindo à bilheteira como seria de esperar. 
Outra das razões e talvez a principal, é que o apoio acordado verbalmente entre a Câmara Municipal e a empresa ainda não foi totalmente entregue, porque segundo soubemos muito mais tarde não foi aprovado em reunião de câmara, ficando o mesmo valor do ano anterior, no entanto e depois de feitas as contas, o valor recebido este ano foi menor do que em 2009; depois de tantos boatos a falar mal da empresa até compreendemos alguma desconfiança por parte da Câmara Municipal, mas depois da corrida e de termos cumprido todas as nossas obrigações, julgamos que merecíamos uma melhor atenção por parte de quem comanda os destinos do munícipio. 
Ainda por cima pela maneira como tratamos as pessoas de Arronches em geral e o grupo de forcados em particular.
Que fique bem claro, que não é por não haver apoio para esta corrida de Agosto que nós não damos a corrida, mas sim pelo incumprimento do acordado verbalmente pois para nós a palavra vale!
Compreendemos perfeitamente que quem escreve por vezes tem de defender quem os apoia, mas é importante escrever a verdade! Já agora, julgamos que seria muito bom para a festa de toiros que todas as câmaras apoiassem a montagem de espectáculos taurinos, pois não se coibem de dar dinheiro a qualquer artista de música e às vezes dinheiro exagerado para espectáculos em “playback”; já que estamos sempre a ir à procura de exemplos de Espanha, qual é a localidade onde se fazem espectáculos taurinos sem apoio das câmaras? Nenhuma...
Voltando ao caso de Arronches e para encerrar em definitivo, temos de louvar a Câmara Municipal pelas obras que fez na praça não se podendo obviamente comparar com Cascais, Estremoz, etc, etc.
Quando nos quiserem de volta a Arronches aí estaremos com todo o carinho do mundo, pois julgamos estar a fazer um trabalho meritório numa praça que ninguém queria nem ouvir falar, mas agora já querem, é o costume da festa em Portugal. 
O nosso projecto é (era) meter em duas temporadas, Arronches como a “Capital do Toiro-Toiro no Alentejo”, mas pelos vistos para o ano já virão os “abutres” do costume, com os toiros de corda ou os bezerros para não arriscarem um pêlo, mas esses sim são os que ganham dinheiro nos toiros; quem anda com seriedade e a querer dar espectáculos emocionantes arrisca-se a ficar mal visto.