DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Agora sim...Vítor Mendes já consta no cartaz!

Afinal Vítor Mendes vai a Olivenza

Empresa confirma Vitor Mendes no festival de Olivença



Na sequência do telefonema do Maestro Vitor Mendes, confirmando a sua presença no festival de 9 de Outubro em Olivença, embora não figure no cartaz oficial que a empresa divulgou anteontem (à esquerda), contactámos o empresário José Cutiño (na foto), que confirmou a actuação do Maestro português.
Transcrevemos o diálogo tido há momentos com o empresário, para desfazer de uma vez por todas o equívoco:
- José Cutiño, acabamos de ser contactados pelo Maestro Vitor Mendes, que confirma a sua presença no festival de Olivença, apesar de não figurar no cartaz...
- É verdade, também confirmo. Enrique Ponce não vai...
- Quer isso dizer que o Maestro Mendes entra em substituição de Enrique Ponce, é isso?
- É isso, primeiro estava anunciado Ponce e por isso o seu nome vem nos cartazes. Mas não pode vir. Vem Vitor Mendes.
Fica desfeito o equívoco.

Foto M. Alvarenga

Vitor Mendes confirma presença no festival de Olivença


Apesar de ter sido anunciado previamente pela empresa e de posteriormente não figurar no cartaz oficial divulgado esta semana, o Maestro Vitor Mendes acaba de confirmar ao "Farpas Blogue" que toureia no festival do próximo dia 9 de Outubro em Olivença.
Vitor Mendes, que viaja neste momento de Madrid para Portugal, depois de esta tarde ter sido alvo de importante homenagem na capital espanhola por parte da Fundação "El Juli", acaba de nos contactar para esclarecer:
"Estou neste momento a viajar de Madrid para Portugal e telefonaram-me a dizer que está uma notícia hoje no 'Farpas Blogue' dando conta de que não toureio no festival de Olivença... mas toureio!".
- A notícia que demos baseia-se no cartaz oficial do festival, divulgado há dois dias pela empresa, onde o teu nome não figura, Vitor... - explicámos.
"Não sei, não vi o cartaz, mas posso garantir que estou contratado e que toureio, toureio o novilho de Zalduendo. Fui contactado há duas semanas pelo empresário José Cutiño e posteriormente pelo seu sócio Joaquín Domínguez. Agradeço que rectifiquem a notícia", assegura o Maestro Mendes.
Rectificamos.

Foto D.R.

Bruxelas quer suprimir ajudas à criação do toiro de lide

                               Foto:D.R.


A Comissão de Ajudas do Parlamento Europeu votou a favor da exclusão das ajudas que concede à criação de gado bravo. Segundo o Diário “El Mundo” a decisão deve passar pelo plenário da Câmara, que será quem ratifica, o não, a exclusão.
Ainda que a decisão não seja firme, ela provocou imediata reacção entre PP e o PSOE que mantiveram acessa discussão.
Salvador Garriga, porta-voz popular na Comissão Parlamentar, assegura que “sem o apoio massivo do grupo socialista a emenda dos Verdes não teria prosseguido, como sucedeu em anos anteriores". Para os Populares "o ano 2010 será recordado como o ano em que os socialistas quiseram dar-lhes com a puntilla”.
Estas declarações provocaram a resposta da eurodeputada socialista Eider Gardiazábal que referiu que ela e outro deputado do seu grupo votaram contra, logo não houve uma maioria massiva.
Com esta medida a ser ratificada, ela constitui só por si, uma forte contrariedade para os criadores de touros de lide e, ao mesmo tempo, reveladora de grande hipócrisia por parte dos Verdes, ao não reconhecerem que a criação do touro de lide é uma mais valia para o ecossistema e defesa de uma espécie que, de outra forma, corre o risco de ser extinta. Digo eu...
 
in planetadostouros / Fernando Marques

As últimas sobre o estado de saúde de Noelia Mota

 Foto: D.R.                                                                   NOELIA MOTA

MÉDICOS son optimistas sobre tórax y cervicales

Noelia Mota, aún bajo sedación total

Publicación: 30/09/2010 (17:08)

MUNDOTORO
Madrid (España). Los últimos estudios médicos realizados a la rejoneadora Noelia Mota han desestimado cualquier consecuencia grave de los traumatismos torácico y cervical producidos el pasado 26 de septiembre cuando sufrió un fuerte percance en Marbella.
Sin embargo, la amazona permanece con ventilación mecánica en el Hospital Carlos Haya de Málaga, ya que el traumatismo craneoencefálico provocó dos cuágulos que están localizados y sometidos a observación. Se probó a reducir la sedación, pero fruto de esto la tensión craneoencefálica aumentó, por lo tanto han vuelto a la sedación total y sigue alimentada a traves de una sonda nasogastrica. Por todo ello el pronóstico sigue siendo grave y bajo vigilancia intensiva, a la espera de que los coágulos se reabsorban sin necesidad de cirujía.
El último parte médico es el siguiente: La rejoneadora Noelia Mota, permanece ingresada en la UVI del hospital Carlos Haya, donde llego en estado de sedación e intubada. Esta sedada, con ventilación mecanica y sufre traumatismo craneoencefalico, pendiente de evolución. El pronostico es grave.

Última hora: Os cartés de Santarém para 23 e 24 de Outubro

Santarém 23 de Outubro (sabado) 11.30 H - 16,00 H - 21.30 H) 
24 Domingo (14,00 H)
Empresa: Aplaudir  Org. Peticionários  " em DEFESA DA FESTA BRAVA
2 dias de Luta em DEFESA DA FESTA BRAVA
Sabado 11.30 H Matinal
Marco José
Pedro Salvador
Filipe Gonçalves
Joana Andrade
Gonçalo Fernandes
Tiago Lucas
Novilheiro
Nuno Casquinha
Forcados de Ribatejo - S- Manços - Azambuja - Portalegre - Moura - Beja
7 Novilhos- Toiros gentilmente cedidos por Prestigiadas Ganadarias
Sábado 16.00 H Tarde
Manuel Jorge de Oliveira
Paulo Caetano
Joaquim Bastinhas
António Telles
Francisco Palha
Tomas Pinto
Matador
Luis Procuna
Forcados de Santarém - Montemor - Alcochete
7 Novilhos- Toiros gentilmente cedidos por Prestigiadas Ganadarias
Sabado 21.30 H Nocturna
Rui Salavador
Luis Rouxinol
José Manuel Duarte
Vitor Ribeiro
Sonia Matias
Ana Batista
Matador
Parrita
Forcados de Coruche - Ap. da Moita - Ap da Chamusca
7 Novilhos- Toiros gentilmente cedidos por Prestigiadas Ganadarias
Domingo 16 H Tarde
Brito Paes
Manuel Lupi
Manuel Telles Bastos
João R. Telles Jr
Duarte Pinto
Salgueiro da Costa
Matadores
João Augusto Moura
Gonçalo Montoya
Forcados de Lisboa - Evora - Chamusca
8 Novilhos- Toiros gentilmente cedidos por Prestigiadas Ganadarias
Preço Unico 1 euro!! Só em Santarém!!!
Assine a Petição Publica EM DEFESA DA FESTA BRAVA  http://peticaopublica.com/PeticaoAssinar

Canas Vigouroux triunfa e "abre apetite" para Vila Franca



A ganadaria portuguesa de Canas Vigouroux triunfou ao mais alto nível na passada sexta-feira, dia 24, na praça espanhola de Consuergo, província de Toledo.
Os orgãos de comunicação da especialidade, assim como a imprensa generalista - com destaque para o diário madrilenao "ABC" - teceram os mais rasgados elogios aos toiros do ganadeiro português.
Escreveu o "ABC":
"Os exemplares da divisa de Pedro Canas Vigouroux foram, sem sombra de dúvida, os protagonistas da corrida e foram dignos de uma praça de categoria superior, não só pela sua apresentação, mas também pela emoção que transmitiram ao longo da tarde".
Segundo o mesmo jornal, "alguns exemplares foram castigados de forma irregular no cavalo (picador), mas apesar da adversidade nunca dobraram as mãos e acabaram as lides com a boca fechada".
Estão, pois, lançados os dados para uma grande tarde de toiros em Vila Franca no próximo domingo, 3 de Outubro, onde a partir das 17 horas se irão lidar sete toiros de sobrado trapio , garante a empresa "Tauroleve", pelos cavaleiros António Ribeiro Telles e Luis Rouxinol, pelo matador espanhol Sánchez Vara e pelo novilheiro Manuel Dias Gomes.
Na foto, um dos exemplares da ganadaria Canas Vigouroux destinados à lide apeada na corrida do próximo domingo na arena da castiça "Palha Blanco".

G.I: TAUROLEVE

Manuel Dias Gomes na Palha Blanco




O Novilheiro Manuel Dias Gomes actua na Monumental Praça de Toiros Palha Blanco no domingo 3 Outubro na corrida mista que se realiza em Vila Franca de Xira pela tradicional feira taurina e Outubro.  
Manuel Dias Gomes alternará com o matador espanhol Sanchez Vara e os cavaleiros António Ribeiro Telles e Luís Rouxinol, pegam os Amadores de Vila Franca de Xira.
A empresa Tauroleve de Ricardo Levezinho adquiriu para esta corrida um imponente curro de toiros de Canas Vigouroux.  
Manuel Dias Gomes tem preparado este importante desafio com muita ilusão e dedicação, pois tem tentado quase todos os dias em diversas ganadarias, inclusive na terça-feira tentou vacas da ganadaria anunciada para domingo em conjunto com o seu alternante, Sanchez Vara.
    A feira taurina de Vila Franca, anunciada como a feira da imponência do toiro português, pois está anunciado mais um imponente curro de Veiga Teixeira e um concurso de ganadarias só com divisas nacionais. 
A feira inclui mais três festejos, duas corridas á portuguesa, sábado 2 Outubro ás 22 hrs e terça-feira 5 Outubro, feriado nacional também ás 22 hrs e um espectáculo de variedades taurinas na quarta-feira igualmente ás 22 hrs a encerrar o ciclo de festejos da feira de Outono na Palha Blanco. 
A corrida mista de domingo onde irá actuar Manuel Dias Gomes é a única com início marcado para as 17 hrs.
      Que Deus Reparta Sorte!

G.I. Manuel Dias Gomes 
foto:D.R.

Ainda bem!

Noélia Mota melhora: médicos optimistas


As últimas notícias dão, graças a Deus, conta de ligeiras melhoras verificadas ontem no estado da cavaleira espanhola Noélia Mota, ainda internada em estado de coma e ligada à máquina na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Carlos Haya, em Málaga, depois da aparatosa e grave queda que sofreu no domingo em Marbelha.
Segundo informações de familiares que se encontram no hospital, a jovem toureira, de 21 anos, já reagiu ontem a estímulos e os três coágulos de sangue que tem no cérebro não aumentaram - pelo que os médicos consideram, dentro da gravidade, que a situação está estabilizada e, pelo menos, não se agravou. O que é já um sinal de esperança.
Por outro lado e graças a Deus, também, as lesões cervicais que sofreu não assumem a gravidade que se imaginava, pelo que parece fora de questão o perigo de a cavaleira ficar paraplégica - como se temia.
Segundo os mesmos familiares, contactados pelo bandarilheiro Paco Duarte (que tem estado em permanente contacto com a família e a equipa de Noélia) e também pelo "Farpas Blogue", os médicos projectam desligar a máquina no próximo sábado, quase certos de que a cavaleira reagirá favoravelmente a essa medida.

Foto D.R.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Noelia Mota...Jornalistas espanhóis em silêncio

                           Um dos momentos dramáticos após a queda do cavalo

Os jornalistas espanhóis (e os portugueses) pouco ou nada escrevem ou falam sobre o estado grave da jovem rejoneadora de 21 anos.Um silêncio que até arrepia!
O momento é dificil...
Noelia Mota continua a lutar contra a morte numa unidade hospitalar, em Málaga. Está em coma, ligada à máquina na unidade de cuidados intensivos...
Na sequência da queda de um cavalo, na corrida em Marbella, a toureira sofreu graves lesões cerebrais, cervicais, no tórax e no abdomen.
Tudo indica que os médicos arriscarão falar sobre prognósticos futuros esta quinta feira, depois de avaliar a situação clínica da jovem toureira.
Resta-nos rezar...

Foto:D.R.

Fernandes e Moura Jr em Calanda

                                  Rui Fernandes

                                       Moura Jr

Os cavaleiros Rui Fernendes e João Moura Jr vão tourear juntos em Calanda (Espanha) no dia 10 de Outubro.
Os dois portugueses toureiam ao lado de Martín Burgos.
Lidam-se nesse dia astados de Escardiel



 fotos:D.R.

Quatro orelhas para Joana Andrade

 Foto:D.R.                    JOANA ANDRADE


MUNDOESTRIBO
 
Madrid (España) El rejoneador jienense ha ofrecido un gran espectáculo en dos faenas de gran fuerza y que llegaron al tendido. Salio a hombros junto a la rejoneadora Joana Andrade que no quiso quedarse atrás y se unió a Javier Cano cortando otras cuatro orejas.
 Castronuño (Valladolid). Cuatro toros, por este orden, de Sánchez Arjona, El Canario, Cura Valverde y Guillermo Marín. Javier Cano, dos orejas y dos orejas y Joana Andrade, dos orejas y dos orejas.

Bento e Moura Jr juntos...Disse hoje ao DT um passarinho...

                                                 João Moura Jr

Eu não sou um tipo do diz que disse (longe disso), mas hoje fiquei de boca aberta com uma situação...
Passo a explicar:
 Estava eu a descansar esta tarde numa esplanada de Portalegre, a beber uma cervejinha com uns amigos, quando um passarinho pousou no meu ombro e disse: Olha que o Rui Bento Vasques vai ser o próximo apoderado do João Moura Jr. Está para breve...
Olhei, desconfiado, para a ave que pousou ali sem ninguém dar autorização e disse: Isso é mesmo verdade?
Respondeu ela com um cantar lindo, de Rouxinol: Acredita! Está para muito breve.
Fiquei sem resposta.
Aguardemos...

foto:D.R.





A luta não pára! O combate ruma agora até Vila Franca de Xira


  Foto:D.R.                                     Praça de toiros de Vila Franca

A Frente de Acção Pró Taurina promove no próximo dia 5 de Outubro, pelas 18:00, na praça de toiros "Palha Blanco", em Vila Franca de Xira, um encontro de apoio à festa de toiros.
O encontro tem início com uma conferência, proferida pela presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha.
João Ribeiro Telles (presidente do Sindicato dos Toureiros), João Santos Andrade (presidente da Associação de Ganadeiros), José Potier (presidente da Associação Nacional de Forcados), Paulo Pessoa de Carvalho (presidente da Associação de Empresários Tauromáquicos), bem como do Dr. Luis Ramos, médico da praça de Vila Franca e especialista em cirurgia taurina, são outros dos intervenientes nesta iniciativa.
A Frente de Acção Pró Taurina convidou ainda para esta jornada de luta, o secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle e o presidente do município de Santarém, Moita Flores.

Jornal Farpas - Edição de quinta feira- 30 de Setembro

Tertúlia de Sousel promove concurso de cernelhas

 Foto:D.R.                            Praça de Toiros de Sousel



A Tertúlia Tauromáquica Nossa Senhora do Carmo, em Sousel, não pára um segundo.
Depois da realização do magnifico colóquio, que reuniu no Domingo grandes figuras da festa como Simão Comenda, João Patinhas, Tiago Carreiras, entre outros, é a vez desta entidade levar a cabo uma outra iniciativa digna e de exaltação à festa de toiros.
Assim, no próximo dia 16 de Outubro, a tertúlia promove um concurso de cernelhas e demonstração de pegas.
O evento terá lugar na praça de toiros Pedro Louceiro, em Sousel, a partir das 14 horas.
O popular bandarilheiro João Ganhão, presidente da Tertúlia Nossa Senhora do Carmo, promete para breve mais novidades sobre este grande acontecimento.

Secretário de Estado da Cultura marca presença no lançamento do livro "Tourada"


 Foto:D.R.                                                  Sec.Estado da Cultura

Amanhã (quinta feira) dia 30, no Museu dos Coches, em Lisboa, com a presença do Sr. Secretário de Estado da Cultura, Elisio Summavielle, será apresentado o livro Tourada, Tradição Portuguesa de Manuel Heleno.
A apresentação da obra estará a cargo de João Cortesão e de Pedro Maria De Sousa e Melo e Alvim.
A ministra da Cultura está também associada a esta iniciativa.

Comissão de honra do lançamento do livro:
Maria Gabriela da Silveira Ferreira Canavilhas – Ministra da cultura
Elisio Costa Santos Sumavielle – Secretário de Estado da Cultura
João Carlos Brigola – Direct. Di Inst. Dos Museus e da Conservação
Silvana Bessone – Directora do Museu Nac. dos Coches
Pedro M. Saldanha e S. e Melo e Alvim
D. Diogo de Bragança , Marquês de Marialva
João António Batista Velloso Cortesâo
José Manuel Pires da Costa
José Samuel Lupi
Luís Miguel Pimenta Aguiar da Veiga

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Imagens chocantes: O vídeo da colhida que colocou Noelia Mota entre a vida e a morte





Estrala a bomba e o foguete vai no ar...

  Agora sim...O caldinho está derramado, entornado e a começar a fazer nódoa...

Abel e Bolota de novo de costas voltadas.

A procissão ainda vai no adro...até ao dia 23 de Outubro muita água vai ainda passar por debaixo da ponte.

 

 

 A saga continua: Bolota desmente Abel...


"O que se vai passar em Santarém no próximo dia 23 de Outubro é demasiado importante para a Festa e uma coisa eu não tolero: mentiras" - acaba de desabafar ao "Farpas Blogue" o empresário adjudicatário da Monumental de Santarém, João Pedro Bolota, a propósito do esclarecimento feito há momentos por Abel Correia, apoderado dos Moura.
E conta:
"Sábado passado, na Monumental do Montijo, na corrida de homenagem à memória de Zoio, o senhor Abel Correia veio à trincheira confirmar-se as presenças de João Moura e de seu filho João Moura Júnior nos festivais de Santarém. O pai toureava num e o filho noutro. Ficou tudo acertado".
Depois...
"À noite, depois da corrida, o senhor Abel voltou a telefonar-me. Eu estava acompanhado de alguns amigos e até pus o telemóvel em mão livres (voz alta) precisamente para que ouvissem. Pensei logo: querem ver que os Mouras agora vêm desistir? Meu dito, meu feito. O senhor Abel disse-me que era importantíssimo o que ia acontecer em Santarém, mas que tinha imensa pena, que os Mouras não podiam ir porque tinham um campeonato de lebres, mas que ele ia ainda fazer todos os possíveis para os sensibilizar e tentar que fossem. Foi exactamente o que me disse o senhor Abel e tenho testemunhas disso. Não tolero mentiras. Se estava decidido que terminavam a temporada a 14 de Outubro no Campo Pequeno, como agora diz o senhor Abel, porque é que no sábado passado veio ter comigo à trincheira no Montijo e acertou tudo quanto à participação dos Mouras, pai e filho, nos festivais de Santarém?...".
A saga continua. Abel e Bolota em permanente rota de colisão...

Foto João Dinis/Arquivo    farpasblogue.blogspot.com

Santarém: Fernandes e Ramos também não vão...

                        Inácio Ramos Jr, Rui Fernandes e Isabel Ramos

Rui Fernandes não toureia no mega dia taurino em Santarém, no dia 23 de Outubro, uma vez que nessa mesma data encontra-se de "férias", disse hoje ao Diário Taurino o seu apoderado, Inácio Ramos Jr.
"O doutor Moita Flores ligou-me para o Rui tourear, mas é impossivel, uma vez que o Rui já tinha as férias marcadas, as passagens de avião e o hotel reservado", disse.
De acordo com Inácio Ramos Jr, Fernandes termina a temporada no dia 15 de Outubro em Ávila (Espanha).
"Depois dessa corrida vai gozar um merecido descanso", sublinhou.
Também a jovem cavaleira Isabel Ramos foi convidada por Moita Flores para ingressar num dos cartéis, mas a faculdade impede neste momento a jovem de aceitar este desafio.
"As aulas já começaram e a minha irmã está de corpo e alma com os estudos", disse Inácio Ramos Jr, irmão da toureira e seu apoderado.
O jovem apoderado lamentou ainda não poder contribuir com a cedência de um toiro da sua ganadaria para um dos festejos, mas, segundo o mesmo, neste momento "não temos toiros preparados para esse importante evento".
A iniciativa levada a cabo pelo presidente Moita Flores tem como objectivo unir todos os aficionados e atingir as 100 mil assinaturas na petição em Defesa da Festa Brava lançada na internet pelo autarca.
Os três espectáculos - com bilhetes simbólicos de preço único: 1 euro - realizar-se-ão, respectivamente, às 11h30, às 16h e às 21h30.
Em cada espectáculo participarão seis cavaleiros, três grupos de forcados e ainda um espada por cartel. Podemos adiantar que os três toureiros a pé serão os matadores Luis "Procuna" e Sérgio "Parrita" e o novilheiro Manuel Dias Gomes. Lidar-se-ão um total de 21 toiros (sete por festival) oferecidos por distintos ganadeiros.

Redacção Diário Taurino/FARPASBLOGUE
fotos:D.R.

Abel diz que as lebres não impedem Moura de tourear em Santarém. "Não vamos porque decidimos terminar a época no Campo Pequeno"

 Foto:D.R.                             Abel Correia

"O João Moura e a sua família não toureiam em Santarém, no dia 23 de Outubro, porque decidiram que a última corrida da época, em Portugal, seria no Campo Pequeno, no dia 14 de Outubro", disse hoje ao Diário Taurino o apoderado de João Moura, o popular Abel Correia.
"Aqui neste caso não se trata de haver ou não torneio de lebres ou outra coisa qualquer. Está assim decidido e ponto final", sublinhou.
De acordo com Abel Correia, esta versão já foi apresentada ao gerente da empresa Aplaudir, João Pedro Bolota, que colabora com Moita Flores, o autarca de Santarém, na organização dos três mega festejos agendados para o dia 23 de Outubro na capital do Ribatejo.
A iniciativa levada a cabo pelo presidente Moita Flores tem como objectivo unir todos os aficionados e atingir as 100 mil assinaturas na petição em Defesa da Festa Brava lançada na internet pelo autarca.
Os três espectáculos - com bilhetes simbólicos de preço único: 1 euro - realizar-se-ão, respectivamente, às 11h30, às 16h e às 21h30.
Em cada espectáculo participarão seis cavaleiros, três grupos de forcados e ainda um espada por cartel. Podemos adiantar que os três toureiros a pé serão os matadores Luis "Procuna" e Sérgio "Parrita" e o novilheiro Manuel Dias Gomes. Lidar-se-ão um total de 21 toiros (sete por festival) oferecidos por distintos ganadeiros.
Redacção Diário Taurino/FARPASBLOGUE

Tragédia: Noelia Mota continua em estado crítico

                                             Foto:D.R.

A cavaleira continua internada na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Carlos Haya, em Málaga, em estado considerado crítico.
Noelia Mota, vítima de gravíssima queda quando actuava na praça de Marbelha, estava na linha da frente do escalafón, ao lado de Pablo e de Moura Jr.

Na sequência da queda, a toureira sofreu fracturas craniana, cervical, toráxica e abdominal e está em coma.
O seu futuro está nesta altura ligado às máquinas...
Já hoje, os médicos diagnosticaram um terceiro coágulo de sangue no cérebro, situação que vem complicar o seu quadro clínico.
Sem arriscar prognósticos, os médicos dizem também que só vão tomar uma posição após as primeiras 72 horas. 
De acordo com o farpasblogue, o ambiente é de "grande consternação" no hospital, onde estão desde domingo os familiares, colaboradores e amigos da jovem toureira de Leganés (Madrid).

VÍTOR MENDES NÃO VAI...

OS TERRORIFICOS ALDEANUEVA PARA A PÓVOA DE SÃO MIGUEL





No próximo sábado a Praça de Toiros da Póvoa de São Miguel irá receber um dos curros de toiros mais sérios da temporada, como serão os "terroríficos" toiros de ALDEANUEVA, que este ano já deram muito trabalho a alguns grupos de forcados portugueses, como os de Montemor, Monsaraz, Académicos de Elvas, Arronches, Alter e Tertúlia Tauromáquica do Montijo, em praças como Rates, Nave de Haver e Soito, provando que são toiros que transmitem emoção e dão bons espectáculos e atendendo que o público vai às praças para se emocionar e para sentir também aquela pontinha de perigo.
Dois grupos de forcados do Concelho de Moura não hesitaram e aceitaram o desafio de pegar esta corrida; os Amadores de Moura e  os Amadores da Póvoa de São Miguel querem escrever a letras de ouro este final de temporada, pegando uma corrida séria e não virando a cara à luta.
Para lidar estes "terrorificos" Aldeanueva, estão as máximas figuras do toureio Luís Rouxinol e Sónia Matias, junto a um jovem que é o praticante que mais toureou e um dos triunfadores da temporada, Marcelo Mendes.
A expectativa é enorme, a Praça de Toiros da Póvoa de São Miguel vai voltar a viver as grandes tardes de toiros, no próximo sábado, a partir das 16h30.
Os dados estão lançados e você não pode perder esta corrida histórica! Mesmo em ano de crise, sabemos que não irá dar o dinheiro por mal empregue, quando existe seriedade, emoção e aficion!
 
 
 G.I. EMPRESATOIROS & ARENA

Dá que pensar...O sentido da vida ou o sentido de sobreviver?

  As três notícias que se seguem estão hoje em destaque no farpasblogue. Nada têm em comum, ou têm tudo em comum...

São três histórias diferentes que relatam a tragédia, a dor e o sofrimento que pode surgir a qualquer momento na festa, mas também a força e a vontade de manter esta tradição, cultura e arte em movimento.

Em comum têm ainda o sentido da vida ou de sobrevivência.

Se uns lutam por sobreviver, outros lutam para que a festa sobreviva. O mundo do toiro é fascinante, oferece a todos vários ângulos e dá-nos a conhecer e a ver a intitulada vida de outra forma.

Leiam com atenção as três notícias que se seguem e tirem conclusões...

 

Forcados mexicanos sofrem cornadas em Pachuca: doze ficaram feridos


O forcado Miguel Louceiro (na foto), de origem portuguesa (neto do saudoso cavaleiro Pedro Louceiro), cabo do Grupo de Forcados Amadores Mexicanos, sofreu ontem uma grave cornada de 30 centímetros, de prognóstico muito grave, na zona do abdomen - foi operado e passadas as primeiras horas de perigo, os médicos asseguram que a sua vida já não corre risco.
A colhida ocorreu no primeiro espectáculo da Feira de Pachuca, no México e Louceiro não foi a única vítima. Também o forcado Enisio sofreu na axila direita uma cornada de 15 centímetros, foi operado e o seu estado é estável.
A corrida foi demasiado acidentada para o Grupo de Forcados Mexicanos, fundado em Janeiro de 1978: mais dez elementos do grupo foram assistidos na enfermaria da praça, vítimas de policontusões, feridas cortantes e lesões nos joelhos.
Miguel Louceiro chegou na temporada passada a pegar em Portugal, integrando o Grupo de Évora, fruto da sua grande amizade com o cabo Bernardo Patinhas,

Fotos D.R.


Adesão total ao "Dia da Tauromaquia" (23 de Outubro) em Santarém!


À excepção dos Mouras - cujo apoderado Abel Correia informou ontem a organização estarem nesse dia ocupados no campeonato das lebres - todas as principais figuras do toureio aceitaram já participar nos três espectáculos (festivais) que no próximo dia 23 de Outubro (sábado) se vão realizar na Monumental de Santarém, com organização do presidente da Câmara, Moita Flores (e colaboração da empresa "Aplaudir", de João Pedro Bolota), com o objectivo de unir todos os aficionados e atingir as 100 mil assinaturas na petição em Defesa da Festa Brava lançada na internet pelo autarca.
Os três espectáculos - com bilhetes simbólicos de preço único: 1 euro - realizar-se-ão, respectivamente, às 11h30, às 16h e às 21h30. Em cada espectáculo participarão seis cavaleiros, três grupos de forcados e ainda um espada por cartel. Podemos adiantar que os três toureiros a pé serão os matadores Luis "Procuna" e Sérgio "Parrita" e o novilheiro Manuel Dias Gomes. Lidar-se-ão um total de 21 toiros (sete por festival) oferecidos por distintos ganadeiros.
Segundo fonte da organização, a adesão de artistas, forcados, ganadeiros e público em geral tem sido extraordinária, por forma a transformar num sucesso único este verdadeiro "Dia da Tauromaquia".
E por que não realizar mais um espectáculo no domingo e fazer desta jornada não apenas um dia, mas um "Fim-de-Semana da Tauromaquia Nacional"? - sugerimos nós.

Foto D.R.

Agravou-se o estado de Noélia Mota: médicos aguardam evolução nas próximas 72 horas


Agravou-se ontem ao final do dia o estado de saúde da rejoneadora espanhola Noélia Mota, de 21 anos, vítima de grave e impressionante colhida no passado domingo em Marbelha, quando actuava mano-a-mano com a cavaleira portuguesa Ana Rita - numa tarde em que actuaram também os Forcados Amadores de Arronches, que foram, aliás, os primeiros a acudir a toureira, tendo mesmo um pegador coberto com o seu o corpo inerte de Noélia.
A toureira sofreu fortíssimo embate com a cabeça no chão, o cavalo ainda rolou por cima de si e foi também depois, já inanimada, aparatosamente volteada pelo toiro. Sofreu traumatismos craniano, cervical, toráxico e abdominal.
Foi retirada inconsciente da arena, "como morta", recorda, ainda impressionado, o bandarilheiro português Paco Duarte, que actuava nessa corrida às ordens de Ana Rita. Noélia Mota chegou a recuperar os sentidos na enfermaria da praça, mas desfaleceu novamente e está desde então em coma, ligada às máquinas, na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Carlos Haya, em Málaga.
Ontem os médicos tentaram diminuir a medicamentação para avaliar a reacção, mas o resultado foi negativo. A jovem toureira piorou.
Em declarações prestadas hoje ao site da revista "Aplausos" (www.aplausos.es), o pai da cavaleira, José Luis Mota, confirma que as últimas notícias sobre o estado de saúde da filha "não são positivas".
"Os dois coágulos de sangue que lhe detectaram na cabeça no domingo são preocupantes. Até ao momento não decidiram operar, continua 'sedada' e assim continuará pelo menos até ao próximo domingo", acrescenta o pai.
Nascida em Leganés (Madrid), Noélia Mota vive em Tarancón (Cuenca). Começou a montar aos 16 anos, teve por mestre o rejoneador lisboeta Diego Ventura e estreou-se nas arenas em 2007, a 14 de Abril, na praça de Barajas de Melo (Madrid), actuando ao lado de Javier San José e da portuguesa Joana Andrade. Cortou duas orelhas na tarde do seu debute.
Neste momento, a cavaleira ocupava o terceiro posto no escalafón (estatística da temporada), a seguir a Pablo Hermoso de Mendoza e a João Moura Júnior. Tinha ainda agendadas oito actuações até 12 de Outubro, o que lhe permitiria este ano vir a liderar o escalafón. Amanhã dia 29, actuava em Cabeza de Buey (Badajoz), quinta em Albalate de Zorita (Guadalajara), sexta em Navalmoral de la Mata (Badajoz), sábado em El Picazo (Cuenca), domingo em León, dia 9 em Torrejón de Calzada (Madrid), dia 10 em Fuengirola (Málaga) e dia 12 terminava a temporada em Estremera (província de Madrid).
Os médicos não adiantam diganósticos até se cumprirem as 72 horas sobre o acidente.