DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Tertúlia vai distinguir artistas das arenas pelo 37.º aniversário

 
João Moura Caetano


A Tertúlia Tauromáquica Setubalense (TTS) já deliberou sobre os troféus a atribuir aos triunfadores da recém finda época taurina 2010. A nível local, e face à impossibilidade de utilizar a praça “Carlos Relvas” para quaisquer tipo de espectáculo, a única corrida de toiros nesta cidade aconteceu, na noite de 30 de Julho, em praça desmontável no espaço de terra batida, lateral à Feira de Sant’Iago.
João Moura Caetano foi classificado pelo júri da TTS como a melhor lide a cavalo; Ganadaria Paulo Caetano, o melhor toiro; David Antunes, a melhor brega e os Amadores de Setúbal, o melhor grupo de forcados.
No panorama nacional, o júri da Tertúlia Tauromáquica Setubalense elegeu como artistas “mais” das arenas portuguesas, o cavaleiro tauromáquico Luís Rouxinol e o matador de toiros Luís Vital Procuna.
O Troféu Consagração será entregue ao cavaleiro Marcos Tenório, enquanto o Troféu Revelação será destinado ao cavaleiro amador António Prates. O Troféu Outras Artes será atribuído ao fotógrafo João Dinis.
Como anualmente sempre acontece, a Tertúlia Tauromáquica Setubalense, presidida por António Ferreira, vai proceder à entrega deste conjunto de troféus durante o almoço de aniversário dos seus 37 anos de existência, abrilhantado por uma sessão de fados, cerimónia esta aprazada para o domingo, 13 de Fevereiro de 2011.
O evento comemorativo terá lugar num restaurante da cidade e, como habitualmente, é oportunidade para o convívio entre os admiradores da festa brava e os artistas das arenas, distinguidos pela TTS com os troféus da temporada transacta. O programa de aniversário inclui ainda a visualização, na sede social daquela associação, de vídeos de corridas realizadas na recém finda tauromáquica.


T.J.
in "O Setubalense"

Morreu Ortigão Costa




O Dr. Ortigão Costa morreu esta terça feira, em sua casa, na Azambuja, vítima de doença prolongada.
O prestigiado ganadero, de 83 anos, foi também um distinto lavrador e criador de cavalos.
Considerado por muitos como uma das mais importantes figuras da festa, Ortigão Costa chegou a seguir a carreira de empresário, nomeadamente na praça de toiros do Campo Pequeno.
O corpo do Dr. Ortigão Costa vai estar esta quarta-feira, a partir das 12:00, na Igreja de Azambuja, onde será rezada uma missa às 15:00, seguindo-se o funeral para o cemitério local.


Reportagem do Jornal "O Mirante" ao Dr. Ortigão Costa


18 Out 2006, 12:07h

Médico veterinário, criador de toiros



Luís Jorge Roldaen Ortigão Blanck Costa nasceu em Alcantarilha, Silves, Algarve, há 79 anos, mas há meio século que vive na vila de Azambuja. A residência do reputado ganadeiro está situada numa característica quinta que desce sobre a lezíria. Defronte à Quinta da Fonte do Pinheiro ergue-se a fábrica de transformação de tomate que na década de 50 acabou com o desemprego na Azambuja.
A fábrica Sugal foi construída nos terrenos do sogro, engenheiro Moniz da Maia, figura ilustre de Azambuja e um dos grandes promotores imobiliários da época, que em 1957 aceitou o desafio de participar na sociedade da empresa.
O médico veterinário, então funcionário do Direcção Geral dos Serviços veterinários, deixou Lisboa e partiu à aventura por terras do Ribatejo, de onde é originária a esposa, Maria Berta Moniz da Maia Ortigão Costa.
“Começámos com 40 hectares de terra. Hoje temos 1800 hectares no Ribatejo e outros 1800 em Elvas”, descreve o empresário.
É na “Herdade de Alcobaça”, naquela cidade alentejana, que pastam os toiros bravos marcados a fogo com o ferro de uma das mais reputadas marcas a nível internacional – OC - Ortigão Costa.
Na vila de Azambuja está concentrada a coudelaria da família, a produção de leite, fábrica de transformação de tomate, culturas agrícolas e suinicultura.
O patriarca da família de sete filhos – quatro rapazes e três raparigas - tem feito gradualmente a sucessão. Sem nunca perder de vista o rumo que os herdeiros estão a dar ao negócio. Costuma acompanhar as várias actividades e distribui pelos quatro filhos recomendações frequentes e fotocópias com artigos que retira de revistas especializadas. É difícil afastar-se dos negócios que orientou durante os últimos 50 anos.
Construiu um império em anos difíceis para os empresários portugueses. O rigor e o perfeccionismo ainda se mantêm bem vivos na sua personalidade.
Veste fato escuro e gravata ao estilo clássico. Relógio de bolso pendurado com cordão prateado. Pontualidade rígida. É um observador treinado. Não lhe escapa nem o pormenor do desnivelamento dos quadros pendurados na sala de convívio entre a coudelaria e o picadeiro, que os netos enchem sempre que se celebra um aniversário em família, em Azambuja.
Luís Ortigão Costa faz questão de corrigir o posicionamento de alguns dos diplomas emoldurados onde se multiplicam os prémios da Feira Nacional da Agricultura. Um dorso de cavalo preto, ex-libris da coudelaria, também é arrastado pelo patriarca para o lugar que considera conveniente.
Mas a disciplina exasperada é temperada com bom humor e cavalheirismo. Sorri com os mais de 50 anos de casamento, conta uma anedota entre duas perguntas e orgulha-se com satisfação dos 17 netos. Diz quem o conhece que dá a mão a quem precisa. Recusa qualquer rótulo político. A sua ideologia é a igreja católica.
Ortigão Costa, com origem espanhola e alemã por via das avós materna e paterna, descreve-se à boa maneira dos ganadeiros. “Sou um híbrido”, confessa entre duas gargalhadas.


segunda-feira, 29 de novembro de 2010

G.F.A. Lisboa reúne familia em jantar de Natal



Caros amigos:

Mais uma vez se aproxima a época Natalícia e a vontade de estar com a
Família. 
A dos Amadores de Lisboa não é excepção e depois do êxito que foi o
jantar do ano passado decidimos repetir !

Será no Sábado dia 11 de Dezembro com o seguinte programa:
Ás 16:00 faremos uma romaria ao cemitério do Lumiar para prestar
homenagem ao nosso querido Mestre Nuno Salvação Barreto, seguir-se-á uma
missa pelas 19:00 na igreja da Memória na Ajuda, pela sua alma e de todos os
elementos que já partiram. Após a missa, o nosso tradicional jantar no Páteo
Alfacinha.

Contamos com a presença de todos os nossos antigos e actuais elementos
bem como de suas famílias e todos os amigos dos Amadores de Lisboa.

Mais uma vez enaltecemos a importância da presença de todos os antigos
elementos, pois é para nós um privilégio partilhar do vosso convívio, das
vossas historias, do vosso saber.

Foi um ano importantíssimo no historial do nosso Grupo. A mudança de Cabo
foi mais um momento alto para todos e é necessário dar continuidade a esta
coesão. Torna-se por isso indispensável o apoio de todos para mostrar uma vez
mais o porquê da grandiosidade dos Amadores de Lisboa.

Por favor confirmar até ao dia 7 de Dezembro para um dos membros da organização:

Pedro Maria Gomes
João Vasco Lucas
Francisco Mira

Cumprimentos,

Grupo de Forcados Amadores de Lisboa

in www.gfalisboa.blogspot.com


Lista Oficial de Galardoados 2010:

Empresa: APLAUDIR
Fotógrafo Taurino: PEDRO BATALHA
Fotógrafo Internacional: RICARDO RELVAS
Ganadaria: ANTÓNIO JOSÉ TEIXEIRA
Toiro: OLIVEIRA & IRMÃOS Nº771 – LIDADO EM V. F. XIRA
Apoderado de Pé: MAURÍCIO DO VALE
Apoderado de Cavalo: INÁCIO RAMOS JR
Affición: FRANCISCO COSTA

COMUNICAÇÃO SOCIAL
JornalO Farpas
JornalCorreio do Ribatejo
RevistaContra Barreira
Websitewww.toureio.com
RádioPernes” – LUDGERO MENDES
RádioPortalegre” – PROGRAMA 3 TÉRCIOS

TOUREIO A PÉ
Peão de Brega: MÁRIO FIGUEIREDO
Peão de Brega: NUNO GONÇALVES
Bandarilheiro Revelação: FILIPE OLIVEIRA
Bandarilheiro: PEDRO GONÇALVES
Bandarilheiro: CLÁUDIO MIGUEL
Bezerrista: JOÃO CARREIRA
Novilheiro: DANIEL NUNES
Novilheiro: JOÃO AUGUSTO MOURA
Matador: LUIS VITAL “PROCUNA”

FORCADOS
Grupo de Forcados: G.F.A. ALCOCHETE
Grupo de Forcados: G.F.A. DA CHAMUSCA
Forcado: PEDRO COELHO DOS REIS (PIPAS) – G.F.A. APOSENTO DA CHAMUSCA

ARTE EQUESTRE
Coudelaria: SANTA BÁRBARA – AZAMBUJA
Cavaleiro Praticante: TOMÁS PINTO
Cavaleiro Revelação: DUARTE PINTO
Cavaleiro Revelação: PEDRO SALVADOR
Cavaleiro Internacional: JOÃO MOURA JR
Cavaleiro de Alternativa: JOÃO SALGUEIRO
Cavaleiro de Alternativa: ANTÓNIO RIBEIRO TELLES

TROFÉUS PRESTÍGIO
Crítico Prestígio: FRANCISCO MORGADO
Troféu Prestígio: FRANCISCO MOITA FLORES
Troféu Prestígio: ANA BATISTA – 10 ANOS DE ALTERNATIVA
Troféu Prestígio: SÓNIA MATIAS – 10 ANOS DE ALTERNATIVA

TROFÉUS CARREIRA
JOAQUIM BASTINHAS
MAESTRO JOSÉ JÚLIO

Sintese de notícias dos sites e blogs

Requalificação da praça da Azambuja custa 600 mil


   
Será 600 mil euros o custo da requalificação da Praça de Touros da Azambuja. A obra foi aprovada na última reunião da câmara de terça-feira, mas a oposição contesta a decisão tendo em conta que se vivem momentos de crise.
A Câmara Municipal de Azambuja vai proceder a uma requalificação da actual Praça de Toiros de Azambuja que foi interditada pelo Instituto Electrotécnico Português (IEP) em Junho de 2010 por não reunir as condições mínimas para a realização de espectáculos tauromáquicos. A intervenção terá um custo de 600 mil euros.
Segundo conseguimos apurar a proposta foi aprovada na sessão de câmara de terça-feira, 23 de Novembro, com seis votos a favor do PS.
Ao que sabemos, a verba resulta da comparticipação de fundos comunitários na construção dos Centros Escolares de Azambuja e Alcoentre que deixou à empresa municipal EMIA uma quantia de 2,5 milhões de euros, dos quais 600 mil euros vão ser usados para a requalificação da Praça de Toiros de Azambuja.
 
Ganadaria Palha em Madrid em 2011


A Empresa Taurodelta já tem compradas as corridas de touros e novilhadas que formam a estrutura ganadera da próxima temporada na Praça de Touros de Las Ventas em Madrid.
Segundo disse à comunicação social taurina espanhola Martínez Uranga, “Temos já compradas 40 corridas de touros”, que deu a conhecer o nome das divisas principais, como é o caso de Victorinao del Río, Núñez del Cuvillo, Puerto de San Lorenzo , Alcurrucén, Garcigrande, Partido Resina e a ganadaria portuguesa Palha.
Martínez Uranga deu ainda a conhecer um novo elemento da equipa, Carlos Zúñiga Jr, que irá ter o trabalho de campo em vários locais de Espanha e também em Portugal.
in www.toureio.com

Já pode ter a sua "Agenda Taurina 2011"!



Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - Foi oficialmente apresentada no passado dia 24 na Casa del Reloj, em Arganzuela (Madrid) a "Agenda Taurina 2011",  de Vidal Perez, este ano dedicada à cidade francesa de Nimes e à sua praça de toiros - entre outros temas.
Digna de figurar na biblioteca de qualquer aficionado, mais que uma agenda, é uma verdadeira enciclopédia e um excelente manual de consulta para quem gosta da Festa Brava.
Presentes no acto de lançamento (foto de cima), Maria Dolores Navarro Ruiz, presidente do distrito de Arganzuela, Daniel Jean Valade, alcaide de Nimes, Cipriano Hernández, alcaide de Bejar (Salamanca), o jornalista Benjamin Remacha, o ganadeiro Victoriano del Rio e Bruno Delaye, embaixador de França em Espanha, entre outros.
Os interessados em ter a agenda podem contactar e pedi-la pelo telem. 0034.629501713 ou pelo mail info@templesl.com.

Foto Ricardo Relvas

Madrid: Aparício quer mano-a-mano com Morante



Pepe Luis Segura, novo apoderado do matador Júlio Aparício, anunciou hoje à agência EFE que vai propor à empresa "Taurodelta" um mano-a-mano com Morante de la Puebla (foto da esquerda) para a reaparição do diestro em Las Ventas, Madrid, na próxima Feira de Santo Isidro.
A intenção de Aparício é voltar a Madrid "em grande" depois da gravíssima cornada que ali sofreu em 21 de Maio (foto de cima).
"O regresso de Aparício será um acontecimento, algo muito esperado por todo o mundo. Para que se cumpra como algo muito importante, penso propor à empresa que nesse dia se anuncie com Morante, outro grande" - justifica Pepe Luis Segura.

Fotos D.R.


António Vaz Antunes premiado em Espanha


O cavaleiro praticante António Vaz Antunes foi na semana passada premiado pela Peña Taurina Jadraqueña com o troféu de triunfador da Feira del Cristo de Jadraque (Espanha), realizada em Setembro.
O acto decorreu no restaurante local "La Palma" e na altura foram ainda distinguidos, pelas suas trajectórias, os matadores de toiros Juan Mora e Fernando Robleño.

Foto D.R.

 

Vila Franca homenageou Catalunha



Vila Franca de Xira prestou sexta-feira passada significativa homenagem à aficion da Catalunha.
A festa começou com uma tenta no Cabo em que participaram Serafín Marín (na foto de baixo), António João Ferreira (que substituiu o anunciado Vitor Mendes, ausente em Quito, no Equador, onde participará num festival) e Nuno Casquinha.
À noite teve lugar um debate no auditório da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira com a participação dos matadores Joaquim Bernardó e Serafín Marin, com moderação a cargo do director da revista "Novo Burladero", João Queiroz (foto de cima).

Fotos Clemente Guerreiro







in  farpasblogue.blogspot.com 

Petição Pública para construção de Praça de Touros

A antiga Praça de Touros de Cascais
Circula na Internet uma Petição Pública para a construção de uma nova praça de touros na Linha de Cascais.
Primeiro foi a  velhinha praça de Algés derrubada. Muitos anos depois, seguiu-se a de Cascais. Tudo para especulação imobiliária. É tempo a exemplo das regiões turísticas do sul de Espanha, Portugal voltar a ter uma praça nesta importante região turística do país.

Os interessados podem subscrever esta petição em:


http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N4169 


in planetadostouros.blogspot.com

Coimbra é a capital da festa este sábado!


 Foto:D.R.

 A tertúlia Aeminium distingue no sábado , no Hotel  Tivoli Coimbra, as seguintes figuras da Festa:

Prémio Prestigio
Cidadão do Mundo

José Samuel Lupi
Mário Coelho
Simão Comenda
Vasco Lucas

Qualquer dos quatro ultrapassaram as nossas fronteiras com a sua arte e o seu saber, sendo reconhecidos em todo o mundo taurino.

Prémio carreira e cultura

Paulo Caetano

Pelos trinta anos de toureio e por ter dado á estampa mais um livro dando assim um contributo mais para o enriquecimento da Cultura Taurina no nosso País.

Prémio Imprensa

Rádio Portalegre

Pela qualidade, longevidade e isenção em defesa da “Festa”

Premio Carreira

José Luís Gomes
Fernando Coelho

Pelos anos dedicados aos grupos que capitanearam, o primeiro com a suprema dificuldade de substituir Nuno Salvação Barreto, e o segundo pela forma honrada e valente com que reagiu aos momentos dramáticos que o seu grupo viveu.

Prémio Aficcion e amizade
                              
Eduardo Arimateia

Por poucos serem tão assíduos como ele ás corridas de toiros e nenhum calibrar como ele o peso da palavra amizade.

Prémio Altruismo

Paulo Florindo

Pelo seu acto de coragem e altruísmo ao pôr a sua integridade física em risco, para defender a cavaleira Noélia mota que se encontrava inanimada na arena, honrando assim a figura do forcado no mundo.

Ana Batista no livro "Profissões"

 Foto:D.R.

Ana Batista é a figura de toureio escolhida pelo autor do livro “Profissões”, que entre variadíssimas profissões incluiu a de cavaleiro tauromáquico. O livro “Profissões” da autoria de Mário Galiano irá ser apresentado hoje pelas 21 horas no Museu do Oriente, (junto ás docas de Alcântara), em conjunto com uma exposição de fotografia das personagens que o autor seleccionou para o seu livro.
 “Profissões”, lançado hoje á noite, é decerto uma obra que irá merecer a atenção dos aficionados pelo destaque que dá á tauromaquia através  da cavaleira Ana Batista como uma das mais brilhantes profissionais da arte de marialva.

domingo, 28 de novembro de 2010

Mateus Prieto hoje na Rádio Portalegre

 Foto:D.R.

O jovem cavaleiro praticante Mateus Prieto é o convidado em estúdio de Lourenço Mourato e Hugo Teixeira, em mais uma edição do programa 3 Tércios, na Rádio Portalegre.
Durante a entrevista, Mateus Prieto, que venceu o troféu cavaleiro revelação 2010 daquela estação emissora, vai fazer um balanço da época, entre outros aspectos que marcam ainda a sua curta carreira.

O programa vai para o ar este Domingo, entre as 22:00 e as 23:00, nas frequências de 100.5 FM; 104.5 FM
através da Rádio Campo Maior e ainda na internet em: www.radiportalegre.pt

João Moura Caetano já sonha com a temporada 2011

 Foto:D.R.

O cavaleiro João Moura Caetano prepara já a nova temporada, não só em termos logísticos como em termos de imagem pública.
No que diz respeito à sua equipa, os bandarilheiros mantêm-se e como já foi noticiado anteriormente terá mais um reforço na quadrilha com a entrada fixa do moço de espadas Sérgio Batista. Relativamente aos apoderados não haverá também alterações, assim sendo e também como já é do conhecimento público, em Espanha o seu apoderado é Jacinto Alcon e em Portugal continuará a ser o reconhecido João Pedro Bolota.
A grande novidade do cavaleiro de Monforte passa por uma maior importância que passará a dar aos órgão de comunicação social relacionados à festa brava e não só, já que foi criado um gabinete de imprensa que terá como objectivo divulgar todos os acontecimentos e novidades relacionados ao cavaleiro. Este gabinete de imprensa foi criado justamente para informar melhor e directamente todos os aficionados e admiradores do toureio de Moura Caetano, sendo também uma forma de estreitar cada vez mais a relação dos cavaleiros com a imprensa e com o público. O e-mail do gabinete de imprensa é gabinete.imprensa.mouracaetano@gmail.com.
Informamos ainda que o site do cavaleiro continuará disponível no endereço www.joaomouracaetano.net. Tanto o gabinete de imprensa como toda a equipa e o próprio João Moura Caetano, pretendem que este sitio na internet esteja cada vez mais actualizado para que todos os interessados na carreira profissional do cavaleiro, possam aceder e saber sempre todas as novidades e acontecimentos da temporada.
Este é mais um passo na carreira do cavaleiro que demonstra respeito pela comunicação social e pelos aficionados, estreitando laços entre a arte do toureio e a informação para o grande público. 

G.I. João Moura Caetano

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Os triunfadores 2010 do Sortilégio Bar Club


- Melhor Cavaleiro de Alternativa: João Salgueiro
- Melhor Cavaleiro Praticante: Tomás Pinto
- Melhor Cavaleiro Amador: João Maria Branco
- Melhor Matador de Touros: Luís Procuna
- Melhor Novilheiro: Daniel Nunes
- Melhor Bezerrista: João Carreira
- Melhor Grupo de Forcados: Amadores de Montemor
- Melhor Ganadaria: Passanha
- Melhor Peão de Brega: João Prates “Belmonte” – João Pedro Juca
- Melhor Bandarilheiro: Claudio Miguel
- Melhor Empresa: Gestoiro-Eventos
- Imprensa Taurina- Site – Toureio.com
                               Publicação – Ruedo Ibérico
- Troféu Internacional – Portugal – Rui Fernandes – 
Espanha – Leonardo Hernandez
Revelação Cavaleiro de Alternativa: António Brito Paes
- Revelação Cavaleiro Praticante: Mateus Prieto
- Revelação Cavaleiro Amador: António Prates

Menções Honrosas:
GFA. Monsaraz -
GFA. S. Manços –
Carlos Fernandes (Ganadaria Eng. Luis Rocha)

 A iniciativa parte da gerência do Sortilégio Bar Club, em Reguengos de Mosaraz, e pretende premiar com este novo conceito todos aqueles  que fazem honrar o bom nome da tauromaquia portuguesa, como seria de todo impossível nomear todos artistas e figurantes desta antiga tradição, foram apenas realçados os que achamos que deveriam ter especial destaque em cada posição da festa taurina tendo em conta as suas actuações na época transacta.
 Atribuindo um prémio a cada triunfador.
A noite promete ser de todo inesquecivel e memoravel para todos aqueles que vivem a verdadeira aficcion na pele.

RUI FERNANDES VENCE TROFÉU EM REGUENGOS DE MONSARAZ


 Rui Fernandes                              foto:D.R.
A Casa Inácio Ramos Jr anunciou hoje que o cavaleiro Rui Fernandes vai receber do Sortilégio Bar Club, em Reguengos de Monsaraz, o troféu Triunfador Internacional, no decorrer da 1ª Gala do Toiro Bravo, levada a cabo por aquele estabelecimento comercial.
A gala realiza-se dia 3 de Dezembro, 6ªfeira, a partir das 23h30 no Sortilégio Bar Club.
 A casa Inácio Ramos Jr recorda ainda que o cavaleiro Rui Fernandes recebeu também no passado sábado o "Troféu Triunfador Internacional 2010" da Tertúlia Tauromáquica de Estremoz e irá receber proximamente o "Troféu Máximo Triunfador" da Feira de San Sebastian de los Reyes 2010 e o "Troféu Triunfador Internacional 2010" da Rádio Portalegre.

Vítor Ribeiro envolvido em campanha solidária