DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

terça-feira, 17 de maio de 2011

A classe de Caetano e o valor de Conchi (C/FOTOS)

Moura Caetano dando volta ao ruedo com um rabo!









 Vários foram os amigos/aficcionados que assistiram ao êxito de João Moura Caetano






Valência de Alcantara, 15 de Maio, dia de San Isidro. Tarde entre o trago de uma clara e um “bocadillo  de jamon” no Clavo (ponto de encontro dos aficionados), o ambiente adivinha-se de festa. 
Cá fora os romeros passeavam-se nas suas monturas, ou no modernismo dos reboques de tractor, que substituem as velhas carroças. Mas o público não correspondeu como se esperava face ao clima que se vivia nas “calles”, preenchendo apenas meia casa. 
Abriu praça João Moura “Cahetano” (Caetano) e com a frieza do público pagou por isso, lidou como ele sabe com arte e entrega, mostrou desenvoltura com o novilho que lhe tocou e que se adiantava à montada. 
Caetano mostrou estar preparado para abraçar a temporada dura (cinquenta festejos programados) que aí se adivinham. Impar na brega, templando e rematando as sortes, foi o rojão de morte a roubar-lhe os troféus máximos. 
Por uma questão de respeito pelo público, porque tem pedigree de toureiro, ofereceu (e nada o obrigava a isso) o sobrero ao público. Voltou a lidar com arte, entrega e tremendismo, ficando na retina de qualquer aficionado os dois rojões compridos de praça a praça, como só aqueles que são dotados de instinto toureiro o sabem fazer. 
Foi premiado com os troféus máximos, e justiça foi feita. Luis Valdenebro, filho do rejoneador com o mesmo nome, nada adiantou de espectacular ao festejo. Andou vulgar e não esteve certeiro com o rojão. 
Miguel Hidalgo, novilheiro que pouco mostrou muito por culpa das más condições dos oponentes, mesmo assim o público foi generoso e ofertou-lhe uma orelha em cada um. Conchi Rios afirmou-se como uma lutadora num mundo em que as mulheres têm dificuldades em triunfar e onde só Cristina Sanchez chegou à alternativa. 
Mostrou alguma desenvoltura com o capote e mandona na muleta, sendo premiada com duas orelhas e um rabo. 
O seu segundo fatal pelo lado esquerdo, pregou um susto à jovem novilheira com um puntazo na face interior da perna direita, mas Conchi mostrou vontade de triunfar e não se deixou intimidar, no entanto perdeu os troféus por estar pesada na hora de matar. 
Desiguais de apresentação e de comportamento saíram os novilhos de Jara del Retamar.
Texto:Marco Gomes
Fotos: Luís Mourato e DT