DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Eis o futuro...Em 2012 menos 20 a 30 por cento de espectáculos taurinos em Portugal

 O presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET), Paulo Pessoa de Carvalho, avançou hoje que se prevê uma redução entre “20 e 30 por cento” no número de espetáculos tauromáquicos em 2012.
“Eu penso que vai haver uma redução de espetáculos. A APET prevê que a redução seja na ordem dos 20 a 30 por cento”, disse o responsável, em declarações à agência Lusa.
A subida do IVA nos espetáculos tauromáquicos de 06 para 13 por cento é encarada pelo presidente da APET como um “dano colateral” no meio de uma conjuntura económica desfavorável e no meio das “incertezas” quanto ao futuro do país.
Reconhecendo que as estatísticas que possui “não são fidedignas”, Paulo Pessoa de Carvalho explicou que os números sobre a redução de espetáculos estão a ser projetados pela APET perante as conversações mantidas com as principais empresas que já se encontram a lançar os seus espetáculos para 2012.
De acordo com dados fornecidos pelo presidente da APET, em 2011 realizaram-se em Portugal 300 espetáculos tauromáquicos.
Paulo Pessoa de Carvalho acredita, no entanto, que os aficionados vão continuar a frequentar os recintos tauromáquicos e a fazerem, como têm feito nos últimos anos, uma “seleção” dos espetáculos a que querem assistir.
“Quer o IVA fosse a 06 ou a 23 por cento, o aficionado fazia sempre a sua seleção em função da qualidade. A passagem do IVA nos espetáculos tauromáquicos para 13 por cento foi um mal menor”, declarou.
A subida da taxa do IVA, sublinhou, "é mais um espinho numa silveira carregada deles".
"Os aficionados não vão deixar de ir aos toiros, vão é menos vezes do que iriam”, disse.
Perante a crise financeira que o país atravessa, o presidente da APET acredita ainda que os cachets dos toureiros vão sofrer em 2012 “um corte”, principalmente o das grandes figuras do toureio.
“Os grandes cachets vão levar um corte e os dinheiros que os empresários dão pelas rendas das praças terão obrigatoriamente de diminuir”, acrescentou.
Por outro lado, este ano, vários setores da tauromaquia criticaram a entrada considerada “excessiva” de toiros espanhóis em Portugal, situação que Paulo Pessoa de Carvalho prevê que não irá ocorrer em 2012.
“Em 2012 vão entrar menos toiros espanhóis e a entrada e vigor do novo regulamento vai conduzir a isso. Eu penso que as empresas e os ganadeiros portugueses vão entender-se melhor em 2012 do que em 2011”, disse.
A temporada tauromáquica em Portugal arranca no dia 01 de fevereiro, com um festival taurino na Praça de Toiros "Libânio Esquível”, em Mourão (Évora), e termina no dia 01 de novembro com espetáculos no Cartaxo (Santarém) e no Coliseu do Redondo (Évora).

Agência Lusa