DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Perdi um grande amigo…

 
Na entrega de troféus (a primeira) da tertúlia de Sousel. Mais um galardão para o programa 3 Tércios.
 A última corrida da Rádio Portalegre-Programa 3 Tércios, em Alpalhão (2011). O brinde de Moura Caetano
 Com o Doutor Gomes Esteves, Fernando Coelho, Abel Correia e Francisco Romão Tenório- Crato 2011
 Na célebre corrida mano a mano em Portalegre entre Moura e seu filho. João (Pai) foi colhido e no auxílio lá estava o Lourenço...
 Num colóquio em Sousel. Simão Comenda, João Nunes Patinhas, Hugo Teixeira e o Lourenço a usar da palavra só como ele sabia...
 Praça de Portalegre- 2011. Momento do brinde de João Moura Jr
 Nas emblemáticas entregas de troféus da rádio. Os meus dois MESTRES: Alvarenga e Mourato
O brinde de Duarte Pinto, este ano, na praça de toiros do Crato

-Lourenço Mourato ficará para sempre no meu coração. Um amigo como poucos, um excelente conversador, um grande aficionado, um homem com H grande. O Lourenço era isto e muito mais.
Com ele convivi desde que vim estudar para Portalegre (tinha 12 anos), para o Colégio Diocesano de Santo António.
Eu, todos os dias, almoçava no seu querido restaurante “Solar do Forcado”, que o seu filho Luís, na actualidade, gere com grande eficiência. Aliás, o restaurante do Mourato é o melhor restaurante da cidade que abraçou Régio!
Com o Lourenço cresci, com o Lourenço entrei no mundo do toiro a sério, com ele fui a Espanha, com ele sorri, com ele chorei, com ele aprendi.
Excelente profissional de rádio, com uma capacidade de improviso única. Acutilante e por vezes polémico, Mourato não aguardava aquilo que sentia, aquilo que pensava.
Adorava fazer programas com ele porque nunca havia uma nega para comentar uma notícia ou outra mais polémica.
Com o Lourenço editei o programa 3 Tércios, na Rádio Portalegre, durante 13 anos!
Por culpa do Lourenço ganhei o bichinho da rádio e tornei-me profissional do setor.
Enquanto durou, nós tivemos muitas alegrias, muitas tristezas e, por vezes, até saturados, pois o programa não parava no Inverno, lá ganhávamos força e editávamos mais um....
A missão de informar e de servir a festa era uma força maior. Cumprimos a missão.
Sacrificando por vezes as nossas famílias, como ele referia muitas vezes, lá fomos editando o programa, modéstia à parte, o melhor do país, um espaço na rádio que ficará para sempre marcado pelas imponentes entregas de troféus que realizávamos. Vou ter saudades das nossas entregas de troféus, Lourenço…
Sem o Lourenço presente, considero que o programa deve terminar.
Aliás, estava suspenso desde que ele adoeceu…
O projeto iniciou-se há 17 anos, eu fui para o programa convidado por ele e considero que a “mística” do 3 Tércios só tem razão de ser com ele, o meu querido amigo.
Morreu o Lourenço, morreu o programa.
Mas não quero deixar de fazer o último, o derradeiro. Talvez já este Domingo, entre as 22:00 e as 23:00. Quero homenageá-lo.
Mas sobre isso, depois, darei aqui notícias se faço a derradeira emissão ou não.
Agora não interessa nada.
Por último, quero enviar um grande beijinho à sua esposa e ao seu filho, o meu querido Luís, companheiro de uma vida. Muita força aos dois!
Também gostaria de deixar uma palavra aos taurinos que compareceram em massa na derradeira homenagem ao Lourenço. Afinal a família taurina é solidária e soube estar presente na hora da despedida.
Muito mais havia a dizer, mas já não consigo… a dor é profunda, o vazio é imenso.
Até sempre, amigo e companheiro de tantas e tantas aventuras.


HUGO TEIXEIRA
 Fotos:DT e D.R.