DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

"Toirada" em Vila Viçosa

Lacaio do Capitão da Guarda Real

Até Abril de 2012 estará patente na sala de exposições temporárias do Castelo de Vila Viçosa uma mostra dedicada ao aguarelista Alberto de Souza (1880 – 1961). 
As obras expostas integram um conjunto denominado Toirada, uma encenação que pretendeu recuperar um espectáculo de c 1640, com os personagens representativos de classes sociais e profissionais da época, a produzir no âmbito das Comemorações dos Centenários.
Estas Comemorações, promovidas com grande investimento do regime em 1940, celebravam a fundação da nacionalidade - 1140, com as actividades a centrarem-se em Guimarães, a epopeia dos Descobrimentos – com a grande Exposição do Mundo Português, em Lisboa e, irradiando de Vila Viçosa, as celebrações da Restauração de 1640.
O Museu da Restauração foi pensado, na sequência das Comemorações dos Centenários, particularmente das celebrações da subida ao trono de D. João IV, como prolongamento material dos efémeros festejos. O espólio foi sendo reunido pela Comissão dos Centenários, tutelada pelo Ministério das Finanças, em conjugação com a Fundação da Casa de Bragança.
Inicialmente este museu seria instalado no Palácio da Independência, sede da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, no Largo de S. Domingos da Baixa lisboeta. Quando a Mocidade Portuguesa decide requisitar esse edifício, perante a necessidade de novo espaço, o Castelo de Vila Viçosa aparece como a melhor solução. Neste contexto, o Museu-Biblioteca da Casa de Bragança recebe o espólio do museu, constituído por uma biblioteca temática, algum armamento e pinturas, em que se inclui o conjunto de aguarelas da autoria de Alberto de Souza.

Tiago Salgueiro