DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

quarta-feira, 30 de março de 2011

Última Hora: Toiros em Fronteira no dia 07 de Maio

 Francisco Cortes em Fronteira no dia 07 de Maio      Foto:D.R.


Francisco Cortes, José Manuel Duarte e o matador de toiros espanhol Julio Parejo, vão marcar presença num festival taurino na vila alentejana de Fronteira, no dia 07 de Maio, pelas 16:00.
Este festejo está inserido num encontro nacional de tropas paraquedistas.
As pegas vão estar a cargo dos amadores de Portalegre e Alter do Chão.
Lidam-se novilhos toiros de Santa Maria.

Gestoiro com data de 1 de Maio em Montemor avança com cartel

   Moura Caetano é um dos cavaleiros contratados para Montemor                          FOTO:D.R.

A empresa Gestoiro ficou com a data de 01 de Maio em Montemor, praça gerida pela empresa "Montemor é Praça Cheia" de Simão Comenda e Paulo Vacas de Carvalho.
Rodrigo Tendeiro, da empresa Gestoiro, já divulgou o cartel para a corrida de 01 de Maio, um cartel que conta com a participação de seis cavaleiros e a estreia de uma ganadaria.
Luis Rouxinol, Rui Fernandes, Sónia Matias, Moura Caetano, Tomás Pinto e João Maria Branco são os toureiros contratados.
As pegas vão estar a cargo dos grupos de forcados de Montemor e Alcochete.

Lidar-se-ão seis imponentes toiros da gandaria Conde de Arriaga, do Engenheiro Oliveira Soares.

Vítor Mendes na Mexicana

 
Foto: D.R.

 No próximo dia 11 de Abril, segunda-feira, pelas 20:00, a Tertúlia Tauromáquica "A Mexicana", vai ter como convidado especial o matador Vitor Mendes, a comemorar o 30º. ano da alternativa, estando a sua apresentação a cargo do distinto aficionado e conferencista, Coronel José Henriques. O evento que está a despertar muito interesse, terá a presença de várias individualidades portuguesas e estrangeiras. Quem desejar participar poderá fazer a sua inscrição no Balcão da Pastelaria Mexicana, Av. Guerra Junqueiro/P. Londres, em Lisboa, onde tem lugar o Jantar, ou pelos telefones 218485241,218488117 e telemóvel 966015058

G.F.A.Arronches com intensa actividade durante o mês de Abril



O Grupo actuará já no dia 2 em Navalmoral de la Mata, na Corrida de Reaparição da Rejoneadora Noélia Mota, compartindo cartel com José Miguel Callejon e João Moura Jr., perante touros da prestigiada ganadaria sevilhana de Soto de la Fuente, festejo que poderá ser seguido através do Canal Extremadura. Estando ainda por decidir se pegarão os seis ou três touros dependendo do tempo que seja dado para a cobertura televisiva.
Também no dia 2 de Abril, será realizada a IV Festa de Forcado na Arena de Évora e que contará com a habitual parelha de cernelheiros, Fábio Mileu e Leonel Frade Chaves.
 Já no dia 11 rumarão até ao arquipélago dos Açores onde irão fazer a sua estreia, na Monumental de Angra de Heroísmo, Ilha Terceira, no Festival de Beneficência “Luís Fagundes” que conta com um mano-a-mano ibérico entre os cavaleiros Rui Lopes e Juan Manuel Cordero, alternando no capítulo das pegas com os Amadores de Ramo Grande, perante touros de diversas ganadarias açorianas.
Dia 23 de Abril participará no festival benéfico da reinauguração da castiça Praça de Touros de Santo António das Areias, no concelho de Marvão, onde juntamente com outros dois grupos que em breve se anunciarão disputarão o Prémio Casa do Povo para a melhor pega.
Dia 24, Domingo de Páscoa, o Grupo irá marcar presença numa Corrida de Rejoneio em La Garrovilha, Badajoz, num cartel composto pelos Rejoneadores José Miguel Callejon e Sanchez de la Veja e os Cavaleiros Portugueses Ana Rita e Tomás Pinto, perante touros de D. Luís Albarran, em que actuarão também os Amadores do Ribatejo.
Segunda Feira de Páscoa, que este ano coincide com o Feriado Nacional, de 25 de Abril será dia de romaria até à castiça e bem cuidada Praça de Touros de Sousel, onde irá repartir cartel com outro grupo, perante imponentes touros da prestigiadíssima ganadaria de Jandilla.
O Mês de Abril será pleno de actividade para o Grupo de Forcados Amadores de Arronches.

G.I: G.F.A.A


Exposição taurina em Alter do Chão

Esta quinta feira todos os caminhos vão dar a Alter do Chão

terça-feira, 29 de março de 2011

Alguns dos novilhos-toiros de Herdeiros de Cunhal Patrício para o festival de Estremoz

Fotos:TTE

Última Hora: João Moura Caetano em Madrid

 João Moura Caetano está contratado para a Feria de San Isidro, em Madrid.


 Foto:D.R.

in mundotoro

Hermoso de Mendoza y Diego Ventura actuarán juntos en la próxima Feria de San Isidro. La empresa Taurodelta ha cerrado dos tardes a cada uno de los rejoneadores en la primavera madrileña, una de ellas formando parte del mismo cartel, en la Feria de San Isidro y con la corrida de San Pelayo, propiedad de Niño de la Capea.

Además, la empresa ha anunciado las contrataciones de Leonardo Hernández, Andy Cartagena, Fermín Bohórquez, Sergio Galán y Moura Caetano. Las corridas contratadas hasta el momento, además de la ya mencionada de San Pelayo, son las de Los Espartales y Fermín Bohórquez.

Los festejos de rejones se celebrarán los sábados días 21 y 28 de mayo, dentro de San Isidro, domingo 5 de junio (festejo de PPY) y domingo 12 de junio, cerrando ésta la Feria de Aniversario.

Praça de Stº António das Areias renasce e recebe festejo taurino a 23 de Abril (C/Fotos)


A Praça de Touros de Santo António das Areias (Marvão) será reinaugurada no próximo dia 23 de Abril, pelas 16.30 horas, com um  tradicional festival taurino.
As obras levadas a cabo pela proprietária da Praça, a Casa do Povo local, estão praticamente finalizadas e a praça encontra-se renovada mantendo toda a sua beleza e tradição.
Brevemente será anunciado o Cartel definitivo mas desde já adiantamos que serão lidados Novilhos de Ribeiro Telles e pegarão 3 Grupos de Forcados Amadores que disputam o Trofeu para a Melhor Pega e estando presentes 6 Cavaleiros.
Os preços para todos desde 10,00 euros são mais um dos aliciantes deste grande acontecimento e de mais uma Praça recuperada.
 
DT/Aplaudir

Fim-de-semana super taurino em Cabeço de Vide (C/FOTOS)




















Jornada de antologia taurina foi a que se viveu em Cabeço de Vide no dia 26 e 27 de Março. Super organização do Município de Fronteira, onde uma vez mais o vereador António Gomes, meteu mãos à obra e teve o sucesso absoluto.
No dia 26 logo cedo a jornada com treino dos forcados de Alter do Chão e os Académicos de Elvas frente a reses de Rodolfo Proença, com a presença de público bastante assinalável.
Durante a tarde assistiu-se a uma aula prática de tauromaquia, com reses de excelente nota de Francisco Luís Caldeira, e onde o finíssimo matador Javier Valverde a demonstrar arte e poderio com o capote e com a muleta. O matador Salamanquino Juan Diego também esteve à altura das reses que teve de enfrentar.
O novilheiro Manuel Dias Gomes, que foi triunfador de alguns troféus na temporada anterior, não teve tanta sorte com o lote, no entanto mostrou ofício e que está em condições dos desafios que se adivinham, alguns do lado de lá da fronteira.
Na antiga estação de comboios, foi inaugurada a exposição “Tauromaquia ontem e hoje”, seguindo-se um interessante colóquio sobre a promoção e defesa da Festa. O apresentador do programa Arte e Emoção José Cáceres, foi o moderador de serviço e os oradores Cavaco Faísca, António Valente, Pedro Figueiredo, João Queirós e Marco Gomes, com um público que preencheu por completo o espaço, debateram durante mais de 2.30h, com intervenções pertinentes.
Pela noite dentro quase 300 pessoas jantaram e homenagearam o Dr. João Mendes de Almeida e o Engº Ricardo Mota.
Já no dia 27 com o tempo a ameaçar chuva, começou a demonstração de pegas de cernelha e ferra de reses bravas do ganadeiro João Buinho. O grupo de Forcados Amadores de Portalegre apresentou várias parelhas de cernelheiros.
A demonstração de toureio a cavalo esteve a cargo de Filipe Vilhais, Cláudia Almeida e Andreia Oliveira.
Filipe Vilhais agora que está prestes a tirar a alternativa, mostrou estar preparado para tal.
A cavaleira amadora esteve em pleno desembaraço e com noção de querer ser alguém no mundo do toureio. A debutante Andreia Oliveira, apresentou algum nervosismo inicial, por ser a sua apresentação em público, no entanto com o decorrer da lide foi demonstrando argumentos suficientes para continuar a sua carreira.
Por seu lado a Escola de toureio Joaquim Gonçalves, coadjuvou as lides e Duarte José foi a estrela no toureio apeado com arrojo e determinação.
Com 4 pegas ao primeiro intento o GFA de Portalege (juvenis) mostraram ter muitos recursos para continuar a engrossar a sua listagem de forcados, agora composta por seis elementos do Clube Taurino do Agrupamento de escolas do concelho de Alter do Chão.
Certamente para o ano mais uma iniciativa deverá acontecer com a determinação do vereador António Gomes.
            
Texto: Marco Gomes

Fotos: Município de Fronteira


Uma nova “montra” de artigos relacionados com a Festa Brava e a Tauromaquia está disponível na internet, chama-se bostauru.com. Pretende ser um ponto de encontro e de intercâmbio onde estarão presentes um variado leque de produtos relacionados com o tema taurino. Desde o coleccionismo aos objectos relacionados com a pratica do toureio, passando pela arte, como a pintura a escrita ou a fotografia.
Mas os horizontes são largos, a imaginação ilimitada, e prometemos apresentar a todo o momento, as mais variadas iniciativas relacionadas com esta sublime arte de tourear; sempre com o intuito de acrescentar algo na divulgação e engrandecimento da festa brava.
Queremos deixar um espaço a todos os agentes da festa, desde os artistas, ao publico (são eles a razão de tudo), assim como a todos os que desenvolvam produtos relacionados com a mesma, que o nosso site está á sua disposição para o que acharem conveniente, pois tratando-se de uma montra como de inicio lhe chama-mos, temos a pretensão de que quem para ela olhe possa ver uma boa imagem da nossa Tauromaquia e de tudo o que com ela está relacionado.

Festival de Arronches (Fotos)

Estas são as imagens do Festival de Arronches.
A crónica está retratada num exelente vídeo do Fernando Marques (Planeta dos Touros), num post anterior.