DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

sábado, 10 de março de 2012

Arronches: Amendoins, batatas fritas e alguns bons momentos…



















 O festival taurino hoje realizado em Arronches não foi nada de especial… Fica marcado por bons momentos de toureio por parte de alguns cavaleiros e pela qualidade dos amendoins e batatas fritas que eu tive o prazer de saborear na companhia do meu colega e amigo Hugo Calado.
Iguarias à parte, a tarde de toiros iniciou com uma actuação de Joaquim Bastinhas cheia de mérito, coroada com um bom par de bandarilhas ao novilho muito bem apresentado de Francisco Romão Tenório. Bastinhas continua um senhor, uma figura da festa.
Seguiu-se Marco José que andou atrevido nos compridos, com raça e querer, perante um Sommer d´Andrade a pedir algumas contas.
Nos curtos esteve irregular nalgumas das sortes que executou, tendo primado por executar as mesmas de igual forma, a quarteio, tipo papel químico.
Alberto Conde foi a Arronches para tourear de verdade, mas o oponente que teve pela frente, também de Sommer d´Andrade, não deixou. Alberto quis sempre ir de frente, insistiu, mas o oponente atravessava-se no caminho e as coisas ficaram difíceis…Não escutou música, mas também não enganou o pagante.
Marcos Bastinhas, que toureou outro Sommer, este valente, atrevido, arriscado e triunfou. Pena que tenha optado, tal como seu pai, em trocar de montadas uma série de vezes, situação que arrefecia o público que estava entregue.
Mexeu com o toiro, mudou constantemente de terrenos e a sorte sorriu. Boa passagem, coroada com palmitos de mérito.
Tiago Carreiras (lidou outro Sommer) esteve também em bom plano, principalmente nos curtos, com remates vistosos. Mostrou novas montadas que podem vir a dar que falar e sacou ainda o famoso “Quirino”, mas o toiro que tinha pela frente não era um oponente a altura da montada.
No que diz respeito aos cavaleiros fechou a tarde David Gomes, que tirava a prova de praticante. Aliás, o David foi a grande surpresa da tarde.
Esteve bem, passou com distinção.
 Está toureado, tem noção daquilo que faz e isso é meio caminho andado. Atenção a este jovem toureiro.
Na parte apeada esteve em praça, ou melhor não esteve, “Milagros de Peru”.
Perante um exemplar de Luís Garzon sem classe e com perigo, a toureira deu dois lances de capote e na muleta nem sequer a primeira tanda…O novilho metia-se, a toureira ficou em pânico e acabou com a festa, também sem música, sem nada...
 Passagem inglória.
Quanto aos forcados de Azambuja, Arronches e Académicos de Elvas, a tarde serviu para rodar malta nova que cumpriu a papeleta sem dificuldades.
Dirigiu o festejo (meia casa) Agostinho Borges, assessorado pelo Dr. José Guerra.