DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

terça-feira, 24 de abril de 2012

Associação Pró Toiros na Linha lança acusações ao autarca de Cascais após o edil demonstrar desinteresse no projeto



Esta é a carta da Associação:
 
Exmo. Sr. Dr.
Carlos Carreiras

A futura Associação Pró Toiros na Linha, Associação sem Fins Lucrativos, vem pelo presente apresentar a V. Exa., o seu descontentamento e a mais fervorosa e veemente contestação/ impugnação à V/ Declaração proferida no dia 21 de Abril do corrente ano civil.

V. Exa. utilizou uma Rede Social, nomeadamente o Facebook, para proferir Declarações perfeitamente injustas, indecorosas, prepotentes, antidemocráticas, avassaladoras, descabidas no espaço e no tempo, extravasando as Suas melhores competências, tratando um assunto, um conjunto significativo de Cidadãos, de forma irresponsável e completamente imponderada.

As Suas palavras de suspeição e levantamento de injúrias, com argumentação caluniosa e irrealista, contra a futura Associação, os seus membros e apoiantes, são, de facto, de repudiar e de contestar.

A futura Associação, Pró Toiros na Linha, tem sido solicitada/procurada pelos Órgãos da Comunicação Social, a fim de explicar as suas melhores ideias, o seu projecto, a curto, médio e longo prazo.
Por entenderem ser um Projecto digno de nota, assim solicitaram numerosas entrevistas, as quais surgiram através da Agência Lusa e da Antena 1, respectivamente, em Jornais diários e da especialidade e Rádio.

A futura Associação pauta-se por Princípios e Valores Nacionais, de regozijo pelas Tradições Portuguesas, que estão, e estarão, sempre presentes nas nossas melhores actividades.

V. Exa. demonstrou, com as Suas palavras ignóbeis e vis, não defender as Tradições Portuguesas, não respeitar os gostos de um grande Grupo de Cidadãos Nacionais e Estrangeiros e, muito mais grave, não entender, na Sua posição como Autarca, o Seu lugar, as Suas competências, extremando posições, violando, parcial ou totalmente, 7 (sete) Direitos e Princípios Constitucionais basilares previstos na Constituição da República Portuguesa:
     o Livre associativismo e a não interferência das autoridades públicas nas Associações,
     a Liberdade de expressão e informação,
     a não descriminação de pessoas - por possuírem determinadas ideias – 
     Participação na vida pública
     Direito de Petição e direito de acção popular
     Iniciativa privada
     Fruição e criação cultural


O Seu despropósito, na qualidade de Presidente de Câmara, como Autarca, embora não eleito por sufrágio, é digno de nota e de registo.
O Seu conceito arbitrário de democracia demonstra de facto a ausência de conhecimento sobre as regras e imposições legais, sobre o papel de importância supra de um Autarca, que deveria ser o exemplo para os demais Cidadãos deste Concelho tão distinto.

O modo como errática e desabridamente atacou a futura Associação, revela profunda ignorância, e, qui ça, má fé, desferindo inverdades e pouco sentido/ conhecimento histórico.

Falar da ausência de Tradições Tauromáquicas no Concelho de Cascais é de facto desconhecer esta tão afamada Vila de Cascais, por onde passaram grandes nomes da Tauromaquia Nacional e Estrangeira.

A futura Associação Pró Toiros na Linha, através do seu Departamento de Formação, terá muito gosto em contribuir para a Sua Cultura Geral, enumerando os inúmeros exemplos dessas Tradições e todas as Corridas que ali se desenvolveram de forma espectacular, contribuindo para a afirmação de Cascais, detentora de uma das maiores salas de eventos tauromáquicos.

A questão em apreço não se prende com o simples debate a favor ou contra a tauromaquia, e sim, com uma atitude imprópria, desajustada, por parte de alguém que deveria ser comedido nas palavras e nos actos, envidando esforços e atitudes próprias de um Autarca de primeiríssima linha.

A Associação Pró Toiros na Linha está a dias de nascer. Foi concebida por um impulso espontâneo de aficionados e num curtíssimo espaço de tempo, ganhou uma força e dinâmica não esperada de imediato. Está assim a dar os primeiros passos, recolhendo apoios, ouvindo vontades, debatendo assuntos com milhares de apoiantes à Causa dos Toiros e das Tradições Portuguesas.

Como será fácil de entender por quem entende de procedimentos legais, jamais em tempo algum, a futura Associação poderia dirigir-se à Câmara Municipal de Cascais, ou outras, sem estar constituída, sem ter personalidade jurídica, sob pena, aí sim, de ser acusada de ilegitimidade, de propósitos não sérios e de ideias descabidas e despropositadas.

O Projecto, entendido como esboço, desígnio, plano, da Praça de Toiros é, por enquanto, e tão-somente, uma ideia, uma vontade, que reuniu desde logo alguns empresários que estariam dispostos a avançar com uma consolidação de vontades, desde que a Câmara Municipal de Cascais assim apoiasse esta Causa tão Portuguesa, dos aficionados deste País e Estrangeiros.
Para melhor entendimento de V. Exa., a fim de evitar mais atropelos à verdade, e de V. Exa. evitar falar de assuntos que desconhece, e assim vaticinar acontecimentos, próprios de antiquíssimas tragédias gregas, esta futura Associação informa que existe um conjunto de boas intenções no sentido de construir um complexo moderno, multifuncional, capaz de valorizar o espaço Cascais, Oeiras e Sintra, num âmbito nacional, nomeadamente, numa vertente económica, turística e cultural.

São estes os propósitos, entre outros de igual e supra importância, percorrendo um percurso sério e rigoroso, no cumprimento absoluto da legislação em vigor, que o Exmo. Sr. Presidente não considera sérios e próprios, preferindo, qui ça, uma romaria aos Paços do Concelho, ao seu digníssimo Gabinete a fim de implorar o Seu melhor apoio e ajuda, num momento anterior à nossa digna e proveitosa iniciativa.
Não é essa a nossa postura. Jamais o será. Pautamo-nos por propósitos sérios, de não compadrios e de caminhar segura e legalmente.

A Constituição da República Portuguesa defende os Cidadãos, dando-lhes/conferindo-lhes Direitos, Deveres e Garantias, salvaguardando estes das injustiças e das tiranias absolutas e infundadas.

A nossa vontade, o nosso sonho, não passa, seguramente, como foi notícia na Antena 1, por solicitar à Câmara Municipal de Cascais um qualquer terreno.
V/ Exa. não teve o cuidado de se informar, de forma cuidada e precisa, o que esta Associação quer fazer, qual o seu projecto, os seus cuidados, o trabalho que já tem agendado, num cômputo geral o que representa e o que tem como Objecto Social, actuando negligente e despropositadamente, questionando, de forma indecorosa e pestilenta, a forma como a futura Associação pretende obter terrenos, insinuando que a Associação quer requerer os mesmos à conta do Contribuinte.

A futura Associação, de génese democrática e altamente participativa em termos de Cidadãos das mais variadas profissões, religiões e partidos, pauta-se por ser um Grupo heterogéneo, onde cabem todos aqueles que acreditam na Vontade, na possibilidade de acontecer realmente o propósito de construção da Praça multifuncional, em prol de um bem comum, que V. Exa. demonstra, de facto, através das Suas palavras, ter esquecido.

Com o Seu extremismo descompensado apenas demonstra desconhecimento e uma posição completamente antagónica ao estabelecido e aprovado pelos Deputados, dos quatro maiores Partidos políticos desta Nobre Nação, os quais disseram “Sim” às Toiradas, às Corridas de Toiros neste Portugal.

Devido às palavras proferidas por V. Exa., dois dos Investidores deste Projecto, já abandonaram o mesmo, por entenderem ser um gasto descabido em projectos, por um lado, pela Sua não anuência à vontade demonstrada pela futura Associação, embora por meios impróprios, e por outro lado, por entenderem que este Projecto está condenado à partida por um Autarca, embora não eleito, que detém a decisão, o poder decisório.
A futura Associação irá envidar esforços redobrados a fim de procurar novos Investidores que queiram juntar-se a este Projecto e que tencionem combater a prepotência e o arbítrio demonstrado por V. Exa.

V. Exa. contribuiu assim para estagnar o progresso coerente desta tão prezada Vila de Cascais, o qual esperamos ver ressurgir em breve.

A futura Associação Pró Toiros na Linha sente-se lesada nos seus mais legítimos Direitos, fundados na Constituição da República Portuguesa.

A futura Associação Pró Toiros na Linha não baixará jamais os braços e continuará a alimentar este sonho/projecto até à sua efectiva concretização.

A futura Associação Pró Toiros na Linha, espera de V. Exa., na qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Cascais, um pedido formal de Desculpas, a fim de existir entendimento e Colaboração entre Autarquia e os demais Cidadãos, associados, ou não, à Causa dos Toiros, em prol das Tradições Portuguesas, da Vida e Coesão Nacional.

Cascais sempre! Portugal eternamente!



Associaçaõ Pró Toiros na Linha
Comissão Instaladora