DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

sexta-feira, 1 de junho de 2012

COMUNICADO da PROTOIRO



O Sr. Secretário de Estado da Cultura receberá, hoje, movimentos anti taurinos a propósito do novo regulamento tauromáquico.
Este gesto sem qualquer fundamento, denota uma total irresponsabilidade e falta de respeito pelo sector da cultura taurina, pelo impacto económico desta atividade cultural, pelos seus profissionais e pelos milhões de aficionados por todo o país. Atitude ainda agravada pelo facto de ser realizada por quem deve ser o primeiro defensor da cultura portuguesa.
Como pode ser aceitável que para a definição de um regulamento e de um estatuto profissional, se oiça quem pura e simplesmente quer eliminar essa atividade? Onde estaríamos nós se o Ministério da Administração Interna adiasse a aprovação de um regulamento sobre bombeiros, fruto de consensos, por decidir ouvir associações de pirómanos?
O Sr. Senhor Secretário de Estado tem o regulamento pronto desde o início da legislatura e que mereceu o consenso de todos os agentes da Tauromaquia, da Associação Nacional de Municípios e de todas as demais entidades estatais que supervisionam o sector, como é o caso da Direcção-Geral de Veterinária. Trata-se de um projeto que está pronto e que vai atualizar uma regulamentação com mais de 20 anos. Só falta a coragem política de aprová-lo.
Francisco José Viegas já afirmou publicamente, por diversas vezes, que a aprovação estava iminente. Mas primeiro foi a Troika, depois foram os problemas no “acesso a profissões” e agora a aprovação vai aguardar, sem justificação alguma, pela audição de movimentos extremistas e radicais, que nada têm que ver com este setor. E depois, qual será a desculpa para não aprovar um diploma que está concluído há anos?
Num momento grave da vida económica e cultural do país, quando o cinema, o teatro e toda a demais produção cultural estão em pré-falência, arriscando os seus profissionais caírem no fosso do desemprego, as preocupações da Secretaria da Cultura não se focam nos agentes culturais que tutela, mas sim em agentes destruidores da cultura portuguesa.
A Prótoiro exige do Sr. Secretário de Estado da Cultura a imediata aprovação do novo regulamento e o fim deste capítulo lamentável.

PRÓTOIRO
Federação Portuguesa das Associações Taurinas

Foto:D.R.