DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Apoderado de Parrita diz que "Há qualquer coisa que está mal!"



Há qualquer coisa que está mal !
Pois como diz o titulo há qualquer coisa ou melhor muita coisa que está mal na nossa tauromaquia pelo menos no que diz respeito á parte apeada, senão vejamos:
Todos os aficionados e representantes das empresas dizem que o toureio apeado está a morrer, que não temos figuras que rompam, etc,etc,etc…. Mas o que é certo e que a maioria das empresas não dão oportunidade aos Portugueses, preferem trazer Espanhóis (alguns até que ninguém ouviu quase falar deles nem no país de origem) dizendo que são grandes figuras que são melhores que os nossos. Mas como podem dizer que são melhores que os de cá senão dão oportunidade de tourearem os 2 ? Eu só posso dizer que corro mais que alguém se eu fizer uma corrida com essa pessoa e ganhar! Dizer que é melhor é facil mas provar se calhar é mais dificil!
Temos o caso de 2 toureiros Portugueses (PARRITA e PROCUNA), que quer queiramos quer não, ainda são os unicos que conseguem  fazer algumas “corriditas”. Será que não seria aliciante para as empresas contratarem estes 2 toureiros para disputarem um troféu? Por exemplo a empresa da Moita ainda no ano passado aquando da feira de Setembro  nas corridas apeadas ficou com a praça  a ¼ mesmo trazendo matadores Espanhóis! Nos ultimos anos a vez que a praça da Moita meteu mais gente em corridas apeadas foi quando foi a corrida com os 3 matadores da terra (PARRITA, PROCUNA e VELASQUEZ) estava cheia até ao “pau da bandeira”. Então não seria aliciante para a empresa, para os moitenses e para todos os aficionados um mano a mano entre estes 2 matadores (PARRITA E PROCUNA ,visto que VELASQUEZ enverdou pela carreira de bandarilheiro) que até são da Moita, que até bandarilham os 2 , onde Procuna até se intitula como sendo o rei das bandarilhas! Será que este cartel não funcionava? Será que não meteria gente? Não acredito…..
PARRITA ainda continua á espera de uma palavra da empresa Campo Pequeno, é que é o único matador que ainda não foi ao Campo Pequeno desde que se tornou matador. Esta empresa congratula-se sempre de ser uma empresa de oportunidades, que defende o toureio apeado como nenhuma outra, mas será mesmo? Ninguem compreende mas pronto são opções da empresa, mas se não o  contratam para o Campo Pequeno esta empresa dirige mais praças para onde o pode colocar tanto a ele como a outro Português qualquer. Mas parece que é dificil de isto acontecer visto que a maioria dos cartéis apeados são compostos por matadores Espanhóis.
Há outras empresas que pelo facto de os propietários terem sido forcados não têm interesse em montar corridas mistas, porque têm todo o interesse em colocar grupos de forcados a pegarem  que é disto que eles gostam , se o foram é natural gostarem dessa arte! Só acho que desta forma mais uma vez acabam as tradicionais corridas mistas e é mais parte da nossa festa que morre.
Já reparam quantas associaçoes e movimentos existe em Portugal em defesa da tauromaquia Portuguesa? Nada tenho contra, pelo contrário só acho que estas associações e movimentos deveriam defender um pouco mais a nossa parte do toureio apeado…
Depois temos o Sindicato dos Toureiros que pouco ou nada fazem  para defender o toureio a pé!  Deveria ser do interesse deles que houvesse mais toureiros sindicalizados, assim desta forma quase nenhum matador quer ser ou é sindicalizado, e para quê ser sindicalizado se não tem corridas? Então o Sindicato dos toureiros não deveria ter uma palavra a dizer para que houvesse mais corridas mistas? Então o Sindicato não deveria promover por exemplo a obrigatoriedade das corridas mistas em locais que sempre foram habituais realizar-se e que por uma razão ou outra já não se realizam?
Há ainda uma coisa que me intriga, que é o facto de haverem uma diversidade de escolas de toureio, mas que ainda não percebi o porque… Será só para ilusão das crianças ? É que da maneira que isto está não vejo nenhuma empresa a dar oportunidades a esses mesmos jovens.
Pensem nisto….

Um abraço a todos os aficionados !
Domingos Gama
(Apoderado do matador de toiros Sergio Santos Parrita)