DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

sábado, 28 de julho de 2012

Mais um Palha para esta noite em Salvaterra!

As empresas Emoção – Eventos Culturais, Lda e a Tauroleve apresentam mais um dos imponentes toiros da mítica ganadaria Palha que sairá à arena da Praça de Toiros de Salvaterra de Magos esta noite - 28 de Julho - a partir das 22.00 horas.

O toiro com o número 176 com quatro anos de idade está também apartado para ser lidado em Salvaterra, na corrida de Homenagem aos Emigrantes.

A emblemática ganadaria – a mais temida das ganadarias portuguesas – regressa hoje a Salvaterra de Magos, numa corrida de máxima expetação e que tudo aponta que seja um grande espetáculo. Toureios com garra, valor e cede de triunfo, e dois grupos de forcados de primeira, que se enfrentarão a um imponente curro de toiros da divisa Palha, numa noite em que estarão em disputa os troféus “WHY NOT DISCOTECA” para a Melhor Lide e Melhor Pega.

Será indiscutivelmente uma grande noite de toiros e que ninguém vai querer perder!


DADOS SOBRE A GANADARIA PALHA

ORELHA ESQUERDA: Fendida
ORELHA DIREITA: Fendida
SIGLA LIVRO GENEALOGICO: 8.AP.043-PGV
DIVISA: Azul e Branca
ANTIGUIDADE: 4/11/1883 (Madrid)
PROPRIETARIO: Sociedade Agrícola dos Arinhos, Lda.
MORADA: Quinta das Janelas Verdes - Terrugem - 7350 Elvas
ENTIDADE EXPLORADORA: Sociedade Agrícola dos Arinhos, Lda.
REPRESENTANTE: Dr. Francisco Palha Botelho Neves
MORADA: Quinta das Janelas Verdes - Terrugem - 7350 Elvas
TEL: 068/656118 - 063/656451 FAX: -
FREGUESIA: Samora Correia CONCELHO: Benavente
EXPLORAÇAO SOLAR DO EFECTIVO: Herdade da Adema
MAIORAL: Joaquim Carlos dos Santos
PROCEDENCIA: Marques de Belas e Estevão de Oliveira
ENCASTE ACTUAL: Pinto Barreiros, Oliveira Irmãos, Torrealta e Baltasar Iban
ESBOÇO HISTORIOGRAFICO
Fundada em 1846 por Antonio José Pereira Palha, através de vacas adquiridas a José Veloso Horta e Marques de Belas, Estevão de Oliveira e Sousa Falcão, procedentes, a maioria, da real vacada Vazqueña" do Rei D Miguel, as quais são cruzadas em 1871 com sementais de Concha y Sierra e Miura, adquiridos por José Pereira Palha, sucessor do primeiro titular, que modifica ferro e divisa inicial.
Em 1937 herdam a ganadaria Francisco e Carlos Van-Zeller Palha, netos de Palha-Blanco, os quais, alguns anos depois, eliminam o efectivo anterior, substituindo-o por vacas de Pinto Barreiros e sementais de Ortega e Belmonte.
Na década de sessenta e após falecimento daqueles Imãos, é a ganadaria adquirida pelos Irmãos Botelho Neves, os quais introduzem sementais de Ribeiro Telles, comprando posteriormente vacas e sementais de Oliveiras Irmãos e, ainda, sementais de Torrealta.
Em 1994 é a ganadaria dividida entre os Imãos Francisco e Frederico Botelho Neves, cabendo ao primeiro ferro e divisa originária, enquanto aumenta o efectivo com vacas e sementais de Baltasar Iban.
Foto e texto:D.R.