DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Campo Pequeno: Dá a conhecer corrida da "Champions" e cartel da final de novilhadas



Os jovens cavaleiros revelações da temporada de 2012 constituem o cartaz da corrida de gala à antiga portuguesa, que se realiza dia 4 de Outubro, no Campo Pequeno.
Para lidar um curro da divisa Branco Núncio, estarão em praça os cavaleiros Filipe Gonçalves, João Ribeiro Telles Júnior, Marcos Bastinhas, Duarte Pinto e os praticantes João Salgueiro da Costa e João Maria Branco.
Trata-se de um naipe de jovens cavaleiros dos que mais se destacaram ao longo desta temporada e que prometem uma acesa competição, aproveitando assim o facto de, pela primeira vez, actuarem no mesmo cartel.
As pegas estarão a cargo dos dois mais antigos e prestigiados grupos de forcados: os amadores de Santarém e de Montemor, capitaneados respectivamente por Diogo Sepúlveda e José Maria Cortes, que nesta noite verão ver publicamente homenageados dois dos seus mais distintos forcados, simultaneamente duas glórias maiores da arte tão portuguesa de pegar toiros: Simão Comenda (Montemor) e Nuno Megre (Santarém).
Lida-se um imponente curro da ganadaria Branco Núncio, fundada em 1926 por João Branco Núncio, o “Califa de Alcácer”, sendo na actualidade administrada pelos seus herdeiros. Tem como procedência Soler e Urquijo, e o seu encsate actual é Murube-Urquijo.
Tratando-se de uma corrida de gala, a mais carismática corrida da temporada portuguesa, será precedida do cortejo evocativo das Touradas Reais do século XVIII, circunstancia que, por si só, constitui um forte motivo de atracção de publico.
Entretanto, a 27 de Setembro realiza-se a final do “1º Ciclo de Novilhadas das Escolas Taurinas”, iniciativa que tem vindo a decorrer ao longo da presente temporada, e que tem o seu epílogo no Campo Pequeno, com o apoio fundamental da grande maioria de ganadarias filiadas na Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide (APCTL).
Esta iniciativa teve por objectivo assegurar o futuro da festa de toiros, através da promoção e do apoio a novos valores do toureio.
O cartel é composto pelos cavaleiros praticantes Maria Mira e David Oliveira e pelo amador Luís Rouxinol Jr, pelo novilheiro praticante Pedro Noronha (Vila Franca) e pelos bezerristas João Rodrigues (Moita) e Diogo Peseiro (Campo Pequeno).
Pega o Grupo de Forcados Amadores de Azambuja, capitaneado por Fernando Coração, este ano comemorarem 45 anos de actividade, sendo lidados seis novilhos de uma das prestigiadas ganadarias filiadas na APCTL.