DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Campo Pequeno: O cartaz da corrida de Gala à Antiga Portuguesa

O Fausto das Touradas Reais do Século XVIII recriado no Campo Pequeno

A corrida de Gala à Antiga Portuguesa, que já ganhou raízes na programação da temporada tauromáquica do Campo Pequeno, pelo repositório de tradição e história que contém, realiza-se dia 4 de Outubro.
São dois espectáculos num só pois, para além da corrida de toiros propriamente dita, assiste-se a um faustoso cortejo histórico evocativo das Touradas Reais do século XVIII.
Com a praça devidamente engalanada, desfilarão pela arena o Neto, os Pajens do Neto, os Pajens dos Cavaleiros, os Charameleiros, o Timbalerio, os Porta-Estandartes e Alabardeiros, os coches com a respectiva tripulação (Cocheiros, Sotas e Moços de Tábua), que transportarão os cavaleiros actuantes e a mula das farpas, conduzida pelos Moços de Forcado.
Os jovens cavaleiros revelações da temporada de 2012 constituem o cartaz desta corrida.
Para lidar um curro da divisa Branco Núncio, estarão em praça os cavaleiros Filipe Gonçalves, João Ribeiro Telles Júnior, Marcos Bastinhas, Duarte Pinto e os praticantes João Salgueiro da Costa e João Maria Branco.
Trata-se de um naipe de jovens cavaleiros dos que mais se destacaram ao longo desta temporada e que prometem uma acesa competição, aproveitando assim o facto de, pela primeira vez, actuarem no mesmo cartel.
As pegas estarão a cargo dos dois mais antigos e prestigiados grupos de forcados: os amadores de Santarém e de Montemor, capitaneados respectivamente por Diogo Sepúlveda e José Maria Cortes, que nesta noite verão ver publicamente homenageados dois dos seus mais distintos forcados, simultaneamente duas glórias maiores da arte tão portuguesa de pegar toiros: Simão Comenda (Montemor) e Nuno Megre (Santarém).
Lida-se um imponente curro da ganadaria Branco Núncio, fundada em 1926 por João Branco Núncio, o “Califa de Alcácer”, sendo na actualidade administrada pelos seus herdeiros. Tem como procedência Soler e Urquijo, e o seu encsate actual é Murube-Urquijo.