DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Distrito de Évora prepara-se para declarar a festa Património Cultural e Imaterial

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), que representa os 14 concelhos do distrito de Évora, prepara-se para declarar a tauromaquia como Património Cultural Imaterial da região, revelou hoje à agência Lusa fonte da instituição.

De acordo com o presidente do município de Reguengos de Monsaraz e autor da proposta, José Calixto, o documento deverá ser aprovado pela CIMAC "durante o mês de outubro".
Caso seja aprovada a proposta, a zona de Évora surge como a segunda região do país a declarar a tauromaquia como Património Cultural Imaterial, depois de a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), que representa os 15 concelhos do distrito de Portalegre, ter aprovado um documento idêntico durante o mês de julho.
O autarca de Reguengos de Monsaraz explicou hoje à Lusa que os municípios do distrito de Évora estão atualmente a decidir, nos respetivos concelhos, o "reconhecimento" da tauromaquia como Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal, para depois, em outubro, a declaração da CIMAC ser aprovada.
"Prevejo e quero querer que a declaração seja aprovada por unanimidade para que a proposta da CIMAC possa ter ainda mais força", sublinhou.
No documento, a que a Lusa teve acesso, José Calixto recorda aos autarcas do distrito de Évora que a tauromaquia "assume no Alentejo Central uma muito relevante importância cultural e social".
Para o autarca, a tauromaquia, nas suas mais diversas manifestações, engloba "um conjunto de tradições e expressões orais, de artes do espetáculo, de práticas sociais, rituais e eventos festivos, de conhecimentos e práticas relacionadas com a natureza e de aptidões ligadas ao artesanato tradicional".
Nesse sentido, acrescenta, que "esta tradição, esta herança cultural, própria de um povo nunca poderá ser renegada".
José Calixto destacou ainda que o distrito de Évora acolhe várias ganadarias, grupos de forcados, toureiros, dirigentes tauromáquicos e diretores de corrida, como Agostinho Borges, e que contou, no passado, com "grandes nomes" do toureiro a cavalo, como José Mestre Batista, Simão da Veiga e Luís Miguel da Veiga.
"Nunca nos podemos esquecer que a temporada tauromáquica começa em Portugal no dia 01 de fevereiro, em Mourão", no distrito de Évora, assinalou.
De acordo com a CIMAC, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) aprovou em outubro de 2003 a Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, entrando a mesma em vigor a 20 de abril de 2006.
Esta convenção promove a salvaguarda do património cultural imaterial e o respeito pelo património cultural imaterial das comunidades, dos grupos e dos indivíduos em causa.
De acordo com os critérios da UNESCO, são já mais de 30 os municípios portugueses que declararam a tauromaquia como Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal.

Agência Lusa/RTP