DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Jacobo Botero: A história do menino que chegou a Portugal para triunfar (C/Fotos)



Jacobo Botero triunfou ontem na Moita do Ribatejo. Um êxito grande que se junta à história de um jovem que veio para ficar e conquistar os aficionados.
Já a seguir, a história do menino colombiano que deixou o seu país para ser toureiro!

Jacobo Botero chegou a Portugal há 5 anos, tinha apenas 12. É natural da Cidade de Arménia, estado de Quindío, na Colombia. Em Dezembro de 2006, quando Rui Fernandes foi tourear à Feira de Cali (Colombia), era Jacobo Botero o aguacilillo de toda a feira. O pequeno "Jacobito" era fan do cavaleiro português e o Rui convidou-o a vir passar 15 dias à sua quinta. Veio de férias com os pais, os pais regressaram e ele nunca mais voltou. 

A 2 de Julho de 2011 estreia-se logo numa praça de grande importância, na Praça de Toiros de Vila Franca de Xira, na tradicional Garraiada da Sardinha Assada, onde no final foi obrigado a dar duas voltas à arena. Depois da estreia toureou ainda em Alcochete, Amareleja, Moita, Vila Boim e em Outubro novamente em Vila Franca. A imprensa "derramou" elogios ao seu toureio. No final do ano passado foi distinguido com diversos prémios de cavaleiro amador triunfador da temporada.

Este ano continuou em tom elevado. A 16 de Março estreia-se na Catedral do Toureio a Cavalo no espectáculo de variedades taurinas, em Março, por ocasião da Festa do Forcado. A 26 de Maio, em Cuba (Alentejo) toureia a sua primeira corrida de toiros ao lado de profissionais. Nesse mesmo mês toureou a tradicional garraiada dos estudantes no Coliseu Figueirense. Em Junho toureou numa das novilhadas do I Ciclo de Novilhadas de Escolas Taurinas na Arruda dos Vinhos, em Julho voltou a uma das praças que lhe irá ficar marcada para sempre, a Palha Blanco (Vila Franca de Xira), e em Agosto toureou a novilhada da Feira de Alcochete.

Ontem, na Feira da Moita provou, mais uma vez, que não quer ser mais um diante de um toiro, a rondar os 500Kg, da ganadaria de Passanha. O exigente público moitense percebeu isso e premiou-lhe com as maiores ovações da tarde. Teve dois espectadores especiais sul-americanos a vê-lo. A rejoneadora mexicana Mónica Serrano e o veterinário da Praça de Toiros de Cali (Colômbia), Dr. Olmedo Gallo.

Amanhã, sexta-feira, tem outro grande compromisso. Volta a tourear uma corrida de toiros ao lado de profissionais. Joaquim Bastinhas, Sónia Matias, Tito Semedo, João Moura Caetano e Marcos Bastinhas toureiam lado a lado com Jacobo Botero, em Moura, numa corrida em que está anunciado um imponente curro da ganadaria Ernesto de Castro.

Um ano e dois meses de carreira nas arenas, com apenas 13 espectáculos toureados, mas cada um com a sua história para contar. O seu apoderado é o mesmo do seu mestre Rui Fernandes, Inácio Ramos Jr.

Da Colômbia para o Mundo, ele chama-se Jacobo Botero!


Em anexo delicie-se com alguns dos grandes momentos já vividos pelo jovem colombiano.



Alguns "recortes de prensa"...

"El niño colombiano Jacobo Botero, de 16 años de edad, debutó ayer con éxito como rejoneador. Después de pasar cuatro años en casa del rejoneador portugués Rui Fernandes, Jacobito encantó al público en su presentación como rejoneador en la importante Plaza de Toros lusa de Vila Franca de Xira. Lo bordó a lomos de Joselito y después puso tres palos al quiebro con Ribatejo que puso la plaza en pie, siendo obligado a dar dos vueltas al ruedo. Con la promoción echa por su casa de apoderamiento, Inácio Jr, la misma de su mentor en Portugal, casi se colgó el papel de no hay billetes." (Mundotoro.com - Vila Franca 2 Julho 2011)

"Foi um sucesso enorme a apresentação do jovem colombiano Jacobo Botero, que só surpreendeu quem nunca o viu montar a cavalo na Feira da Golegã ou a tourear à porta fechada. Na Golegã, desde o primeiro ano que por lá apareceu, deixou constância de uma aficcion desmedida, que se via na forma como se preocupava com a própria figura a cavalo, passeando montado pela manga da Feira sempre com a preocupação de fazer bem como se estivesse a dar uma lição aos cavalos no picadeiro. No aparelhar dos cavalos e no cuidar deles depois de montados, transpirava sentimento e paixão por estes nobres animais. Montou desde que chegou ao nosso país qualquer cavalo, com desenvoltura e intuição. A tourear á porta fechada evoluiu de dia para dia e quando o vi há pouco mais de um mês a tourear no tentadero de Rui Fernandes, fiquei ainda mais com a certeza de que iria acontecer o que os aficionados de Vila Franca desfrutaram ontem. A forma humilde com que sempre o ouviu as criticas e dicas do seu mestre Rui Fernandes - e se o Rui lhe exige… -, e a atenção esperta com que ouvia as conversas sobre toiros, cavalos e o mundo do toiro, provavam a sua qualidade humana e a quase obsessão em querer a prender. Ontem, como me confirmaram várias pessoas que assistiram ao espectáculo, esteve bem a cavalo, bem a receber, bem a lidar, bem nas bandarilhas e bem nos quiebros, e no sentimento profundo das lágrimas sentidas com que agradeceu ao público (ainda por cima a tudo isto emprestou classe). Sempre falou pouco e mesmo assim só quando solicitado, queria acima de tudo aprender. A receita para este êxito é : “muito trabalho, muita paixão, e muita humildade. Fixem este nome: “Jacobo Botero”. Este vai ser figura com certeza. O que afirmo não é exagero… Um grande abraço de parabéns Jacobo, do teu amigo e admirador desde as primeiras Golegãs em que me metia contigo na cocheira do Rui, por estares a cavalo desde manhã cedo até noite alta." (Sortes de Gaiola - João Cortesão - Vila Franca 2 Julho 2011)

"Jacobo Botero apresenta-se em Alcochete com a fasquia bem alta. Em Vila Franca havia tocado forte, em Alcochete repetiu êxito. Jacobo tem e perdoem-se a expressão, um "não sei quê" dificil de traduzir em vocábulos. Aquele jeito de tímido valente, rapidamente cria empatia com a assistência. Mas em Alcochete, "el aire de su toreo", sentiu-se quando se ouviram os primeiros acordes do passodoble "Virgen de Macarena". Quiça a ajuda divina tenha inspirado Jacobo que nesta altura cravou dois ferros com forte quiebro, de soberba assinalável. Tudo o resto foram inspirações e mais inspirações." (Touroeouro - Solange Pinto - Alcochete 12 Agosto 2011)

"Esteve muito bem. Com cites picados de praça a praça. A provocar a investida. Cravou com emoção, dando o piton contrário e foi aplaudido pelos entendidos. Jacobo Botero foi a Vila Boim triunfar!
O colombiano, radicado em Portugal, em casa de Rui Fernandes, é um caso a seguir. Vai ser toureiro, não tenho dúvidas. No final ganhou o troféu para a melhor lide." (Diário Taurino - Hugo Teixeira - Vila Boim 1 Outubro 2011)

"O triunfador da tarde foi o colombiano Jacobo Botero , fazendo uns frontais que muitos gostariam de fazer" (Taurodromo.com - Vila Boim 1 Outubro 2011)

"O jovem cavaleiro amador colombiano Jacobo Botero teve ontem auspiciosa estreia na arena do Campo Pequeno no espectáculo de variedades taurinas da V Festa do Forcado." (Farpas Blogue - 16 Março 2012)

"A caballo, quien también alcanzó un prometedor triunfo fue el joven colombiano Jacobo Botero, alumno del cavaleiro Rui Fernandes. Además de la clase que tiene a caballo, reveló sentido de lidia y conectó con facilidad con los tendidos." (Torosenelmundo.com - Catarina Bexiga - 

Arruda dos Vinhos 8 Junho 2012)

"E o colombiano Jacobo Botero fechou com “chave de ouro” com uma atuação madura e de bom conceito, apesar de ter pela frente um novilho de Ortigão Costa fechado em tábuas, de onde o intuitivo cavaleiro o sacou com a colaboração do ruço toureiríssimo que montou." (Toureio.com - Alcochete 11 Agosto 2012)

"Fue un aire colombiano..." que soprou já no término do segundo espectáculo da maior feira taurina do país. A Moita, a que é do Ribatejo, albergou na sua maravilhosa e única praça de toiros, um espectáculo dedicado aos mais novos artistas e a todos aqueles que acreditam no futuro da nossa festa. Ironia do destino, não foi um português o autor dos melhores momentos da tarde, foram sim de um colombiano, que com a "terrível" graciosidade e talento natural que leva dentro, arrebatou os maiores aplausos de um público, a esta altura já um pouco farto do tom morno que por ali pairava! Jacobo esteve valente diante do maior astado saido à arena, um Passanha "montadito" que impunha com o seu porte. Depois de cumprir com a ferragem inicial, seguiu em bandarilhas, elevando o tom nos últimos ferros, acompanhados de uma brega muito interessante e de cunho pessoal inegável. Terminou com um violino e um bom palmo, motivando palmas e mais palmas" (Touroeouro.com - Solange Pinto - 12 Setembro 2012)



Texto: Casa Inácio Ramos Jr e DT
Fotos :D.R