DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A aventura mexicana de Ana Batista: Entrevistas e atenções viradas para dia 04 na "Plaza México"



Uma verdadeira loucura! Manuel Dias Gomes não tem parado um minuto.


 O promissor novilheiro português, Manuel Dias Gomes, não tem parado um minuto.
De treino em treino, de tenta em tenta, para entrar na temporada 2012 a triunfar.
Na segunda-feira tentou na ganadaria de Puerto San Lorenzo, ao lado de Javier Castaño e López Chávez, já esta manhã rumou a uma tenta na ganadaria de Valledefresno, ao lado de Esau Fernández e Lópes Chávez.
Mas o dia não ficou por aqui…
Já esta tarde, o novilheiro lisboeta participou numa tenta da ganadaria Casasola, ao lado de Jimenez Fortes e Tomas Sequera.

Foto:D.R.

Está mesmo aí!!!!!!!


Bolota sem Caetano

 "Foi de comum acordo e de forma cordial e amigavel que hoje dia 30 eu João Pedro Bolota e o Cavaleiro João Moura Caetano terminámos a nossa relação de apoderamento.
 Desejo os maiores êxitos pessoais e profissionais ao João Moura Caetano extensivos a toda a Família Caetano".
Foi desta forma que João Pedro Bolota, anunciou o fim do relacionamento com o cavaleiro de Monforte.
Aguarda-se a todo o instante quem será o senhor que se segue na gestão da carreira de João Moura Caetano.
 
Foto:D.R.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Morenito de Portugal abandona o sonho de ser toureiro


  Deu que falar quando apareceu e triunfou. Todos diziam que estávamos perante o "Chibanga II". 
Arte, oficio e valentia não lhe faltavam.  Morenito de Portugal poderia ter sido o "tal" se o toureio a pé em Portugal não estivesse como está. Uma pérola perdida ou desperdiçada? Fica a questão...
Agora, o toureiro que outrora vencera a "Orelha de oiro" da revista "Novo Burladero", como a foto documenta, abandonou o sonho e deu a conhecer essa decisão em comunicado:

Venho por este meio agradecer a todos os empresários que acreditaram em mim e aos colegas que comigo partilharam ruedos, mas após algum tempo de introspecção decidi retirar-me das arenas.
O motivo todos sabem qual é, a falta de oportunidade ao toureio apeado em Portugal. Sem qualquer mágoa com o passado, pretendo, seguir apenas como um convicto aficionado.
Sinto que chegou o momento de cortar a Coleta, como tal agradeço a todos os empresários de Portugal, Espanha e América, aos apoderados que acreditaram nas minhas qualidades e a todos os restantes que estiveram a meu lado neste percurso.
Não tendo atingido a meta da Alternativa, penso porém ter deixado algumas páginas escritas na História da Tauromaquia Portuguesa e na memória dos aficionados.
Não guardo tristeza com esta decisão pois levarei comigo, todos os bons momentos, os triunfos e as aprendizagens.
Corto a Coleta mas fico com a alma toureira.

Um sincero Obrigado,
Ozires Lopes da Cunha – Morenito de Portugal

Fotos:D.R.

Em exclusivo:João Maria Branco fala de Nené...o seu novo apoderado!


 Em exclusivo: O cavaleiro praticante João Maria Branco falou hoje em exclusivo ao Diário Taurino sobre o seu futuro e, como é óbvio, abordou o tema que marca o fim-de-semana taurino: O empresário António Manuel Cardoso (Nené) é o seu novo apoderado.
“Estou como muita ilusão”, começou por dizer o jovem cavaleiro de Estremoz, quando falou do seu novo apoderado.
João Maria Branco, que vai continuar também com Albino Fernandes nesta fase da sua carreira, declarou que espera atingir em 2012 “grandes metas” e “subir alguns degraus” ao lado de Nené.
“O projecto que temos em comum é para triunfar. Espero vir a escrever uma página no toureio equestre este ano”, acrescentou o toureiro que, em 2011, foi um dos mais destacados na sua categoria.
Bem montado (com cavalos novos que prometem surpreender), João Maria Branco está a preparar no campo a temporada que está prestes a arrancar.
Da equipa de apoderados saiu Vasco Taborda, mas, na sombra, o veterano toureiro continua a dar todo o seu apoio a João Maria Branco que continua a treinar com assiduidade na Herdade da Madalena, propriedade de Taborda.

Fotos:D.R.

Forcados de Arronches em Plasencia

 O Grupo de Forcados Amadores de Arronches foi convidado para participar nos colóquios taurinos que vão decorrer em Plasencia, dia 03 de Março.
O Hotel Alfonso VIII vai servir de palco ao evento organizado pelo Clube Taurino de Plasencia.
Os colóquios contam também com a participação, como oradores, de vários rejoneadores, matadores, empresários e jornalistas taurinos.


Foto:D.R.

Ajalvir: Moura Jr silenciado em tarde de rabos

 João Moura Jr foi hoje silenciado após a morte dos toiros que lidou em Ajalvir.
 Perante menos de meia casa lidaram-se toiros de Lopez Gibaja (cavalo) e Ferndo Peña para as lides a pé.
Quanto aos matadores: Javier Conde, silencio e orelha; Esaú Fernández, orelha e duas orelhas e rabo.


Foto:D.R.

Grupo de Monforte vence torneio em Arronches e Pedro Pinto revela faceta de Guarda redes...

 Forcados de Monforte não deram oportunidade aos rivais: Venceram!
Pedro Pinto: Um guarda redes que surpreendeu! Tás aqui, tás no Estrela de Portalegre...


Fotos:Tauromaquiablog

Entrevista à Lusa publicada no CM: Prótoiro lança época 2012


O secretário-geral da Federação Nacional das Associações Taurinas (Prótoiro) considera que a crise poderá "sentir-se mais" este ano no sector, uma vez que esta actividade cultural "é a única" que não recebe subsídios do Estado.
O secretário-geral da Federação Nacional das Associações Taurinas (Prótoiro) considera que a crise poderá "sentir-se mais" este ano no sector, uma vez que esta actividade cultural "é a única" que não recebe subsídios do Estado.
 "O efeito da crise poderá sentir-se mais na tauromaquia, uma vez que esta é a única actividade cultural que se financia por si própria, não recebendo subsídios do Estado", disse Diogo Costa Monteiro, secretário-geral da Federação Nacional das Associações Taurinas.
Avançando que este ano vai haver um "reajustamento" no número de espectáculos tauromáquicos, o responsável da Prótoiro assinalou que deverá ocorrer uma "redução pouco significativa", principalmente, em praças de "menor categoria", não se notando a situação nos "grandes palcos".
Para combater a crise, Diogo Costa Monteiro defendeu que os empresários tauromáquicos devem fazer "um esforço" para "manter o preço dos bilhetes ou baixá-los ligeiramente" para que os aficionados possam continuar a assistir aos espectáculos.
A temporada tauromáquica em Portugal arranca na próxima quarta-feira com um festival taurino na Praça de Toiros "Libânio Ezequiel", em Mourão (Évora), e termina no dia 1 de Novembro com espectáculos no Cartaxo (Santarém) e no Coliseu de Redondo (Évora).

Lusa/CM

Branco com Cardoso

 João Maria Branco passa a ser apoderado por António Manuel Cardoso (Nené). Deixa assim Vasco Taborda e Albino Fernandes.

Foto:D.R.


Orelha para Prieto


 Mateus Prieto (ao centro na foto) cortou uma orelha em Ajalvir (Madrid), onde toureou no Sábado.
Perante meia casa, o português matou um exemplar de Los Rodeos.
Alternou neste festival com Jesulin de Ubrique (duas orelhas e duas orelhas), Victor Janeiro (duas orelhas e duas orelhas) e César  Valência (orelha e duas orelhas).

Foto:Fernando Clemente

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Alpalhão para empresa onde figura Luís Miguel Pombeiro

 A empresa "Ovação e Palmas", representada por Luís Miguel Pombeiro (na foto) na abertura das propostas para a adjudicação da praça de toiros de Alpalhão, foi a vencedora do referido concurso.
De acordo com uma fonte da junta de freguesia local, entidade que detém a praça, a proposta situou-se acima dos "dois mil euros".
Sem querer mencionar os montantes envolvidos, a mesma fonte adiantou que concorreram as empresas: Transtoiros (Florindo Ramalho), Papoila Silvestre (adjudicatária até ao momento- José Cortes e Fernando Canto) e a Associação Cultural dos Amigos da Festa Brava- Arronches.
Em nome individual concorreram José Maria Branquinho Louro e Paulo Jorge Graça Braga.

última hora: Ovação e Palmas vence em Alpalhão!




Ana Batista: Dia 04 Fevereiro na Plaza México!

Foto:D.R.

As últimas da festa!

Francisco Cortes anunciou hoje que o taurino portalegrense Fernando Canto é o seu novo apoderado.
"Tenho uma jovem e boa quadra de cavalos o que me faz estar ilusionado com a próxima época", acrescenta no comunicado que enviou ao Diário Taurino.
 
 
A jovem cavaleira praticante Sofia Almeida já é mãe de uma formosa menina.
O novo rebento da "Casa Almeida" nasceu esta manhã na Maternidade Alfredo da Costa, chama-se Mariana e nasceu com 3,260 grs.
Mãe e filha estão bem e correu tudo normal.
Recorde-se que a jovem cavaleira do Poceirão é apoderada por António Pedro e deverá voltar as arenas no próximo mês de Maio, sendo a primeira cavaleira tauromaquica com o estatuto de mãe.


 João Braga estreia-se na presidência da Tertúlia da Amizade e o convidado de honra é o matador Vítor Mendes.
O repasto servirá ainda para acolher o cabo dos Amadores do Aposento da Chamusca “Pipas” Salgueiro como novo membro daquela tertúlia.

A festa está de luto… Morreu o médico veterinário António Rita.
O funeral realizou-se esta sexta-feira.
Que descanse em paz.


João Moura Jr toureia nas Fallas, em Valência.
O português integra o único cartel de rejoneio, a 19 de Março (corrida matinal), ao lado de Andy Cartagena e Diego Ventura, frente a toiros de Bohórquez.

Joaquim Ribeiro “Cuqui” criou uma página na net: joaquimribeirocuqui.blogspot.com


I Torneio de Futsal " AMIGOS DA FESTA BRAVA" em Arronches

Sabado (dia 28) pelas 10:30h no Pavilhão Municipal

Equipas:
...-G.F.A.Portalegre
-Gfa Arronches
-G.F.A.Monforte
-G.F.A.Academicos de Elvas
-G.F.A.Monsaraz
- Pedro Pinto Ruedo Ibérico
-Selecção da Amizade arronches
-Velhas Glórias de Arronches
Org: A.C.A " Amigos da Festa Brava" (G.F.A.Arronches)

 


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Manuel Dias Gomes no campo a preparar temporada 2012

O novilheiro Manuel Dias Gomes está no campo a preparar a temporada 2012.
O jovem toureiro participou hoje numa tenta de fêmeas na ganadaria Guadalest, na Província de Cáceres e amanhã (quinta-feira) participa na tenta de machos.
Manuel Dias Gomes, um dos maiores nomes dos novilheiros portugueses, na atualidade, tem tentado na ganadaria espanhola ao lado de Matias Tejela e Lopes Chavez.

Foto:D.R.

As últimas da festa...


Dizem que Luís Miguel Pombeiro foi visto esta semana por terras de Alpalhão. Verdade?
Poderá a “Aplaudir” vir a ficar com a praça de toiros daquela vila alentejana? Vamos aguardar por sexta-feira, o dia de todas as decisões.

A praça de Toiros de Nisa volta a receber uma corrida de toiros este ano. Dia 4 de Agosto é a data escolhida para a realização do festejo.

Grávida: Um passarinho veio contar a este vosso amigo que uma das nossas meninas cavaleiras (figura) está grávida. Verdade?

O festival de Arronches promete grandes surpresas! Uma máxima figura do toureio a pé vai marcar presença. Seja muito bem-vinda, a menina…

Marco José este ano vai estar em alta! Muitos festivais e corridas de peso em praças importantes, não Pedro Pinto?

Forcados de Monforte e da Póvoa de São Miguel em Atarfe. Cartéis:

Sábado 25 de febrero. Novillos de Flores Tassara para los rejoneadores Héctor Barcenilla y Sánchez de Vega. Exhibición de Recortadores con dos reses en puntas de grupo Tororecorte y actuación de los Forcados Amadores de Monforte.

- Sábado 3 de marzo. Novillos de Guardiola para los rejoneadores Mario Pérez Langa y Andrés Romero. Exhibición de recortadores Ruedo Arte Macua con dos reses en puntas yactuación de los Forcados Amadores de Povoa de San Miguel.

- Sábado 10 de marzo. Gran Final. Novillos de Arucci para los dos rejoneadores finalistas, recortadores finalistas y los forcados finalistas.


Olivenza já tem cartéis!

Sexta-feira, 2 de Março: novilhos de José Luis Marca para Tomás Angulo, Tomás Campos e Álvaro Sanlúcar –Debutam com picadores.
- Sabado 3 de Março: toiros de Garcigrande para Julián López El Juli, Miguel Ángel Perera e Alejandro Talavante.
- Domingo 4 de Março (matinal): toiros de Zalduendo para Enrique Ponce, Antonio Ferrera e Cayetano.
- Domingo 4 de Março (pela tarde): toiros de Núñez del Cuvillo para Juan José Padilla, Morante de la Puebla e José Mª Manzanares.



 Foto:D.R.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Salvaterra para as mãos de "Emoção e Eventos Culturais"

 A praça de toiros de Salvaterra de Magos foi entregue à empresa "Emoção e Eventos Culturais", adiantou hoje o site touroeouro.
De acordo com o "farpasblogue", esta empresa é formada por um conjunto de várias pessoas, entre as quais, o antigo cabo de Vila Franca, Vasco Dotti.
O site de Solange Pinto (touroeouro) informa ainda que a proposta apresentada pela empresa vencedora é a mais elevada: "7.500" euros.
Concorreram ainda a Toiros e Tauromaquia, de António Manuel Cardoso, e ainda o Clube Taurino Salvaterrense que, segundo o farpasblogue de Miguel Alvarenga, estava nesta corrida em parceria com a empresa do Campo Pequeno.

Foto:D.R.

O cartaz da Granja...o cartel já nós tinhamos dado e em primeira mão!


Em primeira mão: Festival taurino em Tolosa (Nisa) para recordar o saudoso forcado Francisco Matias

O saudoso forcado dos Amadores de Portalegre, Francisco Matias, vai ser homenageado no decorrer de um festival taurino, em Tolosa (Nisa-Portalegre), no dia 14 de Abril, apurou o Diário Taurino.
O festival, que decorrerá na sua terra natal, vai contar com a presença de várias figuras do toureio, entre elas, Sónia Matias.
Lidar-se-ão novilhos-toiros de várias ganadarias e as pegas vão estar a cargo do grupo de Portalegre.
Francisco Matias, de 25 anos, faleceu em Março de 2009, no hospital de São José (Lisboa), na sequência de uma grave colhida, no decorrer de um treino do Grupo de Forcados Amadores de Portalegre, na aldeia de Esperança, no concelho alentejano de Arronches.


 Foto:D.R.

Alpalhão sem propostas…até ao momento.



 A Junta de Freguesia de Alpalhão (Nisa-Portalegre) enviou aos antigos empresários da praça de toiros o caderno de encargos do espaço, num desafio a todos eles para arrendarem o imóvel.
Mas, acontece, que até ao momento nenhum das antigas empresas que geriram a praça (entre elas a Gestoiro, Toirolindo, Papoila Silvestre, entre outras), mostraram disponibilidade para gerir aquele espaço.
O Diário Taurino apurou junto de uma fonte ligada ao processo que as propostas deverão ser entregues até sexta-feira, mas, como já sublinhámos, até à data ainda ninguém se prenunciou…

Foto:D.R.

Escola de Toureio Joaquim Gonçalves recebeu a visita do "Arte&Emoção"

A Escola de Toureio Joaquim Gonçalves, em Santarém, recebeu a visita do programa taurino da RTP2 "Arte&Emoção, comandado por José Cáceres.
Pedro Gonçalves, o "Reitor" daquela escola fez as honras da casa. Um programa a não perder. Olé!

Fotos:D.R

domingo, 22 de janeiro de 2012

As ganadarias portuguesas podem estar em risco?

 Uma boa franja dos ganaderos portugueses está a reduzir (ao máximo) os efectivos ou a cruzar as vacas de ventre com toiros mansos.
Esta é uma realidade que anda meio escondida, mas que dá que pensar.
No Alentejo essa situação acentua-se e noutras zonas do país, principalmente o Ribatejo também...
Daqui por quatro anos haverá metade dos toiros que, por exemplo, estão nesta altura para sair durante a temporada.
Em Espanha, dizem, a situação é idêntica.
Será?

Em primeira mão: Lourenço Mourato homenageado em Santo António das Areias


 A praça de toiros de Santo António das Areias, em Marvão, no distrito de Portalegre, vai acolher um festival de homenagem ao saudoso critico taurino Lourenço Mourato, falecido recentemente, vítima de doença prolongada.
O festival, a favor da casa do povo local (proprietária do imóvel), está já a ser preparado pela nova dupla de empresários daquele espaço, Abel Correia e José Luís Zambujeira.
João Moura marcará presença nesta grande homenagem ao crítico taurino, bem como outras grandes figuras da festa.
A organização promete uma homenagem de “arromba” para perpetuar o peso e a aficion de Mourato na festa de toiros.
Para mim, dentro da tristeza de ter perdido um grande amigo, fico satisfeito por saber que as gentes dos toiros não esquece os bons...
Em breve mais notícias sobre este grande acontecimento taurino que decorrerá naquela vila alentejana no dia 21 de Abril!

Sousel: Uma festa única e bonita. Diário Taurino mais uma vez premiado!

Diário Taurino mais uma vez galardoado com prémio "imprensa"
Ana Meira- Jornal "Olé"
 Jaime e João Cortesão- blog sortesdegaiola
 Vasco Pinto (melhor grupo-Alcochete) com o aficionado Joaquim Malanho
 João Pedro Tavares- G.F.A.Montemor- prémio melhor forcado
 "Pipas" Salgueiro- Ap. da Chamusca- grupo revelação 2011
 Manuel Pires (forcado do grupo do Ramo Grande (Açores)
 Fábio Meira- Amadores de Arronches
 Diogo Passanha
 A representante da ganadaria Rego Botelho com Armando Varela, presidente da Câmara de Sousel
 Os meninos do Clube Taurino da escola de Alter do Chão e...
o seu mestre: Marco Gomes
 O aficionado João António Ramos também foi homenageado
 O ganadero dos êxitos:Francisco Romão Tenório
 David Gomes
 Miguel Moura
 João Soller Garcia
 João Maria Branco
 João Moura Jr
 Rui Fernandes

 Tomas Pinto
João Ganhão, presidente da tertúlia e bandarilheiro de João Moura, recebeu o troféu em nome do Mestre de Monforte.
 A foto de grupo
 O apoderado e o toureiro...poderiam lá faltar!
Equipa de luxo: Passanha, Taborda, Conde e Inácio ( a recordar aventuras equatorianas...)
O empresário Rodrigo Tendeiro tem em mente vários projectos para 2012. Aguardem!
O grupo de Ricardo Pereira (à esquerda) é uma máquina. Os homens dão-lhe com alma! Ovação para os "Sonido Andaluz"

-Está de parabéns a jovem Tertúlia Nossa Senhora do Carmo de Sousel pela excelente festa que proporcionou aos aficionados no Sábado à noite.
Boas entradas, um jantar do melhor e uma entrega de prémios sem dar “seca”, marcou esta brilhante noite.
A animação também foi cinco estrelas, através do grupo do antigo forcado e atual diretor de corridas, Ricardo Pereira.
Para o o ano espero voltar para receber mais um troféu!