DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Galardões Campo Pequeno: Rouxinol mais uma vez triunfador!

 Luís Rouxinol...mais uma triunfador!

A empresa do Campo Pequeno deu hoje a conhecer os vencedores dos “Galardões Campo Pequeno 2012” votados pelo Real Clube Tauromáquico Português, com base na lista de nomeados indicada pelos Abonados do Campo Pequeno.
Proximamente será divulgado o nome do vencedor do “Galardão Prestígio 2012”, cuja nomeação é da exclusiva responsabilidade da Administração da Sociedade Campo Pequeno SA.


Parrita tem novo apoderado!



O matador de toiros Sérgio dos Santos “Parrita” vai ser apoderado, em 2013, pelo empresário Jorge de Carvalho (JC Toiros), taurino que gere a praça de toiros de Alter do Chão há vários anos.
O anúncio foi feito pelo diestro aos microfones da Rádio Portalegre, no decorrer de mais uma edição do Programa 3 Tércios.
Na equipa de Parrita mantém-se também o inseparável Hélio Dias.
Em 2013, o matador espera tourear “mais”, uma vez que a sua encerrona na praça de toiros de Alter do Chão foi um dos “momentos altos” da temporada 2012.
Na foto, o matador com Hugo Teixeira que entregou esta segunda-feira ao toureiro o troféu de “melhor matador”, galardão outorgado pela Tertúlia Tauromáquica de Estremoz (TTE).
Na altura da gala da TTE o matador não esteve presente por motivos pessoais, tendo Hugo Teixeira recebido o galardão.
No primeiro encontro que realizaram, o troféu foi entregue ao seu legítimo proprietário. Olé!

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Festa rija para os lados de Monforte!


Esta noite: Parrita na Rádio Portalegre




O matador de toiros Sérgio dos Santos “Parrita” vai estar esta noite no programa 3 Tércios da Rádio Portalegre.
Entre as 22:00 e as 23:00, Parrita vai estar á conversa com Hugo Teixeira e Pedro Pinto.
A não perder em 100.5 FM; 104.5 FM ou na internet em www.radioportalegre.pt

Escola de Toureio de Vila Franca participou em 42 espectáculos




A Escola de Toureio José Falcão participou em 2012 em 42 espetáculos.
Esta escola de referência, cujo professor é o Maestro Vítor Mendes, esteve presente em:


Novilhadas em Portugal- 19

Novilhadas em França- 6

Novilhadas em Espanha- 4

Novilhadas em Venezuela- 1

Total de Novilhadas- 30

Bezerradas em Portugal- 3

Bezerradas em Espanha- 1

Total de Bezerradas- 4

Tentaderos Públicos- 6

Demonstrações de Salão- 2

Total de Espectáculos- 42

Foto:D.R.

domingo, 25 de novembro de 2012

Nuno Carvalho-Mata: RTP emite reportagem esta segunda-feira




O Grupo de Forcados do Aposento da Moita anunciou hoje na sua página no Facebook que esta segunda-feira, a seguir ao telejornal (RTP1), vai passar uma reportagem sobre o Forcado Nuno Carvalho- Mata, no programa "Mudar de Vida".
A não perder!

Foto:Florindo Piteira

Amadores de Arronches em festa (C/Fotos)




Os Amadores de Arronches realizaram este sábado uma grande festa de final de temporada.

Um treino na praça de touros de Arronches, uma missa e Bênção dos Barretes e um grande jantar, com a presença da presidente do município, Fermelinda Carvalho, marcaram o dia do grupo comandado Por Ricardo Porto Nunes.

Fotos:Notícias de Arronches





Forcados de Alcochete promovem Gala de Natal


Caetano e Salgueiro recebem troféus! (C/Fotos)

 Moura Caetano em Montemor. Recebeu o galardão das mãos do Mestre Luís Miguel da Veiga
No Sobral, João Salgueiro da Costa entre aficionados e a "camarada de armas" Catarina Bexiga



-A entrega de troféus continua a animar este defeso.
Nos últimos dias João Moura Caetano foi galardoado em Montemor e João Salgueiro da Costa no Sobral.
A Tertúlia Tauromáquica Sobralense tem vindo a entregar, no decorrer de jantares às sextas-feiras, os seus prémios referentes à temporada 2012 e, desta feita, a noite foi dedicada a Salgueiro da Costa.
Em Montemor, João Moura Caetano recebeu das mãos do cavaleiro Luís Miguel da Veiga o prémio da Tertúlia Tauromáquica Montemorense que distinguiu o cavaleiro de Monforte como o triunfador da temporada.

Fotos:D.R.

Tiago Santos troca o ouro pela prata

Tiago Santos, promissor novilheiro, anunciou na sua página pessoal no Facebook que vai abandonar o sonho de se tornar matador...

Aqui fica o esclarecimento do toureiro:



Esclarecimento
Em sequência da notícia publicada e não como uma resposta eu, Tiago Santos venho por este meio esclarecer o seguinte:
Após refletida decisão e não por” deslumbramento dos deleites da adolescência “como fui publicado visto já ter idade suficiente e me considerar um jovem adulto com maturidade para decidir o meu futuro, o que não quer dizer que seja o futuro que uma vez sonhámos mas o
futuro que se avizinha possível, tomei a decisão de abandonar a carreira de novilheiro, não deixando contudo o toureio que tantos momentos bons me deu e tanto me ensinou, tenho assim a intenção de seguir o toureio de prata.
Com o devido respeito por todos os aficionados que sempre me apoiaram e que sempre acreditaram em mim, o meu profundo agradecimento, também a todos os ganaderos que me deram a oportunidade de frequentar os seus tentaderos e em alguns casos as suas casas, lhes agradeço sinceramente.
Como obviamente não podia deixar de agradecer ao Maestro Victor Mendes por todos os ensinamentos que me transmitiu tanto a nível taurino como humano, agradecer ao Ex Matador de Toiros e atual bandarilheiro Nuno Velasquez pelo apoio, ensinamentos e amizade por mim demonstrada, agradecer a Escola de Toureio José Falcão de V. F. Xira em especial ao Sr. José Manuel Rainho que sempre me acompanhou e se preocupou em me ajudar em tudo o que fosse necessário.
Agradecer também a todo o staff da Escola José Falcão de V.F.Xira, ao clube taurino de Vila Franca De Xira bem como a todos os aficionados de Vila Franca de Xira que logo desde do início me receberam como um filho da terra. 
Por último, um abraço de agradecimento a todos os meus amigos e alguns profissionais do toureio que sempre me apoiaram nos bons e maus momentos. Perdoem me se nestes agradecimentos me esqueci de mencionar alguém mas certamente terei oportunidade de o fazer mais tarde.
Sem outro assunto de momento com os melhores cumprimentos.
 
Tiago Santos.

 Foto:D.R.

Uma tarde em Santarém (18 Março de 2012) Por Henrique Carvalho Dias

 Manuel Lupi
 João Telles Jr
 João Salgueiro da Costa
 João Torres- G.F.A.Santarém
 Francisco Borges- G.F.A.Montemor
Toiros de Vasconcellos e Souza d´Andrade

Mais uns selos taurinos de Henrique Carvalho Dias. Desta feita uma tarde em Santarém. Uma delicia para passar estes dias frios de defeso.

As imagens do colóquio do Montijo por Fernando Clemente




Estas imagens pertencem ao segundo colóquio.

Ana Batista e a moda




O toureio está cada vez mais imerso na moda... Conheça a colecção de Acessórios de Moda ANA BATISTA.
Inspiradas no mundo taurino, estas peças são feitas com o mesmo tecido de um dos trajes curtos da cavaleira de Salvaterra de Magos.
Edição limitada

Tenta ao luar...Por Fernando Clemente














A Ganadaria do Eng. Jorge de Carvalho proporcionou mais uns momentos únicos. Desta vez, as reses daquela casa participaram numa tenta noturna na praça de Toiros da Arruda dos Vinhos.O nosso amigo Fernando Clemente estava por lá e captou grandes momentos de Manuel Dias Gomes, Diogo Peseiro, entre outros.

Sol e Toiros TV- Um sucesso!



 
Numa altura em que a Festa Brava continua a assumir-se como o segundo espetáculo que mais público atrai às monumentais da cultura e desporto portugueses, uma larga maioria dos Municípios de Portugal declararam, no início do ano, a Tauromaquia como Património Cultural e Imaterial de Interesse Municipal. Os aficionados lutam, diariamente, para elevar a tradição e prosseguem aplaudindo de pé a emoção, o risco e a bravura dos seus “toureadores destemidos”, venerando o admirado e temido animal, que enche de tragédia e glória as praças de toiros.
Com o objetivo de preservar e divulgar a Tauromaquia, a FER TV, através do seu programa soletoiros.tv, no ar desde o início da temporada tauromáquica na plataforma interativa de Internet e MEO KANAL, com o código 809091, tudo fez para difundir a este espetáculo na sua mais pura essência, informando os espetadores de forma clara e objetiva. Este projeto inovador e arrojado impôs-se pela qualidade e originalidade dos seus conteúdos, de forma a dar um contributo positivo para a firmação da Tauromaquia, num contexto em que surgem cada vez mais manifestações contra a cultura popular.
Contextualizado numa região de forte implementação taurina, tanto mais que num raio de 50km da redação (Portalegre) existem 15 ganadarias, 8 cavaleiros tauromáquicos, 9 bandarilheiros, 1 novilheiro e 2 bezerristas, o canal Sol e Toiros TV não se cinge, apenas, ao espetáculo tauromáquico; faz também um acompanhamento dos acontecimentos nos bastidores, vai até ao campo bravo, segue de perto cavaleiros e forcados, engrandecendo a cultura taurina e a tauromaquia popular, tão característica da região alentejana.
No seu primeiro ano de vida, o canal Sol e Toiros TV esteve presente em mais de 60 corrida de touros, 5 festivais e 20 eventos ligados à Tauromaquia, apostando num produto original e imaginativo que foi seguido por mais de cinco milhões de pessoas. Este projeto conseguiu o reconhecimento de aficionados, simpatizantes, empresas e intervenientes, que indiretamente têm agora a oportunidade de ver e rever ao pormenor as corridas de touros e obter informação complementar e fidedigna sobre a actuação dos seus artistas.
De Norte a Sul do país, a FER TV acompanhou corridas emblemáticas a partir de praças de toiros históricas, seguindo nomes grandiosos da Tauromaquia nacional; esteve ainda presente em momentos relevantes e inesquecíveis que marcaram esta temporada, nomeadamente as primeiras apresentações em público de Mara Pimenta e Duarte Marques, a prova de praticante de David Gomes e Miguel Moura e a memorável actuação de Sérgio dos Santos “Parrita”.
Para a nova temporada de 2013, o canal Sol e Toiros TV está a preparar novidades, trabalhando sempre com a pretensão de apresentar mais e melhor aos seus seguidores, com o objectivo de prestigiar e divulgar a Tauromaquia.
Por detrás do nosso esforço, esconde-se um número de contribuições, apoios, sugestões, comentários e críticas que nos fazem elevar a qualidade e, por isso, o canal Sol e Toiros TV, deixa uma palavra de agradecimento a todas as empresas, cavaleiros, forcados e espetadores em geral que connosco elevam a tauromaquia.

www.soletoiros.tv
FER Jornal TV 20 Novembro 2012
Rua Bairro Ferreira Rainho, nº14
7300 – 077 Portalegre

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Tertúlia de Alagoa divulga triunfadores 2012



Forcados de Cascais em Festa


Depois de Salvador, segue o cavaleiro João Moura...




Depois do caso Pedro Salvador ter sido tornado público nas páginas do Correio da Manhã (CM), episódio em que o toureiro provou a sua inocência, segue-se esta semana, no mesmo matutino, uma história com o cavaleiro João Moura.
Não sei porquê, mas isto já cheira a perseguição do jornal para com a festa…
Todos nós sabemos que o CM gosta de escândalos, de notícias super fantásticas e histórias mirabolantes e a festa de toiros, nesta altura do campeonato, parece ser o alvo predileto da publicação.
O CM ficou excitadíssimo com as alegadas dívidas de João Moura ao Fisco e de possíveis penhoras sobre os seus bens.
Pois para mim, isto é uma não notícia!
 Nos dias que correm quem não deve ás Finanças, quem é que vive sem sobressalto por causa do Fisco?
Nos dias que correm, infelizmente, o dinheiro que conseguimos ganhar com o suor do nosso trabalho vai todo parar ás mãos das Finanças. Uma vergonha!
Se hoje pagamos uma fortuna em IVA, amanhã segue o pagamento especial por conta e no outro dia uma fortuna em IRS, etc, etc…
Ninguém aguenta!
Na minha opinião, o que seria notícia nesse caso era o seguinte: “Toureiro não deve nada ao Estado!
Já hoje, Miguel Alvarenga refere no Farpas Blogue que a imagem do toureiro não vai ser afetada, bem pelo contrário e eu assino por baixo.
João Moura é grande e se toureia com arte e valor, também saberá dar a volta neste caso.
Um abraço, Maestro!

Nota: Quem será a próxima vítima do meio taurino a figurar nas páginas do CM?


Hugo Teixeira