DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Ministra responde ao BE sobre verbas atribuidas a criadores de toiros de lide


O Bloco de Esquerda “voltou a levar nas orelhas”.


Perguntaram e levaram o troco:

No mês passado, a deputada Helena Pinto do BE questionou a ministra Assunção Cristas (na foto ao lado com Hugo Teixeira) sobre "os fins a que se destinam os apoios estatais concedidos a criadores de bovinos para fins tauromáquicos" e "se o Ministério considera rever a sua política de apoios públicos à tourada, nomeadamente no que se refere à criação de touros".
A resposta do Governo surgiu esta semana, com o gabinete da ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território a afirmar que "não existem apoios públicos para fins tauromáquicos", mas sim "regimes de apoio direto ao setor animal, nomeadamente o prémio por vaca em aleitamento e o pagamento complementar à manutenção de raças autóctones, bem como uma medida de apoio aos produtores pecuários de raças autóctones".
Segundo o Ministério, para além do "Prémio por vaca em aleitamento", o Governo concede o "Prémio complementar à manutenção de raças autóctones" que "é atribuído às fêmeas de raças autóctones - Alentejana, Mertolenga e Brava de Lide, que a 1 de junho sejam exploradas em linha pura, estejam inscritas no Livro de Adultos como reprodutoras da raça, tenham parido nos 18 meses anteriores, e cujo parto seja uma cria inscrita no Livro Genealógico". Além destas duas modalidades, os criadores podem também concorrer à "Medida de apoio aos produtores pecuários de raças autóctones ameaçadas de extinção", que incluem as restantes raças bovinas, como a "Algarvia, Arouquesa, Barrosã, Cachena, Garvonesa/Chamusca, Jarmelista, Marinhoa, Maronesa, Minhota, Mirandesa e Preta". 
"Não existe qualquer apoio que seja atribuído especificamente aos touros de lide, dado que, por um lado, os animais machos não usufruem de qualquer apoio direto e, por outro lado, a raça brava de lide não recebe qualquer apoio que a diferencie das outras raças autóctones", conclui a resposta do Governo ao requerimento apresentado pelo Bloco de Esquerda. 

Fonte Esquerda.net