DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

domingo, 19 de maio de 2013

Évora: O toiro, o eterno Rei da festa! (C/Fotos)

A empresa Campo e Praça- Albino Caçoete e António Manuel Barata Gomes entregaram o troféu bravura à divisa de Veiga Teixeira
Diogo Passanha recebeu o prémio de apresentação
A classe de António Telles
Luís Rouxinol pronto para mais um ano de êxitos
João Salgueiro deixou esta tarde alguns ferros "à Salgueiro"



A ganadaria de Veiga Teixeira venceu hoje na Arena D´Évora o troféu bravura e a divisa de Passanha o galardão de apresentação, em mais uma edição do prestigiado concurso de ganadarias.
Esta é a notícia de uma tarde com pormenores, mas sem grande história para contar.
Com o futebol em marcha, onde se jogavam todas as decisões, a castiça praça de Évora não temeu essa concorrência e recebeu um festejo com mais de meia casa (perto dos 3/4), sob o selo da empresa Campo e Praça.
António Telles, Luís Rouxinol e João Salgueiro foram os cavaleiros de serviço e nas pegas (rijas todas elas) estiveram os forcados de Montemor e Évora.
No entanto, a coisa não começou da melhor maneira, pois o toiro da ganadaria Palha saiu congestionado…Uma pena, pois era uma estampa e tinha tipo de servir, ou seja, investir.
Foi assim “trocado” por um de São Torcato, mas vamos por partes…
António Telles toureou por diante um “comboio” de Murteira Grave com alguns problemas de visão (pareceu-me mal visto).
Nos compridos andou irregular, escutou música ao fim do segundo curto e, com algumas dificuldades para colocar o astado, que por vezes andava a passo, lá deixou a ferragem sem grande brilho, mas com a marca do classicismo da Torrinha.
Não deu volta ao ruedo.
No seu segundo, perante um São Torcato encastado e mandão nos seus terrenos, Telles esteve a gosto, cravando bons curtos nos médios, tendo por isso sido acarinhado pelo conclave.
Deu merecida volta ao ruedo.
Luís Rouxinol continua a somar êxitos. Abriu praça com o exemplar de Veiga Teixeira e após três compridos limpinhos escutou música. Seguiram-se bons curtos, um ferro de palmo e um par de bandarilhas de boa nota. Volta no final.
Na sua segunda prestação, perante um toiro de Passanha, algo tardio na reunião, esteve esforçado para sacar o êxito, terminando a sua passagem novamente com um palmito e um par de bandarilhas.
No que diz respeito a João Salgueiro, tocou-lhe primeiro em sorte um Rio Frio.
Andou regular nos compridos e perante um toiro paradito e reservado, o cavaleiro teve que se esforçar para sacar a ferragem, maioritariamente desenhada nos médios.
Merecida volta.
João Salgueiro fechou praça com um São Torcato, tendo abusado um pouco das passagens em falso, mas deixando bons ferros.
No entanto, a rês pedia mais aproximação, uma lide mais ligada, cujo toureiro assim não entendeu, primando por executar um toureio de largo que nem sempre contou com a colaboração do oponente.
No final não deu volta, agradeceu nos médios.
No campo dos forcados a tarde foi dura e de valor, ficando bem patente que estas duas formações alentejanas são de alto nível.
Destaque para as pegas de João Pedro Oliveira (Évora) e Francisco Borges (Montemor).
Mas vamos por partes: Por Montemor pegaram Francisco Borges e João Caldeira à primeira tentativa e Manuel Ramalho ao segundo intento.
Por Évora: João Pedro Oliveira à segunda tentativa, José Miguel Martins e Ricardo Sousa à primeira.
Dirigiu com acerto Ricardo Pereira.

Nota A Tertúlia Tauromáquica Eborense foi o júri escolhido para o concurso pela Empresa Campo e Praça que está de parabéns pelo excelente corrida que montou na cidade museu.