DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

sábado, 29 de junho de 2013

Polémica no Montijo e quedas em Pêro Pinheiro

Francisco Penedo está indignado com a entrega do prémio para a melhor lide a Miguel Moura. Apoderado acusa Abel Correia, apoderado de Moura e promotor do festejo no Montijo.


 No Montijo estalou o verniz!
O apoderado de Luís Rouxinol, Francisco Penedo acusa o empresário da corrida, Abel Correia de ter “viciado” o concurso que levou à atribuição do prémio para a melhor lide a Miguel Moura.
Penedo defende que deveria ser o seu toureiro a conquistar o galardão na lide do primeiro toiro, exemplar de Paulino da Cunha e Silva que viria a vencer o troféu bravura. 
Em declarações ao Farpasblogue, Penedo (na foto ao lado com o director de corrida Rogério Jóia) disse o seguinte:

"Não posso ficar calado, estas coisas são vergonhosas e em nada dignificam ou prestigiam a Festa de Toiros".
"Não tenho absolutamente nada contra a Família Moura, antes pelo contrário, tenho a maior admiração pelo Maestro João Moura e por seus filhos, que nada tiveram ontem a ver com isto. O verdadeiro culpado foi Abel Correia. Perguntei-lhe várias vezes quem compunha o júri que decidia os troféus e nunca foi capaz de mo dizer. Por muito boa que tenha sido a lide de Miguel Moura, e foi, reconheço, esteve longe de se igualar à actuação do Luís Rouxinol no primeiro toiro. A decisão do vencedor do prémio estava premeditada. Estas coisas não podem ficar assim, porque deste modo estamos a enterrar cada vez mais a credibilidade e a seriedade da Festa. Lamento profundamente, mas calado não fico!".

De destacar (ou não, perante tal matéria) que a praça registou meia entrada e os prémios bravura e apresentação foram entregues às ganadarias de Paulino da Cunha e Silva e Romão Tenório, respectivamente.
Neste festejo actuou ainda João Maria Branco que obteve uma boa actuação no seu primeiro, sem nada poder fazer ao segundo do seu lote.

 Ana Rita em apuros. Piso tramou a corrida de Pêro Pinheiro. Uma pena!

 Em Pêro Pinheiro brilhou o cavaleiro praticante David Gomes.
 Rui Salvador andou esforçado perante um lote difícil e Ana Rita andou pelo chão, graças às condições que o piso apresentava. Felizmente nada demais se passou.
Estreou-se desta forma a ganadaria de José Lavrador e seu filho Martim (foto ao lado) pegou um dos toiros da corrida, tendo brindado ao ganadero.
O grupo de forcados de Lisboa, formação a que pertence o jovem Martim e os Amadores de Monforte tiveram noite valente pela frente e honraram a jaqueta das ramagens.
Os toiros de Fontembro estrearam-se desta forma nas arenas, embora não fosse possível avaliar o seu comportamento a 100 por cento por causa do piso que mais parecia o da praia das Maçãs, ali ao lado….

Fotos:DT/Emílio- Cortesia Farpasblogue