DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Évora: Tributo a Murteira Grave



Homenagear o Eng.º Joaquim Murteira Grave é para a empresa Campo e Praça um compromisso que se impõe desde o momento em que decidiu abraçar os destinos da administração da Temporada de 2013. Tal preito mostra-se obrigatório para uma Cidade e uma Praça que amou, serviu e honrou toda a sua vida.

Joaquim Murteira Grave nasceu em Évora no dia 19 de Novembro de 1921 e nessa mesma cidade nos deixou no passado dia 18 de Outubro de 2012, com 90 anos de idade.

Para além do extraordinário Marido, Pai, Avô e Amigo que soube sempre ser, destacou-se pelo Técnico, Agricultor e Ganadeiro ímpar que foi, sendo, nesta última faceta, considerado consensualmente o maior ganadeiro português do século XX. Fundou com seu pai em 1944 a Ganadaria Murteira Grave, a qual, nos seus quase 70 anos de existência, se apresentou em todos os ruedos importantes de França, Espanha e Portugal, sendo premiada com os mais importantes galardões atribuídos pela corrida ou toiro mais bravo em inúmeras das feiras ou épocas neles organizados desde 1971 até hoje, de que destacaríamos, entre várias dezenas deles, em Montijo, Moita, Santarém, Vila Franca de Xira, Lisboa, Albacete, Málaga, Córdoba, Alcalá de Henares, Oviedo, Jaén, Santander, Tafalla, Cáceres, Béziers, Mont-de-Marsan, Vic-Fézensac, Bilbao, Sanfermines de Pamplona, Barcelona, Madrid (toiro mais bravo em 1984 e corrida mais brava em 1988).

Nesta Praça de Toiros de Évora conquistaram os toiros da sua ganadaria ao longo desses anos naquele que é ao nível nacional o mais prestigiado Concurso de Ganadarias, 12 troféus de bravura!

Procurando que o Tributo e a Homenagem a prestar-lhe se revista da dignidade que Joaquim Murteira Grave e sua Família nos merecem, assegurou a Empresa um curro da prestigiada ganadaria que fundou e cujos destinos hoje vêm sendo assegurados pelo Dr. Joaquim Vasconcelos e Sá Grave, mantendo o rigor e a qualidade dos produtos do legado de seu pai.

Mais que cumprir um desejo, quis-se adivinhar intenções e, por isso, convidou a Empresa para actuarem nesta corrida os Grupos de Forcados Amadores de Santarém (onde pegaram e pegam o homenageado, todos os seus filhos Manuel, Joaquim, Carlos e João e netos) e de Évora (da sua terra e celebrando neste ano as suas bodas de ouro).

Para garantir o êxito de um espectáculo que se quer grande, actuam nesse cartel três das maiores figuras do panorama equestre nacional: João Telles Jr., Francisco Palha e João Salgueiro da Costa.