DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Crato: Segunda parte de luxo com casa cheia! (C/Fotos)

 Bastinhas continua a ser um caso de popularidade e entrega
 Marcos Bastinhas está a fazer uma grande temporada
Jacobo Botero. Um caso que vai ser transformado em figura!



Praça cheia no Crato, para não dizer quase esgotada, para assistir a uma corrida agradável no arranque da feira de artesanato e gastronomia daquela vila alentejana.
Se nos próximos dias vão passar pelo Crato os maiores nomes da música a nível mundial, também pela praça de toiros passaram grandes nomes da tauromaquia à mesma escala.
Perante um curro muito bem apresentado de Pontes Dias, com cinco anos, mas irregulares no campo da bravura, estiveram em praça Joaquim Bastinhas, Marcos Bastinhas e Jacobo Botero. Forcados do Ribatejo, Alter e Monforte.
A primeira parte foi morna, destacando-se o toiro lidado por Joaquim Bastinhas e pela forma como o veterano cavaleiro andou com o oponente, cravando-lhe bons ferros curtos e a rematar a lide com um palmito e um belo par de bandarilhas.
No seu segundo, mais uma vez a gosto, Bastinhas esteve muito bem perante o mais bravo da corrida, dando-lhe uma lide bastante ligada, com um público entregue ao toureiro.
O oponente regressou ao campo para ser tentado. Durante a lide demonstrou falta de força, mas deu-nos a entender que havia por ali qualquer problema físico que condicionava a sua mobilidade. Um toiro para recordar!
Em resumo, Bastinhas teve por diante o melhor lote e soube aproveitar esse mesmo factor
.
Marcos Bastinhas deixou no seu primeiro um par de bandarilhas de arrepiar, a um toiro que pedia tábuas e cedo se rachou. O de Elvas triunfou forte, depois, no seu segundo, com ferros emotivos, com cites de largo e a entrar pelo toiro a dentro. Umas vezes tomava o ginete a primazia, outras, o toiro, mas o que é certo, é que assistimos a grandes momentos protagonizados por um cavaleiro que está num grande momento e que terminou a sua passagem pelo Crato com um bom par de bandarilhas.
Jacobo Botero é um caso. O jovem colombiano também não teve oponente a altura na primeira parte do festejo, mesmo assim destacamos dois curtos de grande valor nos médios.
No seu segundo toiro a música foi outra. Assistimos a uma atuação mais ao nível de Jacobo Botero.
 Um comprido à tira de belo efeito, dois curtos de grande nota nos médios, um bom violino e um palmito a rematar, perante grandes ovações.
Segunda parte de luxo para a terna!
No campo da forcadagem a noite nem sempre foi calma.
Pelos Amadores do Ribatejo foram solistas Francisco Mansidão à quarta tentativa e João Oliveira à primeira.
Por Alter pegaram Elias Santos ao segundo intento e Nagy Jorge numa rija pega à primeira tentativa.
Os Amadores de Monforte lançaram Vítor Carreiras que concretizou à primeira e, depois, Pedro Peixoto que após duas tentativas recolheu à enfermaria. A pega foi concretizada logo de seguida por Dinis Pacheco.
O município do Crato homenageou ao intervalo o cavaleiro Joaquim Bastinhas pelos seus 25 anos de alternativa e entregou a todos os artistas um bonito quadro com o cartaz da inauguração da praça de toiros em 1930. Um documento único e de interesse.
Dirigiu o agradável festejo Rogério Joia por terras do Prior do Crato.