DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

sábado, 30 de novembro de 2013

"Mentidero" por Duarte Palha- “Isto não é o que eu te digo.”



O sentimento e a razão sempre foram difíceis de conjugar. Água e azeite, cada um está onde está. Chocalhamos, tentamos misturá-los, mas voltam sempre e caprichosamente, cada um ao seu lugar, ocupando o sentimento, na alma, o lugar do azeite - por cima. Por mais que chocalhemos, quem vem ao cimo da alma é o sentimento. O mesmo não acontece nas palavras. Nas palavras quem manda é a razão, ficando os imponderados sentimentos subjugados às ponderadas razões.
Por isso nos é, a nós, aficionados, tão difícil explicar a afición, o gosto pela “festa”, quando o que nos liga a ela, mais do que razões, mais do que factos, são sentimentos. A argumentação é sempre enfraquecida pelos sentimentos. Os sentimentos são invasivos, apoderam-se de nós e raramente os conseguimos traduzir em palavras:
"- Gosto tanto de ti!
- Porquê?
- Não sei. Porque sim. Por seres como és, e isso chega-me”
Assim mesmo temos vontade de explicar a afición. E por certo, assim mesmo a deveríamos explicar e assim mesmo seria a explicação mais verdadeira - “Porque sim”. “Porque sim, não é razão”. Pois não, é sentimento. E os sentimentos são a verdade da nossa alma.
Os toiros, como gosto de chamar à “festa”, são uma soma de razões que resultam num sentimento maior do que elas. São arte, são valentia, são a inteligência sobre a força, são emoção, são medo. Os toiros são tudo isto e, no entanto, mesmo explicando detalhadamente, não se faz nem um aficionado com palavras e razões.
Os toiros têm que se sentir. Têm que se ver com os olhos, com os ouvidos, ver com as mãos, com o corpo todo. Porque os toiros além da praça são as bancadas. São o público que se levanta e bate palma e o que protesta e assobia. São o campo e a corrida. São quatro anos antes e são os jantares depois. São a barreira, a galeria e os bares. Os toiros são isto e são muito mais. Porque os toiros não se explicam. Sentem-se. E não conseguimos explicar o que isso é. Somos aficionados porque sim. Porque os toiros são como são. E isso chega-nos.

Imagem: Joaquim Pedro Quintella