DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

terça-feira, 30 de abril de 2013

Forcados da T. Tauromáquica Terceirense apresentam Programa Comemorativo.




Realizou-se no sábado, 27 de Abril pela manhã no Salão Nobre da Monumental Praça de Toiros do Campo Pequeno em Lisboa uma Conferencia de Imprensa para apresentação do Programa das Comemorações dos 40 anos de existência do Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense.
A Presidente da Camara Municipal de Angra do Heroísmo, Sofia Couto o Cabo Fundador do grupo, João Hermínio e o atual cabo Adalberto Belerique apresentaram esta manhã em Lisboa as várias iniciativas integradas nas comemorações dos 40 anos do grupo açoriano.
Do vasto programa agendado para o ano de 2013 destaque para a constituição de uma Comissão que será responsável pela edificação de um Monumento ao Forcado na Ilha Terceira.
Segundo Adalberto Belerique, embora seja um projeto a curto e médio prazo o mesmo vai engrandecer em particular a cidade de Angra do Heroísmo e a Ilha Terceira.
No decorrer do ano será lançada uma medalha comemorativa do evento, a realização de uma monumental noite de Fados na Monumental de Angra do Heroísmo e ainda a emissão de um selo comemorativo.
No dia 24 de Junho será o ponto alto das Comemorações com a participação “em solitário” na segunda corrida das Festas Sanjoaninas perante um curro da Ganadaria local da Casa Agrícola José Albino Fernandes. O cartel é composto ainda pelos cavaleiros João Salgueiro, Rui Lopes e João Salgueiro da Costa. Nessa tarde fardam-se antigos e atuais forcados.
No início do mês o Grupo participará na denominada Corridas dos Triunfadores no Campo Pequeno. Em praça estarão os cavaleiros Luís Rouxinol e João Moura Caetano, o matador Ivan Fandiño e o novilheiro Manuel Dias Gomes. Lidam-se toiros da ganadaria de Varela Crujo.
No mês de  Julho, no dia 19 o Grupo promove uma corrida de toiros na Monumental Praça de Toiros de Angra do Heroísmo com a particularidade de se lidarem oito toiros.
No dia seguinte realizar-se-á um Jantar de Gala no Clube de Golfe da Ilha Terceira.
Em Agosto o Grupo apresenta-se em França na Praça de toiros de Bayonne na noite de 14 de Agosto.
Aproveitando a sua vinda ao continente o Grupo treinou na passada sexta-feira na Herdade das Covas, sede do efetivo da Ganadaria de Carlos Falé Filipe a convite do ganadeiro.
Já no sábado e após a conferência de imprensa o Grupo deslocou-se a Herdade da Barroca d’Alva onde o Engº José Samuel Lupi cedeu gentilmente quatro vacas para mais um treino do Grupo Insular.

Texto e fotos: D.R.

Nimes: O cartaz da feira onde vai marcar presença Moura Jr


Almeirim: Empresa Toiros + revoltada!




Lúcia e Henrique Gil


E Almeirim…
Prevê-se para o dia 1 de Junho uma corrida de touros para a Monumental Praça de Touros de Almeirim, promovida pele empresa Campo e Praça. Assim, vem a Toiros +, informar que:
- Tendo sido opositora ao concurso  do contrato de aluguer da mesma, nunca foi informada da sua situação face a esse concurso;
- Soube à posterior que a praça tinha sido entregue à família Ribeiro Telles;
- Estranhamente a empresa Campo e Praça aparece a promover um espectáculo tauromáquico para o dia 1 de Junho;
- A Toiros +, há mais de um mês promove a ganadaria de Murteira Grave, e curiosamente o representante da ganadaria em causa pacificamente deixa que seja lidado em Almeirim nesse mesmo dia um curro dessa ganadaria. Que defesa faz o ganadeiro da sua própria ganadaria?
 O lucro imediato é mais importante do que o prestígio da ganadaria?
- Que tauromaquia e defesa da Festa querem alguns empresários tauromáquicos?
- Há que refletir…
TOIROS +
Lúcia Loureiro e Henrique Gil

A não perder no Coliseu em Lisboa!


segunda-feira, 29 de abril de 2013

Tenta na ganadaria do Eng. Luís Rocha (C/Fotos) por Fernando Clemente

 O ganadero
 Miguel Gonçalves
 Diogo Peseiro
 Um grande momento de um aluno da academia
A foto de grupo. Os alunos e seus mestres!



Os alunos da Academia de Toureio do Campo Pequeno estiveram presentes em mais uma tenta, desta vez na Ganadaria do Eng. Luís Rocha.
 Viveu-se um dia com um ambiente bastante agradável, que contou com a habitual simpatia e hospitalidade do Sr. Eng. Luís Rocha e momentos de bom toureio por parte dos alunos da Academia, que lidaram 6 reses.

Texto: Elisabete Vidal 
Fotos Fernando Clemenete

15 de Maio: Moura Caetano em Valência de Alcantara


Em Portalegre é assim...



A não perder: Alcochete, Alpalhão e Montemor!


Beja: As gentes da festa (C/Fotos)

Hugo Teixeira, João Cortesão (atrás) e os Maestros Manzanares e Paulo Caetano
 Miguel Alvarenga e a Dona Fernanda, esposa do "nosso" Emílio
 A quadrilha maravilha: Fera e China. Olé!
 Ao sol porque a tarde estava fria. Nené, João Branco e João Maria Branco
 Ornellas e Brito Paes, não poderiam faltar!
 Os manos Marcos Bastinhas e Ivan Nabeiro, algo escondido na foto, com Joaquim Patacas
 Simão Comenda e a sua simpática esposa
 A empresa Gestoiro, promotora da corrida: Rodrigo e Paulo Tendeiro
 José André: O homem que vende as corridas sérias!
 Ferreira Paulo não poderia faltar!
 Brito Paes e João Caixinha: Duas figuras da terra e da festa
 D. Álvaro Domecq marcou presença
O brinde dos forcados a duas grandes figuras da festa: Domecq e Manzanares

Beja: Os forcados na hora do adeus...(C/Fotos)

 O último brinde...
 A última pega
 A passagem do testemunho
e a última volta...

Tarde grande para os forcados de Beja.!

Beja: Queremos um novo confronto! (C/Fotos)

Bastinhas despediu-se de Beja com este grande par de bandarilhas. Antes agradeceu a homenagem do município pela passagem dos 30 anos de alternativa
Moura Caetano mais uma vez exibiu um toureio de classe. Com o Temperamento voltou a pairar o perfume...

Manzanares deu nas vistas principalmente no seu segundo. O toureiro espanhol deixou o recado: "Estou por Portugal para "apertar" e "triunfar"!




A tarde de toiros em Beja foi fria no que diz respeito ao tempo, mas quentinha no que diz respeito à entrega e ao triunfo por parte dos três cavaleiros e do grupo de forcados da terra.
Perante meia casa, Joaquim Bastinhas, João Moura Caetano e Manuel Manzanares entregaram-se de alma e coração, tendo como oponentes um curro de Cunhal Patrício de grande apresentação, mas irregular de bravura.
Joaquim Bastinhas esteve bem nas bandarilhas, principalmente na sorte que tem o seu carimbo especial e que o torna diferente: O par de bandarilhas!
O cavaleiro de Elvas, que este ano assinala 30 anos de alternativa foi homenageado pela autarquia local e brindou os presentes com bons momentos de toureio, primando pela mudança de terrenos e preparação das sortes. Disse adeus a Beja sob fortes aplausos.
João Moura Caetano voltou a brilhar com o cavalo Temperamento, montada que no segundo toiro armou o taco e permitiu ao cavaleiro sacar o triunfo. Com ferros que contaram com cites de largo, a oferecer o píton contrário, Caetano galvanizou o público também pela forma como abordou (ao ataque) o oponente, tendo rematado a atuação com ferros de palmo no cavalo Sete.
No seu primeiro o ladear e a distância curta, marcou a sua passagem, tendo cravado algumas bandarilhas de grande nível no Xispa.
Manuel Manzanares deu nas vistas nos compridos, principalmente no segundo do seu lote onde andou mais templado.
Se a primeira atuação foi algo brusca, a segunda ficará na memória dos presentes pela suavidade e qualidade dos ferros cravados ao oponente, o melhor da tarde.
Manzanares deixou ambiente e, segundo consegui entender, algo mais tem a dizer à aficion lusitana.
Aliás, fica aqui o desafio: Moura Caetano e Manzanares (no quito e sexto toiro da corrida) deixaram “apetite” para mais um confronto.
Como são dois toureiros de arte, eu penso que seria “porreiro” voltar a colocá-los frente a frente…Atenção empresas!
No campo da forcadagem a tarde era de despedidas... Manuel Almodôvar deixou a chefia da formação alentejana e passou o testemunho a José Maria Charraz.
O grupo mostrou coesão e nesta tarde foram solistas Manuel Almodôvar, João Fialho, Ricardo Soares, José Miguel Falcão, José Maria Charraz e José Miguel Sampaio, sem grandes problemas.
Dirigiu com acerto esta corrida promovida pela Gestoiro, o taurino Agostinho Borges.