DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Tragédia de José Luís Gonçalves faz capa na LUX


Hospital emite segundo comunicado. Prognóstico mantém-se reservado


O Hospital de Santa Maria acabou de emitir mais um comunicado sobre o estado de saúde de José Luís Gonçalves, explicando os motivos que conduziram a uma segunda intervenção cirúrgica esta madrugada.

O comunicado:

"O doente José Luís Gonçalves necessitou de ser operado esta noite para controle da sua situação clínica que sofreu um agravamento do ponto de vista neurológico. Após a intervenção cirúrgica mantém-se o coma induzido terapêutico, aguardando-se a evolução nas próximas 48 horas para avaliação do seu estado clínico. O prognóstico mantém-se reservado.”

Foto:D.R.

Missa por José Luís Gonçalves




A Tertúlia Tauromáquica " A Mexicana" anunciou hoje que mandou celebrar uma missa pelas melhoras do antigo matador José Luís Gonçalves, director da Academia do Campo Pequeno.
A cerimónia religiosa vai ocorrer amanhã, dia 1 de Agosto, pelas 19 horas, na Igreja de S. João de Deus, em Lisboa.
O antigo matador de toiros sofreu um gravíssimo acidente quando treinava para um programa televisivo da TVI, do que resultou fractura crânio-encefálica, de clavícula e de três costelas.
O valoroso matador, homem de grande simplicidade, de muito carácter e de extrema educação foi o primeiro toureiro homenageado pela TTM, em 2007, num dos seus habituais jantares.

Foto:D.R.

Vila Viçosa recebe corrida de toiros no dia 08 de Setembro



Os cavaleiros Francisco Núncio, Alberto Conde, Francisco Cortes, Manuel Telles Bastos, Marcos Tenório e Tomás Pinto, toureiam em Vila Viçosa dia 08 de Setembro, anuncia a Campanário FM.
Pegam os forcados de Santarém e Coruche
Lidam-se seis toiros David Ribeiro Telles

Montemor: Cartel fechado!




Em Montemor cartel fechado para o dia 01 de Setembro.
De acordo com o site touroeouro vão estar em praça Luís Rouxinol, Francisco Cortes, Vítor Ribeiro, Brito Paes, João Moura Caetano e Manuel Vacas de Carvalho.
Toiros Cunhal Patrício
Forcados de Montemor em solitário na mudança simbólica de cabo.

Foto:D.R.

Viana do Castelo: Pela liberdade!




MOVIMENTO DE CIDADÃOS VIANENSES PELA LIBERDADE

Viana do Castelo, 31 de Julho de 2013
Exmos. Senhores,
            Em Fevereiro de 2009 a Câmara Municipal declarou, à revelia dos munícipes, Viana do Castelo cidade anti-touradas, sendo que logo nesse ano se organizou, no dia 25 de Abril, uma manifestação contra essa prepotente decisão.
            Perante os mais recentes acontecimentos e face às mentirosas declarações do Presidente da Câmara da nossa Cidade, vimos dizer o seguinte:

1. Aqueles que já em 2009 se opuseram à decisão da Câmara de Viana do Castelo, e que sempre se mantiveram activos na defesa da Festa, vêm agora organizar-se novamente sob a forma de movimento de cidadãos intitulado Movimento “Vianenses pela Liberdade”.
2. Cumpre-nos esclarecer, perante as mentiras que têm sido divulgadas pelo Senhor José Maria Costa que fomos nós que, no ano passado, contactámos a Federação Prótoiro para que esta nos ajudasse a trazer de volta as touradas à nossa Cidade, como veio a acontecer, sendo que já em 2011 tentámos organizar sozinhos uma corrida em Viana, mas tal não se veio a concretizar, por problemas logísticos.
3. Também este ano é com o nosso apoio, envolvimento e mobilização de meios e pessoas que está a ser organizada a tourada em Darque.
4. É completamente mentira que Viana do Castelo não tenha tradição taurina: esta remonta pelo menos a 1609, cerca de 200 anos antes, portanto, do início das Festa de Nossa Senhora da Agonia em 1772.
5. Lutamos para que a nossa Cidade seja lugar de tolerância, respeito e Liberdade, sítio plural onde não existe pensamento único ou cultural oficial imposta pela Câmara Municipal.

            Em breve levaremos a cabo várias iniciativas na nossa Cidade, deixaremos bem claro que gostamos e queremos touradas, e mostraremos ao Presidente da Câmara que ele não manda nós Vianenses, por que Viana somos nós!     
Podem acompanhar a situação da tourada em Viana no nosso Facebook em Facebook/VianensesPelaLiberdade

Porta-voz: José Carlos Durães.


As nossas sugestões para 2, 3 e 4 de Agosto





Clube Taurino da Moita com nova direção (C/Fotos)



 Carlos Anjos é o presidente da Assembleia Geral e Nuno Mata vice-presidente



Foram empossados no dia 18 de julho de 2013, os novos corpos dirigentes do Clube Taurino da Moita -Pró Toiros de Morte.
São dois, os grandes objetivos da nova Direção; O primeiro o de rorganizar internamente o Clube, naneando-o do ponto de vista administrativo e finamceiro. O segundo, o de começar imediatamente a trabalhar em prol da festa de Touros em Portugal, organizando toda a especie de eventos, tais como coloquios, debates e todo o tipo de manifestações que se entendam melhor servir a festa, de modo a potenciar a aficcion das gentes da Moita, alargando os horizontes do Clube e simultaneamente participando ativamente no desenvolvimento e na promoção da festa brava e da cultura taurina.
Contamos com todos, já que todos somos poucos.
 
ASSEMBLEIA GERAL

Presidente--------------Drº  Carlos Anjos
Vice Presidente-------Nuno Carvalho (Mata)
Secretário---------------Nuno carvalho

CONSELHO FISCAL
 
Presidente--------------Carlos Picado
Vice Presidente-------Daniel Alves
Relator--------------------Nuno Dias

DIREÇÃO
 
Presidente---------------Rui Fera
Vice Presidente-------Inês Coelho
Tesoureiro---------------Nuno Santos
Secretário---------------Ana Rita Reto
Vogal----------------------António Foitinho
Vogal----------------------Rui Patrcinio
Vogal----------------------Rita Camolas

 Fotos:D.R.

Monforte: Arranca Centro Interpretativo Tauromáquico



No próximo Sábado, dia 3 de Julho, pelas 10:30 em Monforte ( frente ao edifício da antiga escola primária) irá decorrer o lançamento da 1ª Pedra do Centro Interpretativo Tauromáquico, um projeto fundamental para a divulgação e reconhecimento da tauromaquia como Património Imaterial.
O novo Centro Interpretativo Tauromáquico é uma estrutura do Município de Monforte e será orientada para a dinamização, organização e valorização de atividades relacionadas com a tauromaquia enquanto entidade representativa da cultura local, regional e nacional.
A Câmara Municipal de Monforte convida toda a população e imprensa a estarem presentes neste acontecimento importante que marca o primeiro passo para a realização de uma nova estrutura, única ao nível nacional, de valorização do nosso património tauromáquico.

José Luís Gonçalves voltou a ser operado esta madrugada.



O matador de toiros José Luís Gonçalves foi alvo de uma nova intervenção cirúrgica ao crânio, com o objectivo de descomprimir a pressão sanguínea existente, apurou o Diário Taurino junto de fonte hospitalar.
De acordo com a mesma fonte, a operação decorreu esta madrugada e as “próximas 72 horas são importantes” para que seja feita uma nova avaliação.
Em comunicado emitido na terça-feira, o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, revelava que o toureiro não apresentava evolução significativa" do seu estado de saúde.
"A situação clínica do doente José Luís Gonçalves não apresenta evolução significativa em relação ao estado inicial, encontrando-se em coma induzido terapêutico. Aguarda-se a evolução nas próximas 48 horas para avaliação do seu estado neurológico. O prognóstico clínico mantém-se reservado", podia ler-se no comunicado.
José Luís Gonçalves está internado no Hospital de Santa Maria com um traumatismo cranioencefálico grave por causa de uma queda durante o programa "Dança com as Estrelas" da TVI.
De acordo com o DN, a produção do programa está a ponderar suspender o mesmo por causa do estado de saúde do diestro.

Foto:D.R

Os "Palhas" para Salvaterra



OS TOIROS DE PALHA PARA A CORRIDA DE SALVATERRA DE MAGOS

A praça de toiros de Salvaterra de Magos será palco no próximo dia 2 de Agosto pelas 22h15 de uma corrida de toiros à portuguesa com múltiplos focos de interesse e no qual será lidado um curro da ganadaria de Palha.
 O primeiro dos quais será uma vez mais onde se irá prestar homenagem a todos os emigrantes que por esse mundo fora, regressam às suas origens por ocasião desta época do ano, e também onde se irá prestar a homenagem a Armando Rafael de Pinto Oliveira – antigo provedor da misericórdia local, falecido no início deste ano.
 O cartel é de máximo interesse, com três figuras do panorama taurino nacional, e que por curiosidade cumprem nesta temporada feitos de muito peso na sua trajetória tauromáquica. António Ribeiro Telles – 30 anos de alternativa -, João Salgueiro – 25 anos de alternativa -, e Ana Batista – a cumprir esta temporada 25 anos de toureiro, compõem o elenco, tendo como curiosidade todos os cavaleiros fizeram a sua apresentação em público nesta mesma praça – Salvaterra de Magos. As pegas estarão a cargo dos amadores de Vila Franca de Xira e Salvaterra de Magos.

Foto:D.R.

O "Olé" desta semana


Ana Batista e a reserva tinto 2009



ANA BATISTA LANÇA VINHO NA COMEMORAÇÃO DOS 25 ANOS DE TOUREIO

No âmbito da comemoração dos 25 anos de toureio, a cavaleira Ana Batista lançou um vinho para evocar a efeméride.

Com a colaboração da Cavipor, definiu-se em conjunto uma escolha que decerto agradará aos aficionados.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Última Hora: José Luís Gonçalves "não apresenta evolução significativa"- Hospital



O toureiro José Luís Gonçalves "não apresenta evolução significativa" do seu estado de saúde, revelou, esta terça-feira, o Hospital de Santa Maria através de comunicado.
"A situação clínica do doente José Luís Gonçalves não apresenta evolução significativa em relação ao estado inicial, encontrando-se em coma induzido terapêutico. Aguarda-se a evolução nas próximas 48 horas para avaliação do seu estado neurológico. O prognóstico clínico mantém-se reservado", pode ler-se no comunicado.
José Luís Gonçalves está internado no Hospital de Santa Maria com um traumatismo crânio-encefálico grave por causa de uma queda durante o programa "Dança com as Estrelas" da TVI

Texto:D.R.
Fotos:D.R
 

Prótoiro emite comunicado sobre reportagem (?) de jornal que não vende 30 mil exemplares



  
Da Prótoiro recebemos este comunicado sobre uma reportagem de um jornal que não chega a vender, diariamente nas bancas, 30 mil exemplares...


O Jornal I publicou hoje uma notícia sobre tauromaquia, com destaque de capa, apresentando o deturpado e enganoso título: “Dias contactos. Touradas continuam a perder espectadores”.
A notícia não só revela vários erros nos dados numéricos apresentados, como deturpa informações, não faz análises representativas… O primeiro problema começa logo pelo facto de, a representar os empresários taurinos, ao invés de ser ouvida a respetiva associação (APET) que poderia fornecer a necessária
informação fundamentada, ter sido ouvido um organizador de corridas que ninguém conhece. Mas percebe-se claramente a razão, pois isso não interessava para o objetivo da notícia, uma vez que esta pretendida causar sensacionalismo bacoco em volta das touradas, atacar a Festa, e criar uma distração, no momento em que o movimento antitaurino já antevê mais uma derrota em Viana do Castelo. O timing foi extraordinário, não fosse o facto de ser tão óbvio e de o produto da notícia ser de manifesta má qualidade.
ERROS E DISTORÇÕES: Vejam-se alguns exemplos:
Diz o texto que “A Protoiro resolveu, sem consultar a autarquia (Viana), agendar uma tourada para a cidade”. Ora a Protoiro ou qualquer outra entidade promotora de espetáculos taurinos, não têm de consultar nenhuma autarquia para decidir organizar uma corrida. Será que o jornalista leu algum dos documentos legais de que fala? Saberá que a declaração de Viana Antitouradas não tem qualquer validade legal, não tendo sido sequer considerada pelo Tribunal Administrativo de Braga, aquando da realização da corrida de 2012 em Viana. Será que o “jornalista” estudou a legislação sobre as corridas de toiros? Claramente não, nem esteve interessado nisso. Preferiu antes inventar uns chavões, revelando ignorância e completa ausência de capacidade analítica.
Os efeitos da crise económica não são surpresa para nenhuma atividade económica em Portugal, nem na Europa, mas o “jornalista” acabou de descobrir que quando uma actividade tiver algum tipo de reduções de espectadores, clientes, essa atividade está a caminho de uma morte. Como se o teatro, o cinema, a dança, os festivais de música, o futebol não tivessem também sofrido reduções de público, tal como os volumes de negócios da esmagadora maioria das empresas portuguesas. Mas o “jornalista” nem se dá ao trabalho de analisar e confrontar dados, cruzar possibilidades de análise, procurando sim, distorcer os dados que apresenta para tentar validar uma tese de que as touradas estão em crise e vão acabar. Pela sua lógica, o teatro, o cinema, até os jornais, a imprensa… o futebol também vão acabar, porque existem menos espectadores e leitores!! Brilhante! Como se a subida e descida de espectadores não tenha que ver com outros fatores de contexto, como a situação de economia.

Foi-lhe dito, num dos contactos realizados, que analisasse os dados dos últimos 20 anos sobre os espectadores das touradas, onde poderia ver claramente a tendência de que o número de corridas varia de acordo com os ciclos económicos, aumentando em tempos de crescimento económico e diminuindo em tempos de crise, como ocorre em qualquer outro sector cultural ou económico, no entanto, o “jornalista” achou por bem ocultar informação e escrever o arranjo que cumpria o seu objetivo. O primarismo da análise só pode remeter para a má-fé, a incompetência total ou texto encomendado, senão os 3.
Nas várias referências documentais que faz, troca constantemente a declaração Viana Antitouradas (de 2009), com o Regulamento Municipal de Espetáculos com Animais (de 2013) que ainda está em consulta pública em Viana, e que não tem qualquer autoridade sobre as touradas.
A sondagem referida na notícia não foi feita em parceria com a Protoiro, mas sim pela Eurosondagem, empresa credível do mercado e com créditos firmados na sua área, a pedido da Protoiro. Onde foi o jornalista inventar tal ideia???
Quando é apresentado um mapa de Portugal com o número de corridas realizadas desde Maio deste ano e as que estão agendadas até Setembro, surgem números verdadeiramente alucinados.

Vejamos alguns exemplos:

Viana: a notícia fala da corrida de Viana mas não a apresenta no mapa (??) dizendo que não existem corridas agendadas para este distrito. Como?
Algarve: já foram dadas corridas no Algarve (Tavira e Albufeira e mais estão agendadas para estas localidades) mas no mapa é mostrado que não foram nem serão dadas corridas no Algarve. (??) O “jornalista” saberá sequer fazer uma pesquisa no Google, já para não falar na possibilidade de se levantar da cadeira e ir falar com a Associação de Toureiros e pedir-lhes os respetivos dados??
No distrito de Setúbal já decorreram mais de meia dúzia de corridas e muitas mais estão agendadas, mas o “jornalista” indica que até setembro só existirão 4 corridas?? Será que Setúbal fica na Lua?
No distrito de Lisboa, é referido que com as corridas que foram dadas desde Maio e as que vão ser dadas até Setembro (inclusive) serão 12. Como?? 12 é o número de corridas agendadas só no Campo Pequeno. E as corridas de Vila Franca Xira, da Malveira, Arruda dos Vinhos…??  Saberá o “jornalista” o que é o distrito de Lisboa?
Dados omissos: A primeira corrida transmitida pela RTP este ano teve quase meio milhão de telespectadores. Não se interessou o jornalista em falar deste número tão “baixo”, porquê?
O “jornalista” sabe, porque lhe foi dito, que as festividades taurinas populares movimentam milhões de pessoas de norte a sul só país, como por exemplo Vila Franca de Xira, onde em 2012 acorreram 250 mil visitantes às festas do Colete Encarnado.
Na sondagem que lhe foi fornecida, realizada pela Eurosondagem, é referido que quase 60% dos portugueses já viram uma tourada ao vivo. Porque não revelou este senhor os dados que lhe foram passados e que fazem um retrato real da tauromaquia em Portugal? Saberá verdadeiramente fazer o seu trabalho e fazer uma peça de verdadeiro jornalismo de investigação. Está claro que não.
Perante esta gritante falta de competência e de manifesta má-fé do Jornal I, a Protoiro vai explicações à direção do Jornal, e exigir o direito de resposta, nos termos da lei, pois as mentiras veiculadas não são admissíveis.
Além disso, decidiu esta Federação e as associações que a compõem, vetarem este Jornal, deixando de agora em diante de lhe prestar qualquer tipo de declarações, tal como convidamos todos os aficionados a boicotarem este jornal, deixando de ser clientes deste órgão de informação que não prestigia o jornalismo, a deontologia e a verdade.

Com este jornalismo sem qualidade, rigor e verdade não temos dúvidas que o Jornal I tem mesmo os dias contados.

PROTOIRO
Em defesa da nossa Cultura, Identidade e Liberdade


Pedrito já está no Peru!

O Maestro Pedrito de Portugal já está em Lima, no Peru.A primeira missão passa por desenvolver contactos e entrevistas com a Comunicação Social e está previsto fazer o primeiro tentadero na quinta- feira para preparar a primeira corrida em Palca, no dia 4 de Agosto.
Pedrito envia um abraço a toda a afición portuguesa e em especial votos de rápidas melhoras ao companheiro de profissão, o matador de toiros José Luís Gonçalves.

Texto:LS
Foto:D.R.

José Luís Gonçalves: As últimas da tragédia

O drama que José Luís Gonçalves está a viver faz hoje manchete no jornal “Correio da Manhã”, sendo o mesmo caso retratado nas últimas horas por outros jornais, sites e revistas generalistas de Portugal e Espanha.

José Luís Gonçalves continua em estado de coma induzido e em situação "crítica", na sequência da queda sofrida no Domingo (caiu de uma altura de cerca de dois metros), quando se preparava para os ensaios do programa "Dança com as Estrelas" da TVI que estreou nesse mesmo dia.
O toureiro caiu desamparado e o "CM" relata, através de uma fonte, que o concorrente Pedro Teixeira foi o primeiro a socorrer José Luís Gonçalves.
"Ficou chocado com o que viu e fartou-se de chorar. O Zé Luís estava inconsciente, a deitar sangue pela boca, nariz e ouvidos", relatou a fonte.
O toureiro foi de imediato socorrido no local pelo INEM e transportado para o Hospital de Santa Maria.
Na unidade hospitalar foi-lhe diagnosticado um grave traumatismo cranioencefálico e fratura de clavícula e várias costelas.
José Luís Gonçalves, professor da Academia de Toureio do Campo Pequeno, onde se destaca o seu filho Miguel (17 anos) foi de imediato operado à cabeça para retirar um coágulo e instalar um dreno.
Nesse sentido foi induzido em coma e segundo várias fontes ainda hoje o hospital deverá divulgar um boletim clínico.
Embora esteja estável, o estado de saúde de José Luís Gonçalves é “muito grave” e as próximas horas poderão ser decisivas.
O toureiro está internado na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Santa Maria, a mesma onde há um mês faleceu o cabo do grupo de Montemor, José Maria Cortes.
Em comunicado emitido esta segunda-feira, a TVI anuncia que está a averiguar este caso, uma vez que o toureiro caiu desamparado de uma altura considerável quando descia uma escada, alegadamente sem corrimão e se viu, presumivelmente, encadeado pelos holofotes.
No mesmo ensaio final para a estreia do programa conduzido por Cristina Ferreira, também se lesionaram, mas sem gravidade, a apresentadora Iva Domingues e a atriz Rita Pereira.
Vamos continuar a rezar pelas melhoras do José Luís Gonçalves. Força Maestro!

Fotos e imagem:D.R.