DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

quarta-feira, 5 de março de 2014

Morreu Sidónio Pereira


O guitarrista Sidónio Pereira, de 57 anos, morreu hoje no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde se encontrava internado desde a semana passada, vítima de um acidente vascular cerebral, disse à Lusa o músico Alexandre Cortez.

Sidónio Pereira dirigia atualmente o projeto "Residências Fadistas no Povo Lisboa", destinado a jovens fadistas, permitindo-lhes a sua primeira gravação em disco.
No passado dia 21 de fevereiro, o músico participou na apresentação do álbum "Compilação de fadistas do Povo", no Museu do Fado, em Lisboa.
Natural de Ademas, no concelho de Santiago do Cacém, umas suas referências era o seu conterrâneo António Chaínho.
 Autodidata, começou a tocar guitarra portuguesa aos dez anos, mas, nas décadas de 1960 e 1970, participou em vários grupos de música rock e, na década de 1980, voltou a interessar-se pelo fado.
Trabalhou no teatro de revista com Ivone Silva e Camilo de Oliveira.
Em palco acompanhou vários nomes, entre os quais Fernando Mauricio, Deolinda Rodrigues, Nuno da Câmara Pereira, Nuno de Aguiar, Maria Emília e Daniel Gouveia, estes três últimos numa recriação do auto fadista "O Chico do Cachené", de Linhares Barbosa, no Teatro Ibérico, em Lisboa.
Data de 1994 o seu primeiro álbum a solo, "Guitarra Portuguesa - Musica do país de Fernando Pessoa", para uma discográfica da Bélgica, com produção de Timothy Hagelstein. Seguiram-se outros discos como o "Atlanticidades", para a Expo'98.
Interessado nos cruzamentos musicais, com a Família Vargas, criou o projeto "Flamenfado", do qual foi produzido o álbum "El Roce de las almas".
Músico residente na Loja do Povo, em Lisboa, onde dirigia as residência fadistas, editou em 2012 o CD "Narração Exata-Sidónio Pereira", que foi apresentado no Mercado Internacional do Disco da Música e do Entretenimento (MIDEM'2012) e distinguido pela Balcony TV Global, de Nova Iorque, como Melhor Vídeo, com o tema "Fadinho de Alcácer".
O corpo do guitarrista é esperado pelas 11:00 de quinta-feira na Igreja da Misericórdia, no Montijo, onde será velado, seguindo o funeral para o cemitério local pelas 16:00.

Texto:LUSA
Foto:D.R.