DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

domingo, 30 de março de 2014

Sector 1 debateu o jornalismo taurino



 Realizou-se na noite da passada sexta-feira na sede do Grupo Tauromáquico ‘Sector 1’, um colóquio subordinado ao tema “Imprensa Taurina – Andamos bem informados?” e que contou com um elenco de luxo como oradores.
No Salão Nobre do octogenário Grupo, reuniram à mesma mesa, quatro dos mais conceituados actuais críticos taurinos portugueses João Queiroz (revista Novo Burladero), Miguel Alvarenga (Farpas blogue), António Lúcio (Barreira de Sombra) e José Cáceres (Arte & Emoção), aos quais se juntou o espanhol Álvaro Acevedo, jornalista de renome, actual director da revista taurina Cuadernos de Tauromaquia.
Sob a batuta do Dr. Paulo Pereira, também ele antigo jornalista da Agência Lusa, o debate decorreu com muito interesse, focando tópicos pertinentes relacionados com o estado actual da Imprensa Taurina.
E foram muitos os que quiseram presenciar esta iniciativa, enchendo a sala para assistirem a um colóquio que teve a duração de 3h15m, com muita intervenção por parte dos presentes e que no final consideraram esta, como mais uma organização de sucesso do G. T. “Sector 1”.
Cada um dos críticos opinou e defendeu os seus ideais, tendo sido unânimes nalguns pontos sobre a Imprensa Taurina, nomeadamente que esta:
- actualmente é caracterizada por um amadorismo e carência de cultura taurina;
- deve ter o papel de informar e formar os aficionados;
- a publicidade na imprensa taurina perdeu a sua essência;
- a exigência que se deve pedir aos toureiros e ao toiro, deve partir do público mas principalmente da imprensa taurina;
- apesar da grande expressão a nível de público nas praças de toiros, existe um distanciamento da imprensa generalista à Tauromaquia;
- a imprensa taurina mais não é que o reflexo actual da Festa que temos

Texto e foto:sector 1/Fernando Clemente