DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

domingo, 16 de março de 2014

Vila Viçosa: Quando falta o toiro...(C/Fotos)




 António Telles
João Salgueiro
Rui Fernandes
 Moura Jr
Marcos Tenório
João Maria Branco

Toiros a menos para toureiros a mais. Esta é a primeira grande conclusão a tirar do festival taurino que ocorreu esta tarde na castiça praça de toiros de Vila Viçosa.
Perante uma boa entrada de público (cerca ¾) e com muito calor à mistura, a tarde arrancou com a passagem pela arena da imagem de Nossa Senhora da Conceição, num acto que serviu para abençoar a festa e os toureiros em particular. Um momento bonito e para recordar.
Muitos taurinos nas bancadas e na trincheira (ao barrote!), muita expectativa (confesso que esperava também mais aficionados nas bancadas) e uma ilusão enorme para um cartel de primeira, com três consagrados e outros tantos a caminho (passos largos) desse “poleiro”.
António Telles abriu praça e lidou um toiro escorrido de carnes e com 5 anos de José Luís Cochicho, um observador de bancadas, pouco interessado na montada e com algum génio à mistura, tendo o cavaleiro da Torrinha demonstrado valor e esforço para lhe dar a volta.
Seguiu-se João Salgueiro com uma boa prestação perante um voluntarioso (bravote) e bem apresentado exemplar de Pinto Barreiros.
Esteve bem na lide, principalmente nos compridos o cavaleiro de Valada, tendo também deixado dois curtos (os últimos) de valor.
Rui Fernandes fechou a primeira parte perante um novilho de Torre de Onofre, de João Augusto Moura.
Esforço, dedicação e entrega marcaram a atuação perante um novilho pouco colaborante e que pedia tábuas. Fez das tripas coração para “tapar” o comportamento do astado e para deixar o seu nome em alta. Conseguiu!
A segunda parte abriu com um exelente exemplar de Francisco Romão Tenório para uma grande atuação de João Moura Jr. A mais consistente e ajustada da tarde!
A pisar terrenos de compromisso, o de Monforte bregou com classe e entusiasmou o conclave pelo mérito como “brigou” para que o astado não ficasse em tábuas.
Seguiu-se Marcos Tenório “Bastinhas Jr”.
 O de Elvas lidou um “mal visto” de Luís Rocha. Bons ferros de praça a praça e um par de bandarilhas por dentro a fechar uma lide alegre e desembaraçada, bem ao estilo daquela casa taurina.
A tarde encerrou com João Maria Branco que foi à porta gaiola receber o astado de Murteira Grave munido de uma jaqueta, como se estivesse a usar, por exemplo, uma vara e “agarrou” o público pela forma como se dobrou nos médios com o sério oponente.
O toiro depressa acabou e João Maria teve que andar na maioria das vezes por tábuas para deixar a ferragem. Lide esforçada e com uma mensagem: “estou aqui para a guerra”!
No capítulo das pegas a tarde foi tranquila.
Pelos Amadores de São Manços foram solistas João Fortunato (à primeira) e Paulo Carrilho (à segunda).
António Machado e Afonso Martins, ambos à segunda, foram os forcados de cara dos Académicos de Elvas.
Pelos forcados de Monsaraz pegaram Paulo Carrilho (à primeira) e Rui Rodrigues à primeira, depois de dobrar André Mendes que fez duas tentativas.
Dirigiu Agostinho Borges.
Por último, mas sempre os primeiros: Um enorme OLÉ para a Augusta Serrano e para o Hugo Calado, pelo excelente cartel que reuniram para mais um prestigiado festival da Rádio Campanário. Estão de parabéns pela dedicação e empenho que colocaram na organização.

AS IMAGENS DOS FORCADOS 
Amadores de São Manços
Académicos de Elvas
Amadores de Monsaraz

Texto e Fotos: Redacção/Diário Taurino