DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

domingo, 22 de junho de 2014

Arronches: Caetanos reinaram em noite de emoções fortes (C/Fotos)



 Paulo Caetano recebeu o troféu "Bravura" e o representante da ganadaria Sommer o galardão "Apresentação"
Dois grandes momentos de João Moura Caetano com os cavalos Temperamento e Xispa
Luís Rouxinol brilhou na lide do Sommer. Perante o Cunhal Patricio nada podia fazer
Dois momentos da actuação de Marco José ao complicadote toiro de Jorge Mendes. 
 Francisco Romão Tenório, proprietário da praça de Arronches, homenageado pela presidente do municipio, Fermelinda Carvalho, pela passagem dos 120 anos daquela praça de toiros
Durante a noite Francisco Romão Tenório foi brindado pelos artistas. Na foto o brinde de Moura Caetano.

João Moura Caetano e a ganadaria de seu pai, Paulo Caetano, foram os grandes triunfadores da emocionante (sim, foi um festejo com emoção) corrida de São João, em Arronches.
Perante uma boa entrada de público, decorreu este sábado à noite, na castiça praça alentejana, um concurso de ganadarias oriundas daquela região (Cunhal Patrício, Murteira Grave, Paulo Caetano, Sommer d´Andrade, Jorge Mendes e Francisco Romão Tenório).
Dia de festa, pois a praça de toiros, propriedade do ganadero Francisco Romão Tenório, assinalava durante o festejo 120 anos de existência!
Luís Rouxinol, Marco José e Moura Caetano foram os cavaleiros de serviço e as pegas (duras) foram assumidas pelo grupo de Arronches que este ano também está em festa: assinala 15 anos de atividade.
Luís Rouxinol abriu praça mas não teve a sorte do seu lado, pois o exemplar de Cunhal Patrício investia pouco ou nada e manteve-se fechado em tábuas, apenas dando arrancadas de mau génio para colher a montada.
No seu segundo foi diferente e o triunfo apareceu. O toiro de Sommer deu bons momentos ao toureiro que rompeu pelo oponente a dentro, deixando dois bons curtos, um palmo e um par de bandarilhas para o “recuerdo”.
Marco José toureou em primeiro um Murteira Grave bastante manso, fugidio e que só via parede (praça de Arronches não tem trincheira). Nada podia fazer perante a falta de investida do manso.
No seu segundo as coisas foram ligeiramente diferentes perante um toiro de Jorge Mendes que se tapava no momento dos ferros. Andou mais encastado, mas a intervenção excessiva/desajustada dos seus bandarilheiros tiraram o pouco conteúdo que a sua atuação continha. Uma pena!
Com João Moura Caetano vivemos momentos de grande toureiro no seu primeiro, um astado da ganadaria de seu pai. Moura Caetano cravou compridos de praça a praça, com o toiro a investir de largo e nos curtos uma lição de toureio com o cavalo Temperamento.
Pelo meio ainda foi colhido quando executava uma passagem pelo toiro nos médios. O Temperamento escorregou no momento da batida e a tragédia só não se deu por milagre. Caetano foi ao pátio de quadrilhas, regressou instantes depois na mesma montada e, encastado, assinou uma atuação redonda e de êxito.
No seu segundo, o temple e a brega reinaram. Perante o toiro de Romão Tenório voltou a dar nas vistas com os ferros compridos com poder e de largo, para depois, após o primeiro curto, escutar logo música.
 Uma lide mais serena, mas de bons pormenores de brega e temple. Terminou com um palmito a sua passagem por Arronches.
Quanto aos forcados, a noite foi dura para os Amadores de Arronches que só não pegaram com maior eficácia os oponentes por lacunas no campo das ajudas.
Foram solistas Luís Ventura à terceira, João Rosa à segunda (a sesgo), Luís Marques à terceira, Ricardo Martins após uma tentativa foi dobrado por Luís Faustino que concretizou a sesgo ao seu primeiro intento, Fábio Mileu à primeira, fechando praça com uma grande pega ao segundo intento o forcado Manuel Cardoso.
No final, o júri constituído pelos ganaderos e representantes das ganadarias, decidiu e bem atribuir o troféu bravura ao exemplar de Paulo Caetano e o troféu apresentação ao toiro enviado pela ganadaria Sommer d´Andrade.
Dirigiu este festejo o competente director Rogério Joia, assessorado pelo médico veterinário José Guerra que está de parabéns, pois nessa noite foi avô de gémeos. Parabéns, caro Doutor!