DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

terça-feira, 1 de julho de 2014

Breves da festa (C/Fotos)



Morreu Domingos Paixão
Morreu hoje no Hospital de Egas Moniz, em Lisboa, o antigo bandarilheiro Domingos Paixão (à esquerda na foto).
O toureiro, natural da Amareleja (Beja), estava internado há duas semanas naquela unidade hospitalar, na sequência de uma operação a um tumor à cabeça.
Paixão (na foto com os bandarilheiros retirados António Poeira e António Carvalho), integrou a quadrilha de José Manuel Correia Lopes, José Mestre Batista e ultimamente dedicou-se com João Duarte à carreira de Mateus Prieto.
À família do saudoso toureiro o Diário Taurino apresenta as sentidas condolências.

Zé André emite comunicado
De José André Piteira, representante da ganadaria Sommer d´Andrade, recebemos este e-mail:

1º - Não brinco nem durmo em serviço, neste "mundillo" taurino!
2º - Os toiros com ferro e divisa de José Luis Sommer de Vasconcelos e Sousa de Andrade, que "alguém" pensou em vetar, para mim, foi apenas mais um licor Beirão que bebi!
3º - Ainda hoje pela tarde irei lanchar com a "empresa" de Monforte, mas não para negociar nenhum curro de toiros, terei oportunidade de explicar à dita "empresa" de Monforte, porque razão não quero negociar ...
4º - Desejo no entanto sorte para todos, muito mais, para aqueles que que vetararm ou disseram que o iam fazer, à ganadaria em questão e que é uma das mais puras de Portugal e mais séria, com encaste puro tamaron e que pede toureiros de verdade para a tourear!
José André

JOSÉ MARIA COSTA DEVE UM PEDIDO DE DESCULPAS AOS VIANENSES, A MENTIRA NÃO PODE PREVALECER.
Depois de duas grandes derrotas legais do autoritarismo, atropelos e ilegalidades de José Maria Costa e de as corridas de touros terem regressado a Viana do Castelo em 2012, onde são tradição pelo menos desde 1609, José Maria Costa continua a mentir e a querer enganar os Vianenses.
Durante mais de um ano o presidente da CM de Viana ocupou-se a inventar um Regulamento Municipal de Proteção de Animais para tentar proibir touradas, mas que mais uma vez não tinha nenhuma sustentação legal, pelo que foi sem surpresa que ontem, em Assembleia Municipal, José
Maria Costa decidiu, finalmente, admitir a mentira, ao retirar de votação um projeto que, como tacitamente assumiu, era ilegal.
No entanto, disse ontem José Maria Costa, que afinal vai cumprir o novo Regulamento Taurino que entra em vigor a 12 de Agosto, usando todos os poderes que o mesmo confere aos municípios. Termina uma mentira mas, uma vez mais, começam novas as mentiras. Vejamos:
Sem margem para dúvidas diz o novo Regulamento Taurino, no artigo 4.º, n.º 2, alínea c), que "compete à Inspeção-geral das Atividades Culturais autorizar a realização de espetáculos tauromáquicos". Quer isto dizer que nenhum município tem poderes para proibir touradas.
Mais, no Regulamento Taurino também se diz que a fiscalização em matéria sanitária e de bem-estar animal compete à Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária e à IGAC. Quer isto dizer que nenhum município tem poderes de fiscalização nestas matérias.
Em parte alguma do novo Regulamento se atribui qualquer competência às Câmaras Municipais para autorizar ou fiscalizar espetáculos tauromáquicos.
Assim, mais uma vez fica demonstrado que o Presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, tem vindo a mentir aos vianenses e aos portugueses, e tem vindo a atuar de forma ilegal, pois as câmaras municipais não tinham nem têm qualquer poder para proibir a realização de touradas.
Fica também claramente demonstrado que José Maria Costa promoveu e alimentou, nos últimos anos, uma guerra pessoal durante as Festas d' Agonia, contra a liberdade dos seus munícipes, que em muito prejudicou Viana e os Vianenses.
José Maria Costa deveria agora retirar as consequências da sua atuação ao longo destes anos e, por isso, apresentar um verdadeiro e sentido pedido de desculpas por todos estes atropelos. Mas tal não vai acontecer porque José Maria Costa não tem a suficiente estatura moral para o fazer, e não vai demorar muito até que invente novos poderes imaginários para, uma vez mais, tentar impedir a realização da tourada em Viana, já agendada para 24 de Agosto, atacando os direitos e liberdades dos Vianenses.
A política portuguesa não pode admitir pessoas como José Maria Costa, que não têm noção do que é a Lei, não têm noção do que é administrar a coisa pública e, sobretudo, não têm noção de que ocupar um cargo público é um exercício de máximo respeito pelos cidadãos, pela diferença e pela Liberdade.
Movimento Cívico “Vianenses Pela Liberdade”
José Carlos Durães
(Porta Voz)

PACO VELASQUEZ NA GANADARIA  SOMMER
O toureio Paco Velásquez esteve na ganadaria do Eng. José Luís Sommer de Andrade, onde tentou algumas vacas de preparação para o próximo dia 26 de Julho, onde como se noticiou esta semana fará
 Paco esteve também (sábado), na ganadaria de Sesmarias Velhas propriedade do matador de toiros Fernandos Dos Santos.
a sua apresentação de matador de toiros em Portugal, na sua de terra de Riachos, acompanhado do maestro António Ribeiro Telles primeiríssima figura do toureio e de Duarte Pinto que recentemente triunfou nas praças de toiros da Moita, Chamusca e Santarém, remata este cartel de autêntico luxo os forcados Amadores dos Riachos! Os toiros a lidar pertencem as ganadarias de Manuel Veiga, Paulino Da Cunha E Silva para cavalo, e de Paulo Caetano para a lide a pé.
A tradição volta a estar na moda
A Tertúlia Festa Brava, volta a realizar os seus tradicionais almoços de convívio e “charlas taurinas”. O primeiro vai acontecer no dia 12 de julho no restaurante do Centro Hípico da Azambuja, e tem como convidado o matador Mário Coelho. Na ocasião, e como oferta do convidado serão leiloados cartazes de atuações suas.
Também enquanto empresário taurino, José Agostinho dos Santos será recordado através de leilão de alguns bilhetes dos seus espectáculos.
Os valores angariados serão para a reconstrução da nova sede.
Para mais esclarecimentos e inscrições contactar 912080276 ou tertuliafbrava@gmail.com.
O preço do almoço é só 15€/pessoa.
Não falte, ajude a renascer a Tertúlia Festa Brava.

As Figuras de Amanhã na Tradicional Garraiada da Sardinha Assada 
Como manda a tradição, a praça de toiros Palha Blanco recebe na madrugada de 5 para 6 de Julho pelas 02:00 da madrugada a tradicional garraiada da sardinha assada.No ambiente único e próprio desta festa, a mais emblemática garraiada do panorama taurino português coloca este ano frente-a-frente os dois sexos, diante de exemplares da prestigiada ganadaria de Prudêncio. Em praça os jovens calções Andreia Oliveira, Mafalda Robalo, José Moreira e Francisco Parreira, rivalizam entre si, numa noite onde pegam em solitário os mais jovens forcados amadores de Vila Franca de Xira. 
Para finalizar a noite, sairá à arena da emblemática praça de toiros um toiro para os mais afoitos!

Fernandes e Caetano em Espanha
Rui Fernandes e Moura Caetano vão tourear no dia 06 de setembro em Medina del Campo (Valladolid).
Os portugueses toureiam ao lado de Sergio Vegas, lidando-se toiros de El Canário.
Toureio.pt está de parabéns!

Toureio.pt está de parabéns!
O site do nosso amigo Hugo Calado ( "toureio.pt") está de parabéns!
A publicação on-line assinala neste mês o seu 10º aniversário.
Calado está a preparar várias surpresas para assinalar a efeméride. Um mar de surpresas é o que pode esperar toda a aficion.

Santarém: Corrida a pé morreu
A corrida a pé, anunciada para o dia 19 de Julho, em Santarém morreu…Já não há, mas ninguém anuncia o seu fim. Coisas!
Casquinha, Ferreira e Parejo já não vão, nem os toiros de Paulo Caetano. Fica a intenção…ou não!

Dias Gomes nas bocas do mundo!

A passagem do novilheiro Manuel Dias Gomes por Madrid continua a dar que falar. Hoje, no prestigiado site mundotoro, os jornalistas rasgam vários elogios ao novilheiro português, pela sua passagem na principal praça de toiros do mundo.
Continuamos a acreditar!







José Maria Cortes em livro. A obra que imortaliza o enorme forcado!
 A obra será apresentada, na quinta-feira, no Campo Pequeno

Fotos:D.R.