DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Cartaxo: Noite longa no regresso de Parrerita Cigano (C/Fotos)

Parreirita Cigano...20 anos depois reapareceu!
Parreirita Cigano encantou no Cartaxo
Um momento de Parreirita Cigano filho
 Rui Salvador
João Moura
"Salero & Alma" aqueceram a noite longa do Cartaxo
 O bandarilheiro Miguel Murtinho (na foto com Fábio Machado) tomou a alternativa


Cartaxo, os apuntes de sangre gitano…
Calculo eu que muitos dos aficionados que se deslocaram ao Cartaxo foi par ver 22 anos depois o reaparecimento de Parrerita Cigano, matador de touros.
Se assim foi, soube a pouco, mas ficou o trago cigano de um toureiro que o tempo e a vida não poupou, mas que com sentimento recebeu no percal o bruto, e cheirou a toureiro em duas verónicas. Na flanela, fez o que lhe foi possível, ainda assim com arte consegui ver um , ou outro natural, um, ou outro derechazo, um molinete e um desplante. É pouco? Não, a fartura não é sinonimo de qualidade.
Olé toureiro.
Mas nesta estreia da Auroque, atividades tauromáquica, a parte “a portuguesa”, contou com momentos diferentes. A um João Moura e Rui salvador, na primeira parte apenas se viu profissionalismo, já que face a falta de qualidade dos hastados, os toureiros responderam com entrega. O de Parrerita Cigano filho serviu, e o jovem cavaleiro rubricou uma lide cheia de pormenores interessantes.
Na segunda parte, a classe e maestria dos “veteranos” veio ao cimo, e com matéria potável, assistiu-se a lides com entrega, com alguma emoção, e muita raça a de Moura, no fecho da lide com três palmitos de vontade. Ao Salvador, nos curtos a tacar de frente com o mérito de outros tempos.
O jovem Parrerita veio a menos em relação a primeira lide, mas agradável de se ver.
Forcados do Ribatejo e de Arronches, a saberem honrar as jaquetas face as dificuldades dos Dias Coutinho.
Ah! E muito salero com as danças sevilhanas “Salero & Alma”

MARCO ANTÓNIO GOMES
Fotos:D.R.