DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Tarde "romântica" em Vila Viçosa (C/Fotos)

 El Pana e o seu charuto
 António Telles num grande momento
Manuel Telles Bastos num momento de entrega

AS PEGAS DOS AMADORES DE MONTEMOR


Cerca de meia casa testemunhou em Vila Viçosa a arte, a entrega e a simpatia de Rodolfo Rodriguez “El Pana”, o “último romântico da festa”.
Uma pena… pois o festejo foi agradável e merecia mais público nas bancadas.
“El Pana”, com sessenta e muitos anos, não toureava no nosso país desde meados dos anos 80 do século passado e em Vila Viçosa brilhou no seu primeiro, não tendo matéria para grandes luzimentos no seu segundo.
Deu duas voltas (à mexicana… ou seja pela esquerda do redondel) após a lide do primeiro, beijou o chão, deixou ambiente, tudo isto sempre acompanhado do seu fiel amigo: o charuto!
Quem viu divertiu-se, quem ficou em casa não sabe o que perdeu…
No seu segundo nada podia fazer, pois saia solto o astado, não tinha ligação.
Acompanhou na função e bem os bandarilheiros Pedro Gonçalves e Fábio Machado que bandarilharam com grande qualidade. Joaquim Ribeiro “El Cuqui” foi o matador sobressaliente, tendo ainda dado nas vistas de capote, num bonito quite.
Lidavam-se toiros de Vale do Sorraia e David Ribeiro Telles. Maestro António Telles abriu a função e passeou a sua classe nos dois do seu lote, principalmente no seu segundo, um Vale de Sorraia que apertava e que mereceu lide superior.
Manuel Telles Bastos também se exibiu em grande, levando ao expoente máximo o seu típico classicismo, deixando ferros como mandam as regras, sem antes deixar as sortes perfeitamente desenhadas para o efeito.
Antes de tudo acontecer, Carniceirito do México foi relembrado e homenageado. 67 anos após a sua morte naquela arena, a empresa exibiu uma placa que vai ser colocada no pátio de quadrilhas para perpetuar a efeméride.
No campo da forcadagem o grupo de Montemor esteve também em grande.
Luís Valério à segunda, Pedro Borges e Tiago Telles de Carvalho numa vistosa pega de cernelha ao primeiro intento, João da Câmara à segunda e Francisco Barreto à primeira foram os solistas.
Tarde grande em Vila Viçosa com êxitos repartidos, mas soando os sinos do toureio a pé mais alto, numa grande homenagem ao romantismo.
Dirigiu Agostinho Borges.