DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

A todos os nossos amigos e leitores um feliz e Santo Natal!


Campo Pequeno e “Sector1” assinam acordo para a instalação do museu tauromáquico


A Sociedade de Renovação Urbana do Campo Pequeno, SA e o Grupo Tauromáquico “Sector1” assinaram um acordo para a exibição de peças de valor taurino pertencentes ao espólio desta entidade, no futuro Museu da Praça de Toiros de Lisboa.
O novo Museu do Campo Pequeno deverá abrir ao público antes do início da temporada tauromáquica de 2015 e pretende ser um repositório da história da do Campo Pequeno na própria história da tauromaquia portuguesa e mundial.
O acordo estende-se também à cooperação entre a empresa do Campo Pequeno e o “Sector 1” em áreas comuns de interesse para a promoção e defesa da Festa.
Assinaram o acordo, pela SRUCP, SA a Administradora Judicial, Paula Matamouros Resende e o Director de Actividades Tauromáquicas, Rui Bento e, pelo “Sector 1”, a Presidente e o Vice-Presidente, respectivamente Patricia Sardinha e Domingos de Almeida Lima.

Foto:D.R.

domingo, 21 de dezembro de 2014

México: Forcados de Lisboa voltam a brilhar ao lado de João Telles (C/Fotos)

Perante meia casa este foi um dos momentos da tarde: A pega dos Amadores de Lisboa através de Pedro Gil
Volta portuguesa por terras mexicanas. Pedro Gil e João Telles Jr. que cortou uma orelha
Grupo de Lisboa honrou o nome de Portugal e da nobre arte de pegar toiros
O grupo de Lisboa, chefiado por Pedro Maria Gomes com os forcados mexicanos


Momentos de glória para os forcados de Lisboa e para João Telles na praça de toiros de Orizaba, no México!
O grupo de Lisboa pegou à segunda tentativa o exemplar que lhe coube em sorte, através do valente forcado Pedro Gil “Tita”. Repartiram cartel com os forcados do México.
Neste festejo João Telles Jr cortou uma orelha no primeiro e foi ovacionado no segundo toiro do seu lote.
Rematava esta corrida os espadas Joselito Adame (ovação e duas orelhas) e “El Payo” (silencio e orelha).
Os Amadores de Lisboa cumpriram assim a sua segunda e última corrida no México, devendo regressar nas próximas horas a Portugal.

Fotos:D.R.

Campo Pequeno: Afinal tudo como estava. CM desmente notícia!



 Tribunal mantém gestora Paula Resende no Campo Pequeno. Receio da prática de atos de má gestão justifica decisão do juiz.
Uma trapalhada que merece uma explicação mais aprofundada. Para já o texto publicado este sábado pelo Correio da Manhã a "desmentir" a notícia do dia anterior

Por Hugo Real (CM)

 O Tribunal de 1ª Instância não vai permitir o regresso das famílias Borges e Goes Ferreira à gestão do Campo Pequeno. Tal como o CM ontem noticiou, o Tribunal da Relação de Lisboa anulou a decisão de insolvência da Sociedade Urbana de Reconstrução do Campo Pequeno (SRUCP), detida por estas famílias, e ordenou o regresso do processo à primeira instância. Após conhecer esta decisão, apurou o CM, a Opway, que avançou com a ação de insolvência inicial, solicitou com urgência a nomeação de um administrador judicial provisório. O juiz concordou e indicou Paula Resende, que desde fevereiro deste ano está à frente dos destinos do Campo Pequeno, para assumir essa função. A administradora, sabe o CM, fica com poderes exclusivos para administrar o património da devedora. Entre as dívidas, por exemplo, a Opway reclama cinco milhões de euros. Já o BCP terá créditos de aproximadamente 80 milhões. A fundamentação da decisão passa pelo receio da prática de atos de má gestão e o consequente agravamento da situação económica da sociedade. Segundo apurou o CM, a Opway acusa a SRUCP de ter elaborado contratos com o objetivo de dissipar o património da sociedade, através da Sociedade do Campo Pequeno. Isto quando ainda geria o espaço. Já após ter sido requerida a insolvência, em 2013, os créditos que a SRUCP tinha no BCP terão sofrido uma queda acentuada. Em contrapartida, houve um acréscimo na conta da Sociedade do Campo Pequeno. Em causa estarão ainda pagamentos superiores a 500 mil euros a uma empresa por assessoria já em 2013.


sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Borges regressam ao Campo Pequeno


É a notícia do dia!
A família Borges está de regresso à gestão do Campo Pequeno, avança a edição de hoje do Correio da Manhã (CM).
O Tribunal da Relação decretou, dia 24 de novembro, a anulação da sentença proferida no início do ano e que ditava a insolvência da sociedade gestora da praça.
As famílias Borges e Goes Ferreira com quarenta e cinco por cento cada e o BCP com dez por cento, estão assim de regresso com um estatuto “de não insolvente”.
Esta situação permite o regresso dos Borges ao Campo Pequeno, saindo da gestão os administradores judiciais, Paula Mattamouros Resende e João Gonçalves.

Imagem:D.R. (CM)

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Marcelo Mendes apresenta "contas" de 2014



A Temporada 2014 do Cavaleiro Marcelo Mendes.
O cavaleiro Marcelo Mendes realizou uma época 2014 bastante positiva, destacando-se os excelentes triunfos na palha Blanco em Vila Franca de Xira, em maio entrou pela porta da substituição e saiu pela porta do Triunfo! Marcelo indultou um extraordinário toiro de Veiga Teixeira, o brilhantismo da sua atuação foi tal que lhe valeu a inclusão na feira de Outubro onde realizou duas fabulosas lides a toiros da centenária ganadaria Palha, em ambas tanto o público como a crítica foram unânimes em consolidar os seus importantes triunfos!
   Cuba foi outra praça onde Marcelo Mendes alcançou sonoros triunfos em duas tardes diferentes. No festival que abriu o mês de Junho diante de um S. Torcato de bandeira Marcelo brilhou com um triunfo inolvidável que lhe abriu a porta para voltar em setembro e fazer parte dum importante cartel e, diante dos Palhas sagrar-se máximo triunfador sendo-lhe atribuído pelo júri o troféu da melhor lide num dia de dupla participação, pois á noite estava anunciado para a castiça praça de toiros do Sitio na
Nazaré, mais uma atuação importante de total entrega e valor com o publico de pé a tributar-lhe forte ovação e a dar bronca ao inteligente por não lhe atribuir musica durante a lide.
Marcelo Mendes registou mais importantes triunfos ao longo da temporada, voltou a triunfar em Alvalade do Sado tal como no ano anterior, Aldeia da Venda diante toiros do Eng. Jorge Carvalho, Cinfães e Castro de Aire perante toiros de Santos Silva, Terrugem com três lides diferentes todas elas de nível superior na lide de toiros encastados e com raça de S. Torcato, Malveira, onde alternou com Maestro João Moura na lide de toiros Pinto Barreiros e Vale Sorraia, Samora Correia, Encarnação onde alternou com Maestro Joaquim Bastinhas com toiros de Alves Inácio, encerrou a temporada em Santarém diante de um poderosíssimo toiro com 610 kgs numa atuação em crescendo com dois ferros curtos de parar a respiração, impróprios para cardíacos, deu vantagem ao inimigo encostado em tábuas e em terrenos de grande compromisso cravou os ferros mais impressionantes da tarde, poder, emoção e acima de tudo risco e domínio da sorte a acordar das bancadas da tarde aburrida.
A nível internacional Marcelo Mendes atuou na Califórnia onde deixou excelente ambiente e em Châteaurenard, (França), na típica zona da carmaga, lidou e triunfou diante de toiros de Partido de Resina, (ex-Pablo Romero).

Marcelo Mendes registou um total de 22 atuações:
Granja, 1 Março, (festival).
Alvalade do Sado, 13 Abril, (festival).
Alpalhão, 19 Abril, (festival).
Samora-Correia, 27 Abril, (festival).
Montijo, 1 Maio, (festival).
Vila Franca de Xira, 4 Maio, (corrida).
Aldeia da venda, 11 Maio, (corrida).
Cuba, 1 junho, (festival).
Stevinson, (Califórnia), 9 Junho, (corrida mista).
Cinfães, 3 julho, (corrida).
Châteaurenard (França), 18 Julho, (corrida).
Terrugem, 2 Agosto, (corrida).
Castro D’Aire, 3 Agosto, (corrida).
Malveira, 15 Agosto, (corrida).
Samora-Correia, 18 Agosto, (corrida).
Alter do Chão, 23 Agosto, (corrida).
Rio Maior, 30 Agosto, (corrida).
Cuba, 6 Setembro, (corrida).
Nazaré, 6 Setembro, (corrida).
Encarnação, 20 Setembro, (corrida).
Vila Franca de Xira, 5 Outubro, (corrida Mista).
Santarém, 25 Outubro, (corrida).
Enormes atuações repartidas com as suas preciosas montadas, ferramentas de trabalho por si preparadas, desde o fenomenal Único, um cavalo com o qual derrama arte com o misticismo de levar os toiros engarupados para se recortar como de um capote belmontino se tratasse; ao extraordinário
Celta que entra nos terrenos dos toiros de forma impressionante, muito poderoso, permite-lhe executar um toureio frontal, puro e emotivo pleno de transmissão.
As suas montadas de 2014 foram as seguintes:
Saída:
Mourinho (ferro Calado); Danúbio (ferro Mendes da Costa) e Equador (ferro Henrique Abecassis).
Bandarilhas:
Único, Celta, Eusébio, (todos ferro Álvaro Silva) e Danúbio.
Marcelo Mendes estreou esta época três montadas novas em que deposita fortes esperanças, são eles: Danúbio, Equador e Eusébio.
Além do trofeu da melhor lide conquistado em Cuba, Marcelo Mendes foi também nomeado Cavaleiro de Alternativa Triunfador da temporada 2014 do blog http://tauromaquiaemocao.blogspot.pt/2014/11/triunfadores-14

 Texto:G.I.M.M
Fotos:D.R. (arquivo)